Um artigo interessante no Astheria me fez pensar um pouco sobre o que é um designer e o que é um webdesigner. A diferença é tão óbvia e simples, mas mesmo assim têm gente que confunde.

Atenção!
Existe uma versão atualizada deste artigo. Recomenda-se que acessem este artigo revisto.

É comprovado: você pode ser o melhor designer na sua área, quer seja na diagramação de revistas, desenvolvimento de identidades visuais, etc. Mas isso não quer dizer que você é um web designer competente. Têm muito designer lá fora dizendo que faz web design, mas preciso esclarecer algo para vocês: design para web e web design são duas coisas completamente diferentes.

“Ok Canha, qual é a diferença?”. É simples! Um web designer entende de web. E quando digo isso, não quero dizer que ele sabe mexer no Orkut e no MSN Messenger. Quando falo que alguém entende de web, quero dizer que essa pessoa sabe programar e fazer sites para a web. E isso é o que diferencia um designer de um web designer.

Um web designer precisa saber HTML e CSS além de design gráfico, claro. O web designer vai criar toda a parte gráfica do site (interface, diagramação, tipografia, etc) e depois vai criar o HTML e o CSS disto tudo.

“Ah, então eu não preciso ser designer para ser web designer!”. Pera lá! Não falei isso também! Qual a vantagem de um web designer que sabe de design gráfico sobre um web designer que fez um curso de Photoshop? É gigante. Como designer gráfico, aprendemos sobre usabilidade e acessibilidade. O web designer precisa pensar como que um deficiente visual vai visualizar o site, por exemplo. Ou como uma pessoa que só não possui um mouse pode navegar pelo site. Você aprende a lidar com isso no design gráfico. As chances de um web designer sem formação em design (os chamados “micreiros”) fazer um trabalho meia-boca são gigantes, mesmo que ele realmente seja o mestre do Photoshop e do Flash.

“Então o que faz o designer para web?”. O designer para web é o designer que não entende bulhufas de código. É o cara que vai ser contratado no final do serviço e os programadores vão dizer: “olha, aqui está uma tela de 1024×768 pixels. Desenhe um site dentro deste espaço“. Ele não vai ser contratado para lidar com os elementos de navegação, por exemplo. Ele vai apenas criar “o visual” do site. O que deixa bem claro que design impresso é diferente de design para a tela.

“Quem é melhor? O designer gráfico ou o web designer?”. Depende do serviço que você quer. Se for para criar um site bonito que funcione, um web designer é o caminho por ir. Se for criar um cartaz para divulgar um evento, você pode ir com o designer gráfico (ou o web designer – estou assumindo aqui que ele sabe tão bem de design quanto um designer).

Agora, se no final das contas um é melhor que o outro, não sou ninguém para julgar. Mas qual a sua opinião sobre isto? Você acha que designer deveria só trabalhar com design e web designer somente com web? Você acha importante um designer ter formação acadêmica para poder desenvolver trabalhos de bom porte? Comente!

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • http://knternet.blogspot.com curiosidades

    Quanto á formação acadêmica acho que ela é acessória. Se o cara tiver, muito bem, mas com certeza não é ela que vai dizer que o cara é um bom profissional. Acho que a mania de descobrir, o gosto pelo conhecimento e a aplicação colocam qualquer faculdade no chinelo. Mas isso é discussão para outro tópico.

    Quanto ao web designer e o designer gráfico, acho que o profissional mais indicado para web é o web designer. Porque além dos conceitos visuais ele deve ter em mente a usabilidade, a facilidade de navegação, a perocupação com os diversos browseres, a preocupação com a banda utilizada, e mais um monte de coisas, e, convenhamos, o designer gráfico não tem estas preocupações. É como você mesmo observou se for para simplesmente montar um panfleto, um folder, acho que amobos se saem bem, mas para a web, dêem preferencia para o cara que gosta e está na área.

    Valeu
    http://knternet.blogspot.com

    • emanuela

      é necessario que a passoa tenha o curso de informatica basica ou avansada para fazer o web designer. deste ja agradesço.

      • http://design.blog.br/ Canha

        É necessário ter um domínio bom da língua portuguesa (“pessoa”, “avançada”, “desde”) e saber a diferença entre web design e web designer.

        E, sim, precisa ter um bom domínio de informática.

        • http://design.blog.br/ Canha

          Muito obrigado!

  • http://worldorg.net Flávio

    Ser formado nas duas área seria bom, mas ai você demora 8 anos ou mais para ter ambas formações.:(

  • http://www.ihmdesign.com Ivan

    2 em 1…

    porque não? Se a pessoa se empenhar e souber fazer bem feito os dois tipos de serviços.

    Normal

    abraço

  • http://www.aretadobem.com.br Areta do Bem

    Design gráfico = comunicação offline e ponto final.

    Em web as coisas mudaram muito, graças a Deus! Web Designer não existe, o que existe é um caminho para a especialização.

    Frederick van Amstel, do Usabilidoido, escreveu sobre isso (http://www.usabilidoido.com.br/especializese.html, Michel Lent também…

    Em fim, um design gráfico pode e deve criar para a web, mas ser um webdesigner vai exigir mais um pouco do cara.

    Acredito na especialização.

    Sou um exemplo vivo disso! Em 2002 eu era “webdesigner”, hoje sou “designer de interface”, cuido da codificação XHTML CSS, padrões, etc.

    É isso…

    Parabéns pelo site, assino seu feed e estou gostando muito!

    Abraço,
    ;-)

  • http://no itta

    começo a frase do Ivens Fontoura: “Design mata”…

    Levando em consideração que o resultado de uma peça de design, algo que interaja com o usuário, pode levar uma pessoa do sucesso a falência em pouquissimo tempo acho que consciência antes de qualquer coisa é necessário.

    Não acho seja obrigatório um programador visual ou “web designer” ter formação superior uma vez que a nossa profissão não tem um conselho de classe.

    Os responsáveis por essa cobrança são os conselhos de classe e enquanto a profissão nao for legitima, regulamentada, qualquer programador poderá exercer a profissão sem ressalvas.

    Se ele possui conhecimento suficiente para isso ou não será percebido pelo seu portifólio e risco de quem contrata ele porque ele poderá matar o empreendimento.

  • Canha

    Esse post está ficando cada vez mais interessante!
    Quando tiver tempo, dou uma resposta melhor.
    Abraços a todos.

  • Fernando

    Para mim um designer grafico é um web designer sem o conhecimento avancado da midia internet. Um webdesigner deve conhecer as tendencias, ferramentas e meios para converter o design “do papel” para web. Os intitulados WebDesigners que não tem uma formacao teorica sobre semiotica, acessebilidade, usabilidade e dentre varias outras coisas, não deveria se chamar web designer. Estes seriam apenas WebWorkers hehe.

  • Pingback: Digital Paper » As definições de design - Blog de design gráfico, web design e afins

  • Fernando

    O que vocês acham é melhor cursar uma faculdade de 4 anos e se formar em Designer ou fazer cursos e se especializar, porque na faculdade nã aprendemos a mecher nos programas que um Designer utilizar pra fazer seus trabalhos, o que fazer então os cursos ou se formar em Designer e aprender os programas depois…

  • Canha

    Fernando,
    Faculdade que não ensine a parte de software, não é faculdade de design. Software É uma parte importante do design, mas não A MAIS IMPORTANTE. A faculdade que não mostra nada de software não é boa.
    Você precisa aprender primeiro O QUE É DESIGN e depois aprender como FAZER DESIGN. E design não é só feito no computador: o computador é o ÚLTIMO LUGAR para onde o designer vai. Primeiro, a pesquisa, depois a geração de alternativas e só no final vai pro computador.

    Ah, um pequeno toque: o curso é de design. Quem faz o curso, é designer. Não existe um “curso designer”. É que nem dizer que “eu faço um curso arquiteto” em vez de “arquitetura”.

    Abraços

  • Fernando

    Olá. Vocês conhecem a Faculdades Integradas Rio Branco que oferece o curso de Design Editoração, é o que quero fazer vocês acham que está faculdade e este curso formam um Designer Gráfico ????

  • Fernando

    A opinião de vocês e enquanto a cursar alguma faculdade de Designer de 2 anos, no caso a UNIP e outras instituições oferem curso de 2 anos superior de Criação e Produção Grafica e outros nomes esses também podem formar um Designer Gráfico ou é melhor cursar uma de 4 anos mesmo ???? Aguardo respostas e muito Obrigado a todos….

  • Fernando

    Criação de sites não é preciso uma faculdade taombém como a Faculdade Módulo Paulista que oferece o curso de internet ? Obrigado….

  • Fernando

    Pretendo cursar uma faculdade agora, qual será melhor gosto das duas areas de criação de sites e Design Gráfico. Qual será a melhor opção, cursar Web Designer tem a Faculdade Módulo Paulista que é muito boa em informática e tem Design (Editoração) da Faculdade Rio Branco e Desenho Industrial da Faculdade Oswaldo Cruz, o que devo fazer ??? Web Designer é uma boa, ou eu posso aprender Web Designer junto com a faculdade de Design Gráfico….
    Entre a Faculdade Integrada Rio Branco que dá o curso de Design (Editoração) e a Faculdade Oswaldo Cruz que dá o curso de Desenho Industrial Programação Visual (Design), qual devo cursar ??? Pergunto isso a vocês porque o valor de uma para outra são diferentes e quero escolher uma que de pra eu pagar financeiramente me ajudem certo muito Obrigado….. Quero também saber se essas duas faculdade formam o Profissional Design Gráfico….
    Obrigado… A todos….
    Endereço das faculdades
    Rio Branco – http://www.riobrancofac.edu.br
    Oswaldo Cruz – http://www.oswaldocruz.br

  • Thiago

    pessoal..qual a melhor opção de curso….eu ia fazer design de midia digital…mas estou em duvida em design grafico..
    qual a melhor opção??
    design de midia digital—Faculdade Impacta e Tecnologia
    Design Grafico——FMU

    essas faculdades q estou pretendendo..
    por favor me respondam q curso eh melhor..
    obrigado

  • Canha

    Thiago,
    Acho que depende do que você quer fazer.
    Design gráfico é bem abrangente, então se um dia vc ficar de saco cheio de mídia digital, vai pelo menos ter outras opções de carreira pra seguir.
    Mas que nem falei, depende bastante do que você quer fazer…
    Abraços

  • http://tenho Riane

    Bom… Eu ainda sou bem nova e estou no ensino médio, mas de uns tempos pra cá ando pensando muito em cursar alguma dessas faculdades, pois meu interesse nessa área é muito grande!
    Gosto das duas áreas. Tanto web design quanto design gráfico… Gostaria de pedir uma opinião de vocês que já são um pouco mais experientes e alguns até atuam na área!
    - Existe alguma faculdade específica que forme exatamente um web design pra ser somente um profissional na área!
    - Existe alguma faculdade que englobe os dois? tanto o web design quanto design gráfico?
    - Moro no interior do Rio de Janeiro! Algum de vocês sabem o lugar mais próximo que ofereça essa faculdade por aqui?

    -> Desde já agradeço!
    Grata

    Riane

  • Canha
  • Pingback: Tudo que você sempre quis saber sobre design mas não tinha a quem perguntar | Digital Paper Design

  • Gleysson

    Put’s…ajudou pacas…tenho mo vontade de fazer design grafico,mais web design chamou minha atenção…ñ sei quanto ganha Kda profissional, mais o Web tem mais Carga de experiencia por mexer com ambas as partes…design e web.

  • Fred

    Que Manero…Esses artigos abrem a minha cabeça…xD
    Abraço

  • Pingback: Tudo que você precisa saber sobre design « Omeletedigital’s Weblog

  • Rafael Miranda

    Muito bom o texto, os dois podem trabalhar junto?

    Rafael
    Viçosa – MG

  • Canha

    Rafael,
    Podem, com certeza. Inclusive, devem!
    Abraços,

  • Thiago

    Realmente esse artigo ajudou muito.

  • Rodrigo

    Como Designer GRAFICO acho que você esta agredindo as pessoas erradas, como disse… há muitos micreiros por ai, então dividir a web com Designers graficos não é tão ruim como disse. e não, nos não somos aqueles contratos no fim para fazer a tal tela… logico que sites com maior complexidade é recomendado web designers so que blogs por exemplo tem crinças de 12 fazendo com maior competência por ai, logo logo serão os macacos…

  • vanessa

    ok!
    é legal ver o interesse do povo em entender certinho as profissões… mas não aguento mais ver por aí gente falando que não precisa de faculdade para ser um bom profissional.

    eu faço faculdade de Design Gráfico, e antes de começar a facul já fazia cursos de software (photoshop, corel, flash, dreamweaver, fireworks entre outros…), estes são uma mão na roda sem dúvida. Embora na facul eles ensinem um pouco dessa área (como autocad por exemplo, photoshop e etc) eles vão passar a teoria indispensábvel, vão te ensinar os assuntos que você deve correr atrás, passar livros sobre isso….

    quando falo na teoria, vocês não têm noção de quanta coisa facinante vão ensinar, como desenvolver projetos, técnicas de criatividade e tals…

    Sobre web design, aprende-se também!!!!!!! conheço uma pessoa que faz facul comigo que disse que antes de DG fez Tecnologia em sistemas para internet, pois queria ser web design, durante esse curso descobriu que para ser webdesigner precisava ser Designer Gráfico!

    então é isso, pra quem acha que ser webdesigner pode atuar nas duas áreas e designer gráfico não, está muito enganado.

    além disso, para que se situem melhor Design Gráfico é a faculdade certa para quem gosta de: fotografia, vídeo, ilustração, tipografia, editorial, embalagem, web, identidade corporativa e afins, além é claro de te encaminhar para um estágio descente na área, para que você não seja um “micreiro” eternamente.

    abraços

  • Jonathan

    Cara … eu sou designer gráfico por formação, e atuo especialmente nas áreas digitais. O Gráfico que a companha a palavra design especificando a área de atuação, no meu entendimento, nada tem a ver com Gráfica. Tem a ver com Visual. Por exemplo, a interface gráfica do seu computador não precisa estar impressa em papel para ser chamada de gráfica. O web design é a área de atuação do designer gráfico voltada para o ambiente on-line, e como em todas as outras vertentes do design gráfico tem suas peculiaridades. Conhecer HTML e CSS por exemplo é uma delas. São linguagens de marcação de texto que, se conhecidas pelo designer, garantem que o resultado final do site será aquele previsto no arquivo de imagem (PSD, PNG, AI e por aí vai). Assim como, se o designer souber fazer um bom fechamento de arquivo para impressão, garantirá o resultado final da impressão (apenas como comparativo).

    Você pode ser formado em design gráfico e atuar em diversas áreas, para isso é preciso especialização e foco de atuação. Aprender papéis para embalagens, linguagem publicitária para direção de arte, motion para vídeo design, HTML, CSS, usabilidade e afins para web, e assim por diante.

    Porém, reitero, o web designer é o designer gráfico que atua com projetos de internet. Essa é a minha visão.

    Aproveito para parabenizar o blog que é excelente!

  • Pingback: Design versus Web design (Revisitado) | Digital Paper Web

  • Canha

    Jonathan,

    Tive uma mudança de opinião no novo artigo Design gráfico versus Web design (Revisitado)
    http://digitalpaperweb.com.br/ezine/design/design-versus-web-design-revisitado

    Abraços!

  • uarley oliveira de morais

    tenho interesse em ser web design qual a diferença pra quem faz faculdade especifica para isto de quem tem somente curso basico?

  • Ree*

    quero fazer faculdade de web design pois meche mais com internet e eu me dou bem nessa area, mais tenho algumas duvidas ainda com a diferença entre web design e web grafico…

    Canha voce poderia dizer em poucas palavras no trabalho qual seria a diferença entre os dois?

    Grata =)

  • http://design.blog.br Canha

    @Ree,

    Não. Você obviamente não sabe ler as regras antes de escrever.

  • rodrigo

    Estou começando, a fazer animações em d3.. e estou gostando to aprendendo tudo sosinho.. é complicado.. por issu keria fazer um curso para aprimorar… mas não sei qual? no meu caso o que seria melhor Design gráfico ou Web design? abraço…

  • Pâmela Maia

    Bom não acho que um designer precisa ter formação até pq a gente aprende tantas coisas no computador sem mesmo fazer curso. Se alguém souber fazer um site já considero um web designer.

    • Danilo Ramos

      Nada haver, então quer dizer q só porque eu consegui instalar uma lâmpada no meu quarto eu sou um Eletricista? o.O

  • Pâmela Maia

    Diferença é que quem faz um curso avançado sabe coisas avançadas e quem não faz não sabe.

  • Alberth

    Bom artigo.
    tenho o curso de webdesign porém não exerço a função, apesar de ser o que eu pretendo ser, não tenho tempo para o webdesign, na cidade onde moro é super desvalorizado e emprego só consegui como designer arte finalista.

  • meyri cunha

    eu faço web design e quero começar já o curso de design gráfico. acho que um vai complementar o outro. já que gosto tanto dessa área.. ñ vai ser d+!

  • Emelyarte

    olha eu sou designer grafico,mais pra dizer a verdade programar sites nao é comigo!!
    mais artes para banner eu amo fazer…realmente é uma profissão muito boa!
    emely caroline.

  • Fernando

    Pra ser sincero para uma agência o design tem que saber lidar com as duas ferramentas, isso ajuda tanto na hora de criar como planejar bem o que será feito. Mas como o artigo explica o importante é saber para qual área o design irá seguir, caso seja um responsavél na parte gráfica ou web o melhor é especializar para melhor lidar com o serviço prestado. Quero dizer não faça algo que não seja o seu serviço, tenha noção de lidar com o mercado de forma profissional.

  • http://twitter.com/gfiusa Gleydson Fiusa

    Bem Canha estou aqui para tentar colocar mais angu neste caldo e tentar tirar uma dúvida. Com formação em Análise e desenvolvimento de Sistemas, posso ser Design Web ou gráfico?

    • http://design.blog.br Canha

      Tem gente formada em jornalismo fazendo design gráfico. Por que não? Basta estudar bastante antes de querer baixar o Photoshop ;)

    • http://twitter.com/edsonlead Edson Araújo

      estudo Sistemas de Informação – quase a mesma coisa que vc… e “brinco” como designer gráfico e agora tentando como web designer… é um aprendizado a mais e dá de utilizar esse mesmo conhecimento para atuar com desenvolvimento de sistemas web, com certeza. Minha opinião é essa ^^

  • Pingback: Web Designer x Designer Gráfico « producaograficadesign

  • Daniela

    Acredito que todo conhecimento a mais é válido, independente da carreira específica que você escolher. Quanto a formação acadêmica acho necessária, mas não que seja impossível fazer um bom trabalho, com muita dedicação e esforço.