No design, há quatro princípios básicos. Estão presentes em qualquer obra de design, é o mais básico dos básicos. Estes princípios são: proximidade, alinhamento, contraste e repetição. Vamos lá dar uma olhada mais a fundo neles.

Quatro princípios básicos do design

Alinhamento

Aqui no ocidente, sempre começamos a olhar algo começando do canto superior esquerdo descendo pela lateral. Se eu alinhasse apenas este parágrafo do centro pra direita da página (deixando o resto do texto como está), possivelmente seus olhos iriam ignorar este parágrafo e passar adiante.

Se começar a alinhar algo pela esquerda, alinhe tudo pela esquerda. Se for pra alinhar tudo a direita, alinhe tudo pela direita. Se alinhar a um, dois ou quatro centrímentros da borda, alinhe tudo a um, dois ou quatro centímetros da borda. Evite a todo custo alinhar text pelo centro: isto dá um ar de desordenado e a pessoa se perde facilmente quando vai de uma linha pra outra, já que ela não têm um ponto de referência fácil (no caso, o início da última linha lida). E você não gosta de se sentir perdido ao ler um texto ou ver uma image né? Ninguém gosta.

Design Básico - Alinhamento

Proximidade

Elementos similares devem estar próximos. Por exemplo, acima deste de parágrafo existe o título “Proximidade”. Se eu colocasse o título três linhas acima do início deste parágrafo, isso poderia gerar certa confusão pra você leitor; você estaria se perguntando “O que essa palavra tá fazendo aí no meio do texto? É uma palavra-chave? Qual a relação dele com o resto do texto?”.

A lei é: não faça a pessoa ter que pensar nisso. Se ela ficar se questionando o por que desta distância, ela não vai conseguir concentrar-se no conteúdo. O mesmo vale para imagens: se uma imagem não têm nexo nenhum com uma segunda, por que deixá-los próximos? Vamos manter uma distância para não confundir a pessoa que está visualizando a obra. Aproximando elementos similares, você diminui a confusão, e deixa a informação mais clara e direta.

Design Básico - Proximidade

Contraste

Não é incomum de ver gente usando fundo amarelo com letra branca. Pessoal, amarelo é muito próximo do branco. Se você colocar aquilo no sol, o pessoal não vai conseguir ler nada. Contraste é algo importantíssimo, ainda mais quando existe uma figura e um fundo. Convenhamos, até quando não existe um fundo, existe uma cor da mídia (por exemplo, o papel ou a tela do PC). Claro, dá pra colocar um texto preto sobre um papel branco. É uma ótima forma de contraste. Mas se quiser destacar algo em amarelo, por que não colocar uma tarja preta no fundo desta palavra? É uma ótima forma de contraste; faz aparecer bem aquilo que você quis que se destacasse e não acabou sumindo no fundo.

E contraste não é só de cor, mas de elementos também. Uma frase com tipografia diferente do restante do texto pode ser contrastante. Até uma palavra ou frase negritada pode dar o ar de contraste. Isso serve não só para destacar algo, mas também para diferenciar dois elementos.

Design Básico - Contraste

Repetição

Quando falo sobre repetição, estou falando sobre repetição de elementos visuais. Em um site, por exemplo, você deve repetir a estrutura dele em todas as páginas internas. Ou seja, nada de mudar a posição do menu nas páginas internas.

A repetição de elementos é importante especialmente para a pessoa saber que ainda está no mesmo site. No caso do design de impressos, você pode repetir a cor, fontes, relações espaciais, etc. A repetição cria uma sensação de organização.

Design Básico - Repetição

Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


29 Responses to “Quatro princípios básicos do design”

  1. Marcos Hunger disse:

    Pode não ser um princípio básico, mas seria legal então não dar os exemplos com aquelas linhas “viúvas”, que na prática são coisas importantíssimas evitar, além de ajudar no visual geral.

    Lunha viúva, para quem não sabe, é aquela linha que fica com apenas uma palavra, ou o final de uma sílada, resultando num corte na leitura além de “poluir” um pouco o visual final, como aquela palavra de marcação “ac” na quarta linha dos textos de exemplo.

  2. Apesar de ser o principio, comecei como micreiro mesmo não levando em conta esses detalhes tão importantes ainda bem que estou aprendendo.

  3. Muito bom, isso serve como grande ajuda pra quem ta começando ou procura um material que sirva de referencia na hora de estudos, vale favoritar a pagina.

  4. pedro disse:

    Ou seja: coerência.

    bom post.
    abraço

  5. Pedro Diaz disse:

    “Designer para quem não é designer – Robin Willians” muito bom!

  6. Pedro Diaz disse:

    Ops…. “DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER…”

  7. Mistelko disse:

    Canha, como sempre o texto bem escrito e com informações úteis. Neste caso, para os iniciantes no design ou para quem não tem noção ou formação na área. Parabéns :)

  8. licinio disse:

    cara, otimas dicas, gostei de geral,

    sucesso ai,
    t+!

  9. caio disse:

    Muito bom..

    Estou lendo Livro.

    “Design pra quem não é designer”

  10. Maicon disse:

    Velhinho, eu gostei muito do blog, estou acompanhando sempre, e acho incrível a qualidade dos artigos…. Parabens….

  11. […] Quatro princípios básicos do design Bom texto pra quem está iniciando na área. […]

  12. […] Quatro princípios básicos do design Bom texto pra quem está iniciando na área. […]

  13. John Silva disse:

    Muito bom o post.
    Vi sobre esse princípios no Curso Design Web com o Bruno Ávila.
    E realmente, fazem muita diferença nos trabalhos, principalmente na organização, na “limpeza”.

    Parabéns pelo artigo.

  14. Roni Gomes disse:

    Artigo muito legal!
    Ótimas dicas!!

  15. Raquel disse:

    ta mais mim tira uma duvida o que e contraste de forma direçao e cor?

  16. vania disse:

    o que é alinhamento justificado

  17. […] se esqueça dos princípios básicos do design. Já fiz um artigo sobre isto […]

  18. Joao disse:

    Bacana, mas aqui neste exato momento estou lendo seu artigo e ele tá sendo exibido com a fonte em cor preta e o fundo preto, ou seja, o contraste não tá seguindo esse princípio, nem sei como consegui ler.

    Espero que seja meu navegador ou minha conexão, pois seria meio irônico um blog de design errar justamente neste ponto, ainda mais num artigo que comenta sobre este ponto.

    • canha disse:

      É possivelmente a sua conexão (ele não baixou o fundo branco). Mas na nova versão do site teremos isto corrigido para todas as conexões ;D

  19. Jean Pierre disse:

    Queria Saver se há mais de 4 príncipios do Design ou isso é só um aperitivo aos interessados ?

  20. JeanPierre disse:

    Queria Saber se há mais de 4 príncipios do Design ou isso é só um aperitivo aos interessados ?

    • Eitor2012_ disse:

       É o básico… os demais você deve aprender atraves de pesquisa e estudos tecnicos referente a área de Planejamento Gráfico, Jornalismo ou Publicidade.

  21. […] se esqueça dos princípios básicos do design. Já fiz um artigo sobre isto […]

  22. Marcinho Silveira disse:

    Muito bom.
    Lá no PRINCÍPIO ‘Proximidade’ –
    “O que essa palavra tá fazendo aí no meio do texto? É uma palavra-chave? Qual a relação dele com o resto do texto?”.

    Quase morri de rir, tive até que dar um tempo… isso é ótimo…
    Parabéns.

  23. Muito bom! é sempre bom sabermos conceitos concretos pra não sair por ai fazendo coisas ‘avoadas’ rs Gostei.

  24. SDGDFGFD disse:

    OTIMO

  25. Rhodolfo disse:

    gostei d+ realmente vai ser de grande ajuda

Deixe uma resposta