Trabalhar com frameworks significa cortar seu tempo de desenvolvimento pela metade (e as vezes até mais). Confira essa lista dos 5 frameworks para web design responsivo mais populares.

O web design responsivo tem como vantagem a habilidade de mostrar um site da maneira mais otimizada possível independente da resolução ou dispositivo usado para visualizar. Com ele, você pode manter uma consistência visual até mesmo em dispositivos menores que uma tela de computador, como tablet, smartphones e outros dispositivos móveis.

Montar um pode ser um processo longo, mas aí que entra os frameworks – uma espécie de esqueleto que você pode moldar às suas necessidades. Esses frameworks visam facilitar a vida do web designer na hora de programar um site novo, pronto para funcionar em qualquer resolução.

Sim, existe uma certa curva de aprendizado ao se utilizar um framework destes, e muitas vezes você precisa brincar com os tipos diferentes até achar o ideal para sua situação – mas no final das contas, o tempo gasto desenvolvendo cai por terra e você consegue montar um site com uma velocidade assustadora.

Confira abaixo alguns dos frameworks para web design responsivo mais populares. E caso não saiba direito o que vem a ser “web design responsivo”, sugiro conferir o curso de Web Design na Criativosfera.

Bootstrap

Bootstrap

Desenvolvido no Twitter, o Bootstrap se tornou um dos frameworks mais populares e agora é responsável por um número impressionante de sites. Este é provavelmente o framework com mais vantagens desta lista e permite que você crie qualquer coisa.

Wirefy

wirefy

Um framework pouco popular, mas simples de ser utilizado. Com divisão em grids, slideshows, galerias, paginação, formulários e muito mais, o Wirefy é relativamente fácil de aprender.

Skeleton

Skeleton

Mais um framework simples e limpo para sites HTML5 e apps. Ele contém o básico necessário: grid, tipografia, botões e formulários. Nada mais. Perfeito para quem só quer um framework leve e sem “fru-fru” de efeitos.

Less Framework

responsive-04

Para desenvolver um site responsivo sem complemento nenhum (nenhum mesmo), o Less é o mais ideal. É um grid responsivo e só. Ele é provavelmente o mais simples e leve. Mais que isto, só se você não usar framework nenhum.

Foundation

Foundation

O Foundation se vende como “o framework front-end responsivo mais avançado do mundo”. E eles não mentem; com esse framework HTML5 moderno, você pode começar o processo de web design primeiro pelo site móvel ou de um monitor grande para resoluções pequenas. O Foundation também se orgulha por permitir uma rápida prototipagem de um site, perfeito para aqueles momentos que o job está atrasado.

Você usa algum framework para desenvolver seus sites? Qual? Comente!

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados