Encontrei um artigo falando de forma simplificada sobre a proporção divina (conhecida também como proporção áurea) e onde é possível encontrá-la.

Proporção áurea - proporção divina
Esse rapaz aí em cima é o matemático Luca Pacioli que inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e seu amigo Leonardo (aquele da cidade de Vinci) publicaram o livro “Divina Proportione” (sim, isso é latim) – uma pesquisa sobre proporções divinas na natureza.

Proporção áurea - proporção divina
Foi baseado em estudos mais antigos de Fibonacci. Pacioli descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… (nada relacionado com os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 – isso é de Lost, seu nerd).

Quando cada um destes números é somado com o número anterior, cria o próximo (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc). A imagem acima é baseada na proporção perfeita.

Proporção áurea - proporção divina
Então aquele rapaz, o Leonardo (Leo, pros amigos) e outros começaram a utilizar essa fórmula da “proporção divina da natureza” como base nas suas composições.

Proporção áurea - proporção divina
Assim que ele começou…

Proporção áurea - proporção divina
…não tinha mais como parar ele. Era como cocaína, só que mais nerd.

Proporção áurea - proporção divina
Então começaram a descobrir a proporção divina em todos os lugares…

Proporção áurea - proporção divina
..desde a proporção do rosto humano…

Proporção áurea - proporção divina
à proporção de insetos.

Proporção áurea - proporção divina
Descobriram que a arquitetura clássica foi baseada nela

Proporção áurea - proporção divina
E que mais tarde inspirou gerações futuras, desde os construtores da catedral Notre Dame…

Proporção áurea - proporção divina
…á Corbusier…

Proporção áurea - proporção divina
…cartões de crédito…

Proporção áurea - proporção divina
…o iPod…

Proporção áurea - proporção divina
…o iMac…

Proporção áurea - proporção divina
…embalagens de produtos da Apple (você tá notando algum padrão aqui?).

Proporção áurea - proporção divina
A verdade está lá fora…

Proporção áurea - proporção divina
…e em todo lugar.

E aí? Sua cabeça explodiu?

Adaptado de: Quick and Dirty International

Receba mais posts assim em seu e-mail


Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


96 Responses to “O que é proporção divina?”

  1. Só mais um link, porque sempre temos que ver quem é do contra! xD
    LINK.

    • Cabello disse:

      Interessante, porém a maioria dos argumentos dessa "criatura" não tem fundamento… como por exemplo a foto que ele colocou no final dizendo que não sabia de onde era a fonte, aquilo é uma photoshopeada das mais sem-vergonha!!! Mas tudo bem… valeu a indicação!!!!

  2. Ah, isso aí eu já sei faz muuuuuuuuuito tempo.

    Aprendi com o Donald no país da Matemágica! kkkkkk

    (Link)

  3. kika disse:

    Interessante… eu conhecia por outro nome. Proporção Aurea.

  4. Canha disse:

    Kika,
    É a mesma coisa ^^

    Claudia,
    Valeu pelos links!

  5. yamimi disse:

    Ando com uma raiva dessa Proporção Áurea! Ultimamente não consigo mais desvencilhar minha fotografia dela…já está perdendo a graça! xD

  6. Jader Rubini disse:

    Caaara, minha cabeça explodiu. Já tinha lido vagamente sobre a Proporção Divina, <detalhe estúpido>inclusive no Fantástico já passou algo a respeito sobre a proporção ideal dos rostos humanos,</detalhe estúpido> mas não sabia que era tão forte a presença dela na natureza.

    Cara, preciso estudar mais a fundo sobre isso. Valeu por explodir minha cabeça e não dar nenhuma explicação sobre o uso da técnica… rsrs

  7. Bárbara disse:

    Nas aulas de desenho costumavam ensinar isso pra gente ^^.

    Mas enfim, sempre procurei ler um pouco sobre proporção áurea, e meu último achado foi este:

    Applying Divine Proportion To Your Web Designs

    Em tempo queria agradecer o artigo sobre Refile e Tamanhos de Papel. Muita gente aqui no jornal gostou dos artigos pela visão técnico-descontraída da coisa ^^

    []’s

  8. Canha disse:

    Jader,
    Calma lá que já já explico algo melhor sobre isso!

    Bárbara,
    Foi esse artigo do SM que inclusive me inspirou a escrever este aqui. Na verdade, foi o que me inspirou a googlar uma maneira legal de falar sobre proporção áurea ^^

    Valeu a todos.

  9. Janaína Santos disse:

    Um dia entenderei 100% a PROPORÇÃO AUREA

  10. Tonny disse:

    Caraaaai, véi, caraaaii!!!!! Minha cabeça explodiu, alcançou um ponto de reversão, implodiu, alcançou o raio de Schwarzschild e virou um buraco negro!!!!!!!!!!
    Eu sabia que a Proporção Áurea (ou divina, whatever, se bem que depois de ler isso, vou chamá-la de proporção foda!) era usada em pintura, encontrada na natureza, etc, mas, caceta, produtos Apple, cartões de crédito e o site do Digital Paper?!?!?!?!?!?!?!?!????? Essa foi “pacaba”!
    Muito bom o artigo, matou a pau!

    PS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_de_Schwarzschild

  11. Mila disse:

    fascinante… esse garoto eh BOM

  12. Canha disse:

    Obrigado a todoso! ^^

  13. Gustavo disse:

    Quem não sabe o que é sessão áurea não é designer, é micreiro.

  14. nitr0wz disse:

    muito bom esse post!

  15. AnjoDigital disse:

    A proporção áurea é realmente muito fascinante, pois revela a linguagem que Deus usou para construir o Universo. O próprio ser humano quando não vê numeros suspeita e dúvida de tal ocorrência. Diante da existência da proporção áurea podemos afirmar que existe sim um componente estético na matemática, componente este presente desde arranjo de folhas em botânica até as conchas espirais dos moluscos. O mais importante é aplicação desse conceito na web para que possamos atingir o equilibrio harmônico do projeto através da fundamentação em números. Mais algumas informações desse assunto no site

  16. Aurea Coelho disse:

    Eu sempre procuro ler tudo sobre estes artigos afinal eu sou relativamnte ela… rsrsrsr
    Por isto amo tanto meu nome.

    Aurea Coelho

  17. Manoel Cosme Pinto disse:

    Tai, gostei!!! P’ra seu desaponto a cuca não fundiu. Desembaçou. Voce não é a Besta Quadrada que dizem. Deve haver algum nesgo de inteligência nesse sotão vazio que é seu crâneo. E olhe que estou elogiando. Deu p’ra notar? De toda a baboseira que V. escreveu, tira-se algumas conclusões. INFERÊNCIA 1: Essa Proporcão é a solução que a Natureza encontrou para os diversos problemas que vêm surgindo desde a formação do Universo e seu desenvolvimento. Proporção ideal para manter Equilíbrio. Nada de Escatológico ou Místico. Ela, a natureza tem o Tempo a seu dispor para tentar várias soluções para cada pepino que pinta e é a Lei da Sobrevivência do Melhor que impera. INFERÊNCIA 2: O olho Humano está tão habituado à esta Proporção que, quando algo foge à ela é considerado, no mínimo, Esquisito para não dizer FEIO. INFERÊNCIA 3; Beleza não é Conceito pessoal, como muita gente pensa mas o resultado da propaganda sub-liminar que a Natureza faz da Proporção Aurea. Então a Beleza é uma GRANDEZA mensuravel que depende do número de vezes que Phi acontece em encada segmento da própria Natureza. E então? Agora explodiu?

  18. Manoel Cosme Pinto disse:

    Desculpe-me. É que da primeira vez foi sem querer. Engula tudo de novo e sem bronca. Um beijão.

  19. Manoel Cosme Pinto disse:

    Vamos falar a verdade. Agora quem escreveu baboseiras fui eu. Mas se algum dos respostantes, respostantes? Que lingua a nossa!!! Meu teclado não está digitando parentesis. Mas se alguem estiver interessado em mais carne debaixo do angu, me procure no orkut ou em meu email: racheman@ig.com.br. Aquele abraço. E T: É em cada segmento da própria Natureza enão encada, como a Béstia, aqui, escreveu.

  20. gabriel disse:

    um eu queria saber o q e proporção como se resolve

  21. Manoel Cosme Pinto disse:

    Oi, caro Gabi. Proporção é a relação entre duas grandezas sejam elas da mesma natureza ou não. Exemplo: houve um tempo em que nasciam 7 mulheres ara cada homem, o que dava lado para piadas tais como: ” deve haver alguem com 14 porque eu não te nho nem uma”. A proporção, então, seira 1 por 7 (!:7). A Proporção Aurea é 1 por 1,1618…. (1:1,618..) “qualquer coisa”. Captou?

  22. […] pintores, arquitetos e ainda é valida até hoje e utilizada no nosso dia-a-dia por diversos designers. Há algum tempo atrás li o artigo What the Mona Lisa Can Teach You About Taking Great […]

  23. […] quem não sabe o que é isso, sugiro que leia o artigo “O que é proporção divina?” aqui do Digital […]

  24. Aurea Coelho disse:

    Rs.. oi Manoel ..aqui a Áurea LINDAAAAAAA… somente hoje vi sua resposta.. é quer saber..
    Adorei… rs.. Bj

  25. Ana Paula Salles disse:

    Parabéns…

  26. Manoel disse:

    Oi, Aurea. Sua proporção é CAMPEÃ. Que bom voce haver gostado de minha resposta. Fiquei feliz. Até já havia esquecido este papinho. Foi bom haver voltado. Não sei muito mais à respeito de Proporçã Aurea mas o que sei já dá p’ro gasto em minha profissão. Utiliso-a com frequência quando a necessidade de estética é indispensável. Beijo do Manô (com ou sem ^). Que bom, Meus parêntesis voltaram ou troquei de teclado. Já não me recordo pois estou ficando esclerosado.

  27. Tudo muito bem, tudo muito bom, mas… existe por baixo de algum pano ou dentro de alguma manga um modo correto, alguma formula secreta tibetana; alguma consulta aos orixás do design sobre COMO SE USA CORRETAMENTE ESSAS REGRAS????! Parece que só baixando o caboclo Leonardo Pena branca é que a coisa vai!
    Abraços aureos!

  28. MIIIIGUUXOO LEEEO PROS INTIMOUUUUS S22S2 EXPLODIIIIIIIU TOTALMENTIII TIIIO KKKKKKKKKKKK COMOFAZ ? -N bjux

  29. RETARDADAS SAO DA ESCOLA ENGENHO!

  30. Absolutas disse:

    Háhá. Oii

  31. Lourival Pereira disse:

    Nâo sei quem projetou e criou a proporção áurea. Mas seja o que, ou quem, a tenha elaborado, superou em tudo que existe de perfeição e eficiencia no universo.
    Não gosto fazer piadas em posts. Pra mim não tem graça. Prefiro ver a divina proporção, Phi, como é chamada matemáticamente, como um fenômeno que traça a perfeição, a armonia, o arranjo perfeito entre as coisas existentes no universo.
    Muitas pessoas estudam ou simplesmente lêem a proporção áurea, mas não captam sua verdadeira identidade e utilidade.
    Pois bem, se seus braços pernas, cabeça, tórax, enfim todo o seu corpo não fosse
    criado obedecendo a proporçao áurea, simplesente você não conseguiria sobreviver, seja por dificuldade em movimentar-se, produzir trabalho, deitar-se para dormir, alimentar-se, enfim você teria uma dificuldade sem limites para elaborar quaisquer atividades.
    A proporção áurea é o que de mais perfeito existe na natureza, porque com ela você movimenta dispendendo o menor esforço possível, você trabalha sem fatigar por horas a fio, seus braços são feitos na medida certa para movimenta-los, para a frente, para trás, alcançar todas as partes do corpo (ou quase todas). Suas pernas são órgãos de extrema eficiência, onde a armonia dos ossos da coxa, pernas, pés, dedos estão aptos a exercer esforço com a maior eficiência que uma máquina por mais perfeita feita pelo homem, jamais alcançaria.
    Eu poderia citar aqui, centenas de ações que podemos efetuar com nosso corpo, mas seria alongar demais.
    Espero que quem ler esse post, entenda o porque da DIVINA PROPORÇÂO e pare de fazer piadas imbecis a respeito de tão importante fenômeno. Fazer chacotas sobre esse assunto, é chacotar você mesmo, pois você é a DIVINA PROPORÇÃO em pessoa.

  32. Roni Gomes disse:

    Caramba, nãio sabia nada disso!
    Que assunto legal!
    Gostei muito

  33. Roni Gomes disse:

    Caramba, não conhecia nada disso!
    Gostei muito desse post! Vou pesaquisar mais sobre isso!

    Parabéns!

  34. Elisabeth disse:

    Lourival Pereira .Gostei muito da sua resposta . Se todos pudessem entender a linguagem de DEUS nas pequenas coisas e na própria natureza ,tudo seria diferente .
    O jovem que tivesse essa percepção daria muito mais valor ao seu próprio ser ,se desvencilhando de tudo que lhe causasse a própria ruína . Ele se daria conta que é a verdadeira obra de arte Divina ,aqui na Terra …

  35. Luan disse:

    Muito boa explicação, mas queria que você explica-se a relação entre o número phi 1.618 e a proporção divina, se for possivel.Vlws

  36. xd disse:

    sr. canha proporção aurea é a mesma coisa que razão aurea ?

  37. Henrique disse:

    Interessante, Fibonacci lançou a idéia, que futuramente foi desmembrada por Davinci. Pra mim, em minha modesta opinião Fibonacci foi o cara mais maluco e pirado de todos os tempos. Matemático nato e singular!!

  38. isabelly disse:

    Canha,me explique como issa funciona??
    Eu ja pesquisei em todos os lugares mas nao entendi!! vc pode me ajudar??

  39. isabelly disse:

    nao entendi como isso funciona!!!

  40. Manoel Cosme disse:

    OI Aurea !!! Semana que entra vou dar uma aula (Odontologia / Estética / Implante /Prótese / Reabilitação Oral ) dei um pulo neste fórum p'ra lembraro que escrevi pois ja havia esquecido.
    (Sou desses que "nunca sei o que estou pensando antes de ouvir o que estou dizendo"). Achei seu comentário e fiquei feliz. OTIMISMO, meu bem, OTIMISMO e bola p'ra frente. Mas, às vezes é necessaria uma parada e um retorno para ver se continuamos mais ou menos coerentes com aquilo que falamos há algum tempo atraz. Os tempos mudam muito e é absolutamente necessário que se mude muito, tambem, para continuarmos a sermos os mesmos. Abraços aos "Proporcionais Auricanos".

  41. Manoel Cosme disse:

    Perdão. Meu email é: drmanoelcosme@hotmail.com.

  42. Anne disse:

    nao entendi nada

  43. Sarah disse:

    Puts mano, esse baguio eh muito eskizitoo de intendee…
    Tendi anda ateh agoraa

    Mas um dia eu consigoo!!
    Fui

  44. Sarah disse:

    Nossa Anne eu conheço vc!
    rsrsr

  45. Anne disse:

    alguem me explica o q é isso!!!!!!!!!!!!!!

  46. Sarah Nádia disse:

    uashuashuah
    depois pode deixar q a Dagmar te explicaa!!
    rssr

    Bjuss
    =D

  47. bruna disse:

    nossa cara nao tô entendo nada,minha cabeça tá pra esplodir ,da pelo amor de deus falar portugues aii

  48. jéssica shakisss disse:

    srsrsrrsrrssrrsrrsrsr ptss vaiii piiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  49. Sarah Nádia disse:

    uashuashuah
    ela tah falandoo em português, eh nóis q eh burra q num intende
    rssr
    zuera

    fui

  50. Anne disse:

    néeeeeeeeeee

  51. jéssica shakisss disse:

    gostouu anne bicho arretado esse em

  52. karolanny disse:

    nossaa…. que legal…isso e muito interressante meu prof me passou um trabalho sobre a divina porpossão :)
    EU FICO LOQUINHA QUANDO COMEÇO A PENSA SOBRE ESSAS COISAS :*

  53. Lourival Pereira disse:

    O Pi, matemáticamente exemplifica a divisão , a razão, entre a circunferencia e o diâmetro de um círculo (de qualquer tamanho), cuja leitura daria 3,1416, já phi matemáticamente também designa a proporção entre a diferença de valores dos numeros seguidos da proporção áurea. Por exemplo: 1, 1+1=2; 2+3=5, 3+5=8; 5+8=13; 8+13=21; 13+21=34; 21+34=55, 34+55=89; 55+89+144…. e assim por diante. Vamos saber então a diferença proporcional entre 89 e 144. Dividindo 144 por 89 daria: 1,61779775 práticamente 1,618 que é o phi.

  54. Pâmela disse:

    Oi Manoel , gostei muito das suas respostas e queria parabenizá-lo por isso, você explicou muito bem o que é proporção áurea e também me ajudou muito, pois vou fazer uma feira cientifica sobre isso e queria umas ideias, agora já consegui. :)
    muito obrigada pela ajuda! bj

  55. Olá, parabéns pelo blog, pelos posts, tem um livro bem bacana que aborda a proporção na natureza, O POER DOS LIMITES – Harmonias e Proporçoes Na Natureza de Gyorgy Doczi, Editora Mercuryo. Abraço

  56. ERRATA desculpe, engoli o D no titulo do livro O PODER DOS LIMITES, aproveito pra mostrar alguns trabalhos que fiz que utilizei, ora propositadamente, ora instintivamente, a proporção áurea. http://tinyurl.com/25o3awl e http://tinyurl.com/28kqsnm , http://eliassilveira.blog.uol.com.br/arch2006-06-
    abraço

  57. Bem, uma coisa que percebo é que essa proporção divina é meio automática, ao planejar e desenhar nós fazemos isso sem pensar, e depois que descobrimos o que é, nós a usamos mais ainda.
    Mas parece que por estar em tudo, incluindo na natureza, nós nascemos com ela.

    ps: eu sei que ficou confuso, estou com sono ainda.

  58. donizete disse:

    tem alguem ai que entereça entrar em uma coperativa proporçao alrea. os retorno sao rapido voce paga 64 de cota a cop. fica com 16 para p/ adimistraçao 48 volta p/ rede voce indica 2 pessoas e ja começa o retorno e dai que renda cresi .donizetesoares92@hotimail.com

  59. simplesmente adorei o assunto

  60. […] nas suas criações. O que mais marca no processo de criação de seus Logos é, sem dúvidas, a Lei Áurea. Ele focou bastante nisso. Tanto que eu achei até estranho, pois eu aprendi a Lei Áurea (ou […]

  61. É bem interessante… O conceito é real e aplicável, mas confundi um pouco e claro exige um estudo mais aprofundado pra entender essa aplicação.

    Agora está presente em tudo com certeza, basta começarmos a observar…

  62. Lucas Rodmo disse:

    Quem entende a importância da Proporção Áurea vai ser um artista, no mínimo, competente. É a expressão do belo por um constante. VOCÊ TEM IDÉIA DO QUANTO ISSO É FODA PRA CARALHO??? Deviam mudar o nome da Proporção Áurea pra Proporção Fodapracaralho, ou pra deixar tudo mais clean, Proporção Foda. Aprendam com Fibonacci e La Corbusier… Sejam fodaspracaralho vocês também ;D

  63. L@ndo disse:

    a isso nem me surpreendeu
    eu sabia td isso e ainda vi algumas a mais
    em donald no pais da matemagica, e outros links
    como o da revista veja entre outros aconselho vc a ler
    o livro de mario livio e dai vc vai perceber q nao sabe nada de razão áurea

  64. alex disse:

    canha , rachei de rir deste post, me lembra o filme numero 23 kkkk
    sempre que possível post mais e mais princípios assim tenho um livro que tem vários princípios de design , da Bookman

    sempre leio seu blog, mas nunca comento

    valew

  65. Bosco Fonseca disse:

    Fiquei pensando…
    Não existe nada criado ao acaso que seja perfeito, muito menos que guarde a proporção áurea.
    Assim sendo, uma vez que a proporção áurea está presente em todo universo, não será ela a prova da existência de Deus? De que Ele é o grande arquiteto do universo?

  66. Osmair disse:

    kkk sua Kbça explodiu, !! NerdCast na área.

  67. severino silva disse:

    não entendi porra nenhuma. parece um bando politicos, cada um largando verborragia sem nem mesmo saber o que ta falando. proporcionalmente a nada, entendi tudo…kkkkkk

  68. severino silva disse:

    digo, parece um bando de politicos, talvez de papagaios. mas ja vivi alguma coisa. no dentista, p.ex. ele vem medir a face, os maxilares. viram? ja to entendendo….

  69. Paulo Amorim disse:

    a foto da modelo cm um [alicate] compasso no meio djavascript: IDPageLoad(2, 'previous')os olhos eh hilária kkkkkkkkkkkk

  70. JuniorLeal disse:

    me explica essas linhas vermelhas e branca ai?

  71. Penso que: se escolhermos outra proporção, também encontraremos exemplos na natureza…

  72. Isabella disse:

    Isso está no livro do Codigo da Vinci =P

  73. Jonathan Machado disse:

    Parece que vejo um monte de embalagem de cigarros por todas essas fotos…

  74. Dan10sdk disse:

    Tem algum software que através de pontos numa imagem realize esses calculos ?

  75. Andreas disse:

    n sei como n entendem
    eh bem simples
    tudo eh feito á partir de uma coisa: divina proporção

  76. Interessante … fui investigar o que seria Proporção Áurea, porque no curso de inglês foi mencionado (Golden ratio), fui traduzir e também não entendi* HDUSHUDHSU 

    Enfim, não sabia que existia esse padrão … que loucura! Então tudo é feito apartir dessas linhas? ;o 

  77. Dayvid Carlos disse:

    Sensacional!!!!!!!! brilhante o poder da matemática e a sua aplicação!!! parabéns!!

  78. Gabie Batarra disse:

    Adorei !!
    Já li vários artigos sobre o tema, porém esse post explicou tudo com muita simplicidade e do modo nerd kkkkkk

  79. mila disse:

    Puxa vc é facilitador, comecei  entender melhor sobre o assunto teria como  aprofundar +.

    parabéns.

  80. Amo Demetria disse:

    what?? não entendi nada!

  81. […] – O que é proporção divina […]

  82. […] – O que é proporção divina […]

  83. mosália disse:

    mais que demais! amei…

  84. rita disse:

    tendii nada

Deixe uma resposta