Um artigo interessante no Astheria me fez pensar um pouco sobre o que é um designer e o que é um webdesigner. A diferença é tão óbvia e simples, mas mesmo assim têm gente que confunde.

Atenção!
Existe uma versão atualizada deste artigo. Recomenda-se que acessem este artigo revisto.

É comprovado: você pode ser o melhor designer na sua área, quer seja na diagramação de revistas, desenvolvimento de identidades visuais, etc. Mas isso não quer dizer que você é um web designer competente. Têm muito designer lá fora dizendo que faz web design, mas preciso esclarecer algo para vocês: design para web e web design são duas coisas completamente diferentes.

“Ok Canha, qual é a diferença?”. É simples! Um web designer entende de web. E quando digo isso, não quero dizer que ele sabe mexer no Orkut e no MSN Messenger. Quando falo que alguém entende de web, quero dizer que essa pessoa sabe programar e fazer sites para a web. E isso é o que diferencia um designer de um web designer.

Um web designer precisa saber HTML e CSS além de design gráfico, claro. O web designer vai criar toda a parte gráfica do site (interface, diagramação, tipografia, etc) e depois vai criar o HTML e o CSS disto tudo.

“Ah, então eu não preciso ser designer para ser web designer!”. Pera lá! Não falei isso também! Qual a vantagem de um web designer que sabe de design gráfico sobre um web designer que fez um curso de Photoshop? É gigante. Como designer gráfico, aprendemos sobre usabilidade e acessibilidade. O web designer precisa pensar como que um deficiente visual vai visualizar o site, por exemplo. Ou como uma pessoa que só não possui um mouse pode navegar pelo site. Você aprende a lidar com isso no design gráfico. As chances de um web designer sem formação em design (os chamados “micreiros”) fazer um trabalho meia-boca são gigantes, mesmo que ele realmente seja o mestre do Photoshop e do Flash.

“Então o que faz o designer para web?”. O designer para web é o designer que não entende bulhufas de código. É o cara que vai ser contratado no final do serviço e os programadores vão dizer: “olha, aqui está uma tela de 1024×768 pixels. Desenhe um site dentro deste espaço“. Ele não vai ser contratado para lidar com os elementos de navegação, por exemplo. Ele vai apenas criar “o visual” do site. O que deixa bem claro que design impresso é diferente de design para a tela.

“Quem é melhor? O designer gráfico ou o web designer?”. Depende do serviço que você quer. Se for para criar um site bonito que funcione, um web designer é o caminho por ir. Se for criar um cartaz para divulgar um evento, você pode ir com o designer gráfico (ou o web designer – estou assumindo aqui que ele sabe tão bem de design quanto um designer).

Agora, se no final das contas um é melhor que o outro, não sou ninguém para julgar. Mas qual a sua opinião sobre isto? Você acha que designer deveria só trabalhar com design e web designer somente com web? Você acha importante um designer ter formação acadêmica para poder desenvolver trabalhos de bom porte? Comente!

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados