Essa é uma questão que é levantada constantemente em blogs de design. Os designers a muito tempo já declararam guerra a esse tipo de serviço da web, mas será que isso realmente oferece perigo ao mercado de trabalho de design?

 

A muito tempo venho refletindo sobre essa questão dos sites que te ajudam a criar um site, durante o tempo em que acompanho o design na blogosfera o que vejo constantemente são blogs de design criticando esse tipo de serviço bem como todo aquele que o utiliza e se intitula “designer”.

Vamos por partes, como funcionam esses sites?

Para quem não sabe vou fazer uma breve descrição de como funcionam esses sites. Eles basicamente seguem uma ideia semelhante onde você faz um cadastro no site e cria uma conta, com essa conta então você tem acesso a uma plataforma de criação onde a partir de então você poderá criar seu próprio web site.

Clockwork

Alguns desses sites, ou todos, facilitam ainda mais disponibilizando modelos prontos que podem ser editados de acordo com a vontade ou necessidade do criador.

A plataforma normalmente oferece todos os recursos frequentemente encontrados em web sites, como imagens, textos, formulários de contato e até mesmo hospedagem gratuita, basicamente é isso. Bom, acredito que já deu para você ter uma ideia de como funcionam esses sites.

O problema

Com o advento desse tipo de serviço on line ficou ao alcance de qualquer pessoa a oportunidade de criar um web site sem sequer ter assistido a uma única aula de web design.

Muito bem, os designers acusam esse tipo de site de estarem prejudicando o mercado de web design uma vez que algumas pessoas utilizam essas plataformas para criar sites e prestarem serviços de web design sem serem formadas em algum curso de web design enquanto que alguns profissionais formados perdem seus clientes para esses “micreiros”.

A minha opinião

Antes de começar a expressar a minha opinião sobre esse assunto gostaria de ressaltar que isso é apenas a minha opinião pessoal sobre o assunto e como eu não sou o dono da verdade fica a critério de cada um concordar ou não com o que eu penso.

Pois bem, depois de muito refletir sobre esse assunto e testar alguns desses sites eu cheguei a seguinte conclusão que é um pouco diferente da maioria dos designers.

Em minha opinião esses sites até afetam o mercado do design porém não interferem tanto a ponto de deixar um web designer desempregado.

Isso por que esses sites atendem um público específico que não está afim de pagar por um site e se propõe a por a mão na massa e fazer seu próprio web site mesmo que de maneira meio improvisada e não tão técnica mas só pra “quebrar um galho”.

Normalmente esses usuários não precisam de um site profissional, querem alguma tão simples que as vezes eles nem sequer valem a pena ter como cliente.

Como contraponto existe uma minoria que consegue fazer coisas legais utilizando essas plataformas, eu mesmo tenho um amigo que é ilustrador e que conseguiu ele mesmo criar seu portfólio on line se utilizando dos serviços de um site de criação de sites e analisando o conhecimento que ele tem de web design (quase nada) ficou realmente bom e atendeu a necessidade dele.

Mesmo não sendo web designer mas com um pouco de feeling, paciência e criatividade esse meu amigo conseguiu criar um site legal, nada surpreendente, simples mas bom para o que ele precisava.

Eu acredito que não importa como você faz ou cria o seu design, para mim esses sites não passam de ferramentas que se bem utilizadas podem sim ser bastante úteis para web designers profissionais.

Acho muito engraçado quando leio aqueles comentários dizendo que somente quem ganha dinheiro com esses sites são as pessoas que criaram o site, isso para mim é uma ideia sem nexo, afinal de contas se você cria um site utilizando o Dreamweaver você acha que o criador do software não está ganhando com isso?

Sendo assim se você pretende trabalhar como web designer não se preocupe com esses sites, eu pelo menos não tenho medo de micreiro, pois os melhores clientes não estão lá, eles existem e estão dispostos a pagar um preço justo por um trabalho de qualidade.

Espero ter sido claro e objetivo e que todos tenham entendido minha mensagem. A sua opinião é diferente? Que bom! Então compartilha ela com a gente aí nos comentários.

Esse artigo é uma opinião pessoal do autor e não necessariamente reflete a opinião da Equipe Design Blog, seus parceiros ou afiliados.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados