Entenda o que são planos de marketing e faça o download de alguns modelos para usar de referência.

Modelos de planos de marketing para download grátis

Marketing é uma parte essencial da vida de um designer. No entanto, um designer não é necessariamente um marketeiro, mas precisa saber de algumas coisas importantes desta área. Entre eles está o plano de marketing. Ele é uma das ferramentas mais importantes; serve para determinar o que é o seu produto, para onde ele vai e como ele vai lá.

O objetivo do plano de marketing é equalizar a matriz SWOT (Strenght, Weakness, Opportunity, Threats) – em português, FOFA – pontos Fortes, Oportunidades, pontos Fracos e Ameaças. Ou seja, transformar os pontos fracos em pontos fortes, as ameaças em oportunidades.

Modelo de Matriz SWOT - exemplo

Exemplo de matriz SWOT do Grupo xCake

O plano de marketing é um documento que trata de tudo: desde a descrição do produto ou empresa a ser “marketado”, as estratégias de marketing que serão empregadas, o tempo levado, os custos gerados e retorno planejado. Em sumo, é o documento que será o guia do produto ao sucesso.

O plano de marketing é bastante utilizado por start-ups (empresas virtuais que estão surgindo no mercado) para conseguir levantar dinheiro de investidoras – serve também para empresas físicas, mas vou focar principalmente nas virtuais.

Um plano bem elaborado pode facilmente render a um contrato bom que vá fazer a empresa decolar, como foi o caso da brasileira Boo-Box que elaborou um plano de marketing interessante e acabou recebendo o investimento de uma empresa especializada no assunto.

Os modelos de plano de marketing disponíveis para download aqui são bem auto-explicativos. No entanto, existem umas regras a serem seguidas:

  • 1) caso vá utilizar um modelo, fique com aquele modelo até o final. Nada de misturar modelos, pois gera confusão no final das contas.
  • 2) seja o mais descritivo possível. Não adianta dar como descrição do seu produto “um produto que irá revolucionar o mercado”. Por que ele irá revolucionar o mercado? O que ele faz que outros não fazem?
  • 3) deixe o resumo executivo por último. O primeiro capítulo do plano de marketing é sempre o último a ser feito, pois aí você já tem uma noção boa e firme do que vai ser feito.

[tweegi-button name=”modelomarketing”]

Receba planos de marketing em seu e-mail

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados