Entrar na Universidade é o sonho de centenas de pessoas: o mundo acadêmico, onde você vai se preparar e ser instruído por ótimos profissionais para se tornar um grande Designer. Infelizmente, nem sempre as coisas são assim.

Pode parecer que estou sendo pessimista, mas é um fato: nem todos seus professores serão bons. Alguns serão despreparados, outros simplesmente não terão vontade de ensinar, etc. Infelizmente essa é uma situação impossível de se evitar completamente, mas podemos amenizar as perdas que um professor mal preparado causa em nosso ensino.

Os motivos para um professor “ruim” não de restringem a falta de vontade em dar aula, vão muito além disso: remuneração injusta, excesso de trabalho, obrigatoriedade em dar aulas que não são de sua área de conhecimento, etc. Não podemos julgar nenhum profissional sem ter certeza de quais são seus motivos.

Infelizmente, a maioria das Universidade hoje não tem profissionais especializados em todas as áreas de conhecimento do Design, por isso um dos problemas mais comuns é vermos professores dando aulas que fogem completamente de suas linhas de pesquisa.

Aproveite o que há de melhor

Tudo bem, algumas cadeiras serão ruins, você não vai aprender quase nada, mas você também terá bons professores. Aproveite esses professores ao máximo; converse, questione, ajude e peça ajuda, não se restrinja apenas ao ambiente de aula, tente trabalhar lado a lado com seus professores em projeto de pesquisa, troque informações com eles.

Acredite: seus professores podem lhe ensinar muito, e geralmente eles se sentem orgulhosos quando algum aluno é receptivo e corre atrás de mais informações, então não tenha vergonha. Outra dica importante é não se restringir aos professores da área que você mais gosta: aprenda de tudo um pouco: de psicologia a branding. O Design se expande por diversas áreas, e para ser um bom profissional é necessário ter o mínimo de conhecimento a respeito delas.

Vá atrás daquilo que falta

Algumas cadeiras que temos na faculdade não tem muita importância na vida profissional, isso é fato. Mas muitas delas são de vital importância, e se seus professores não derem uma boa aula, você vai se ver obrigado a ir atrás de mais informações.

Uma saída é sempre buscar referencias de leitura para conhecer mais a fundo a área e depois começar a buscar artigos e textos em sites e blogs. Conversar com profissionais e com outros professores pode ser uma boa alternativa, mas no final o nível de qualidade do seu ensino vai depender exclusivamente do seu interesse.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados