Uma coisa que acho interessante no mercado de trabalho é o grande numero de pessoas que são formadas em design mas que por algum motivo acabam atuando em outra área que não tem nada a ver com design, por que será que isso acontece com tanta frequência?

Quando converso com alguns amigos da época da faculdade ou outros ex estudantes de design não é difícil encontrar um grande número deles que não atuam como designers.

A maioria se formou mas acabaram atuando em uma outra área nem um pouco ligada ao design, e na maioria das vezes eles são atraídos pelo dinheiro.

Uma outra questão muito comum também são os estudantes que se formam, e até trabalham com design, porém seguem em uma das áreas do design que não gostam tanto ou que não lhes traz satisfação total.

Refletindo sobre essa questão eu comecei a me questionar sobre o por que de isso acontecer com nossa amada profissão, um estudante de medicina quando se forma vai trabalhar como médico e não como vendedor de seguros, já um estudante de design depois de formado tem uma grande tendência a não trabalhar com design.

Calma, eu sei que muitos seguem a profissão, mas o que vejo como um problema aqui é o numero elevado de estudantes que se formam em design e não atuam como designers uma vez que em outras profissões isso é menos comum.

Saber dessas coisas pode até parecer desanimador para alguns, principalmente para aqueles que estão pensando em cursar a faculdade de design, mas essa é a realidade da nossa profissão.

Os caminhos que os recém formados decidem trilhar fora do design são os mais variados, alguns buscam os concursos públicos, outros vão fazer outro curso mais “reconhecido”, outros vão trabalhar na primeira coisa que lhes aparece aguardando que algum dia aquela chance de ouro de finalmente trabalhar com o que tanto gosta caia em seu colo, outros vão simplesmente atrás de dinheiro fazendo qualquer coisa, menos design.

Em um dos meus artigos mais recentes eu escrevi sobre a dúvida que as vezes encaramos: dá para largar um bom emprego para seguir a vocação de designer?

O Canha também escreveu recentemente sobre os designers que não conseguem encontrar emprego como designer e vale a pena dar uma lida no artigo.

Essa é uma dúvida que reflete a realidade que está sendo abordada nesse artigo, muitos designers recém formados não conseguem encontrar uma vaga no mercado de trabalho dentro do design e são guiados a atuar em alguma outra área.

Em meu próximo artigo vou dar algumas dicas de como evitar isso traçando uma estratégia sólida que começa desde a faculdade e que pode ajudar a evitar que isso aconteça em sua carreira.

Amigo leitor você também faz parte do Design Blog então participe compartilhando com seu comentário dizendo qual a sua opinião sobre esse assunto e por que você acha que isso acontece em nossa profissão.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados