A utilização da internet modificou o comportamento e os hábitos das pessoas. Será que estamos passando mais tempo no mundo real do que no mundo virtual? E como isso afeta o designer e sua criatividade?

 

O que é Matrix?

Matrix é um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos e que causou uma verdadeira revolução na industria do cinema. O filme apresenta a fantástica teoria de que os seres humanos vivem em uma realidade virtual chamada Matrix que é controlada pelas máquinas e que simula todas as coisas existentes no mundo real como lugares, sensações, leis físicas, etc, e isso com o propósito de utilizar a energia elétrica contida nos seres humanos para alimentar as máquinas.

o filme Matrix causou uma revolução na industria do cinema

E hoje será que a internet não se tornou uma espécie de Matrix? A internet com suas redes socais se tornou uma ferramenta de uso comum para a grande maioria das pessoas seja para entretenimento ou no campo profissional, milhares de pessoas todos os dias passam horas na frente do computador atualizando seu perfil em alguma rede social, assistindo vídeos, escutando música, etc, ficando ali por horas e horas.

Será que passamos mais tempo na internet do que fora dela?

Matrix versus Internet

É possível identificar algumas semelhanças entre a Matrix e a internet. Assim como a Matrix a internet é um lugar virtual em que você pode fazer qualquer coisa como no mundo real, pode ir a uma loja fazer compras, pode fazer uma viagem ao redor do mundo, pode conversar com seus amigos de qualquer lugar, etc.

Alem de tudo isso assim como a Matrix a internet se empenha cada vez mais por simular as sensações obtidas através da realidade.

Quer um exemplo? Recentemente conheci na internet um site que tem o único propósito de simular o som da chuva, é muito bom para ficar escutando enquanto se está trabalhando ou apenas deitado descansando. Sendo assim a internet se tornou um mundo, uma realidade virtual onde tudo acontece, uma realidade que está ao alcance de todos, na qual você pode se conectar através de um “click”.

A internet faz parte de nosso cotidiano

E o que isso tem a ver com design?

Você deve estar se perguntando: “Rafael, mas o que isso tem a ver com design e como afeta minha criatividade?”, Garanto que afeta bem mais do que você imagina.

É muito simples meu caro amigo, muitos designers passam bastante tempo conectados a internet buscando inspiração, interagindo com outros profissionais, aprendendo, etc, com o tempo o uso exclusivo da internet na criação dos seus projetos irá provocar um bloqueio criativo.

Isso por que devido o fato de você passar tanto tempo na internet está se privando de experiências no mundo real que podem ampliar sua visão e estimular sua criatividade.

Por exemplo, imagine que você foi contratado para criar a logo de um restaurante, imediatamente após o briefing você pode ir correndo para a “Matrix” para buscar referencias de varias logos de restaurantes, pode também entrar em sites ou mesmo ler algum artigo na internet falando sobre as novas tendências em identidade visual de restaurantes; tudo isso realmente é útil na criação de uma logo, mas você poderia agregar a sua pesquisa uma atividade no mundo real que a internet não pode lhe oferecer (pelo menos não de uma maneira não-artificial) como convidar seus amigos para irem jantar em um restaurante que siga a mesma linha daquele para o qual você irá projetar a identidade visual.

Esse tipo de experiência é que serão seu diferencial na hora de projetar.

Atividades no mundo real ajudam a estimular a criatividade

Então não devemos pesquisar na internet?

Não estou dizendo para deixar de lado a pesquisa e a busca de referências e inspiração utilizando a internet mas sim aliar a essas pesquisa atividades no mundo real.

Sair da rotina é uma das melhores formas para estimular a sua criatividade, todas as coisas que costumamos representar em nossos projetos tem origem em algo que já vimos ou vivemos antes.

Aprender coisas novas na internet é bom mas não é o suficiente para quem quer pensar fora da caixa, busque aumentar e variar suas atividades no mundo real, procure comer algo diferente, viaje a lugares que ainda não visitou, leia livros de assuntos diversos, pratique um esporte ou atividade física, enfim, existem infinitas opções de atividades legais que você pode realizar fora da “Matrix” e que expandirão sua mente e estimularão sua criatividade.

Experimente fazer coisas diferentes para estimular sua criatividade

Lembre-se sempre que a internet é uma ótima ferramenta de trabalho e pesquisa, porém não deve se tornar seu único recurso na busca de soluções criativas.

Acredite que existem referências fora da “Matrix”, escolha a melhor atividade para você e liberte a sua mente dos bloqueios criativos.

Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


9 respostas para “Uma nova Matrix?”

  1. Lucas Haas disse:

    Achei fantástico, seu post, Rafael. Acho que realmente o mundo real está cada vez mais “offline”. Eu, como de hábito, gosto de usar o computador quando a ideia já está pronta. Achei interessante linkar uma ideia quando você diz “como convidar seus amigos para irem jantar em um restaurante que siga a mesma linha daquele para o qual você irá projetar a identidade visual.” – Acho que se você vai num jantar em determinado restaurante, você terá a experiência completa: O impacto com o ambiente, as pessoas (ou o nicho delas), o atendimento e a forma como você foi abordado e como você se sentiu lá dentro. Toda essa experiência, por mais que passe por despercebida é vital no desenvolvimento de uma marca, como você citou, pois desmembra muito mais inspirações locais, do que simplesmente buscar referencias no Google. Parabéns pelo seu ponto de vista.

  2. Robson Mioto disse:

    Post interessante Rafael! Acho que a ideia poderia ser trabalhada um pouco mais, mas talvez deixasse o texto maçante e fora de propósito.
    Consigo enxergar os males que a internet causa nas pessoas. Vejo isso em mim muitas vezes. Passo mais tempo navegando na web do que produzindo geralmente e vejo que a falta de prática faz muito mal. Hoje em dia temos inúmeras coisas para nos distrair e tirar do foco principal. Outra coisa que faz as pessoas ficarem vidradas na internet, é que tudo muda muito rápido e uma tecnologia antes utilizada em larga escala fica obsoleta em questão de meses, isso é impressionante.
    Isso cria uma pressão gigantesca sobre os profissionais que trabalham com web, com aquela constante necessidade de se atualizar, o “update or die”. Esse fator faz com que muitas pessoas passem um bom tempo na web só procurando por novidades, em vez de sair da Matrix e viver o mundo real!

    • Rafael Costa disse:

      obrigado pelo seu comentário Robson, você destacou um ponto importante a comentar que é a questão de a internet ser muito dinâmica e as pessoas sentirem o desejo de se atualizar, valeu mesmo.
      Um abraço

  3. […] dos artigos que me chamou bastante a atenção por estes dias foi o post Uma nova Matrix  pegando um link com o famoso filme Matrix dos cinemas e da atual onda na internet que vivemos […]

  4. […] no filme Matrix muitas vezes teremos que tomar decisões que mudarão completamente nosso curso de ação, outras […]

  5. […] no filme Matrix muitas vezes teremos que tomar decisões que mudarão completamente nosso curso de ação, outras […]

  6. Fernando disse:

    Gostei cara, é muito bom sair por aí e sentir o mundo real. Isso ativa bastante o lado direito do cérebro, responsável pela associação de novas ideias, sentimentos, etc.

  7. […] na frente de um computador navegando na internet, eu já falei sobre isso no meu artigo “Uma nova Matrix?“. recomendo principalmente sair da rotina, experimentar coisas novas, como você deseja obter […]

Deixe uma resposta