Não podemos negar que desenhar é essencial para qualquer designer; mas afinal, como aprender a desenhar? Desenhar é um dom ou uma técnica?

O (falso) talento de desenhar

Antes de qualquer coisa, vamos desmentir essa história de que desenhar é um dom. Desenhar é prática e treinamento, não um dom especial. Ler mentes é um dom especial, ver através de paredes também, mas desenhar não.

Claro que algumas pessoas tem mais facilidade para desenhar do que outras, mas isso não é uma particularidade do desenho. Algumas pessoas tem facilidade em resolver contas, outras tem em desenhar.

Dito isso, vamos ver como aprender a desenhar.

Percepção e observação

Betty Edwards é autora de um livro chamado Desenhando com o lado direito do cérebro. Segundo a autora, desenhar não é uma questão de coordenação, como muitas pessoas acham, mas sim de percepção de formas. Segundo Edwards, uma pessoa com coordenação motora suficiente para escrever o próprio nome é completamente capaz de desenhar com qualidade.

Para desenhar bem, primeiro precisamos aprender a enxergar. Quando estamos começando a desenhar, temos o hábito de desenhar o que sabemos sobre a forma, e não o que estamos vendo de fato. Por exemplo, se você for desenhar uma mesa você sabe que vai desenhar um móvel que possui uma base grande e quatro pernas (modelo mais comum). E assim, a maioria dos iniciantes desenha a parte superior da mesa muito maior do que ela realmente é, porque no lugar de desenhar o que está enxergando, desenha a imagem gravada na memória do que é uma mesa.

Sendo assim, o primeiro passo para aprender a desenhar é esquecer tudo aquilo que você sabe sobre a forma e desenhar apenas o que você esta enxergando. Parece fácil, mas geralmente não é.

Betty Edwards recomenda desenhar usando como base as formas negativas, pois assim não estereotipamos os reais formatos.

Encontre as formas básicas

Principalmente enquanto estiver aprendendo a desenhar, é importante começar o desenho esquematizando com formas mais simples. Se você prestar atenção, verá que tudo o que vemos pode ser simplificado a formas básicas, o que ajuda muito na hora de definir as proporções das formas. Um sofá pode ser simplificado em um retângulo, uma garrafa em um cilindro, etc.

Não se limite a tutoriais

Uma rápida pesquisa no Google e encontramos centenas se tutoriais de como desenhar passo-a-passo. No entanto, esses tutoriais são, na minha opinião, receitas de bolo. Você aprende a desenhar determinada forma, mas não estimula sua percepção. No lugar de tutoriais, desenhe observando a realidade, desta forma irá aprimorar sua capacidade de enxergar.

Desenhe formas tridimensionais

Ou seja, desenhe objetos, animais ou pessoas reais, não imagens. A percepção que temos ao desenhar uma cadeira observando uma foto é muito inferior da que temos ao desenhar olhando para uma.

Desenho de memória

Desenhar alguma coisa, seja o que for, que não estamos observando é muito mais difícil. Não só não temos onde olhar para verificar se estamos desenhando corretamente, como corremos o risco de estereotipar nosso desenho, ou seja, não desenhar a forma como ela realmente é.

Algumas pessoas conseguem desenhar perfeitamente algo apenas lembrando de como ela é, mas a princípio é muito mais recomendado desenhar observando do que lembrando das formas.

Primeiro o desenho naturalista

Tudo bem que você pode gostar de desenhar monstros, mas é muito mais fácil de adquirir as noções do desenho (tais como proporção, equilíbrio, etc) com o desenho realístico do que com o desenho estilizado. O ideal é aprimorar os traços naturalista e estilizado ao mesmo tempo, pois  à medida que você vai praticando, ambos os desenhos vão evoluindo.

Preserve seu traço

Cada pessoa tem um traço diferente. Alguns usam poucas linhas para representar o que querem, outros precisam fazer uma verdadeira riscaria para desenhar. Definir um traço no desenho pode demorar, mas depois que você alcança-lo, não o perca. Seu traço define você.

Ame desenhar

Nada é mais importante do que amar aquilo que fazemos. Se você não amar desenhar, acredite, você não vai desenhar direito. O desenho exige dedicação, principalmente se você tiver um pouco mais de dificuldade de percepção. Sinceramente, se você não ama desenhar, não desenhe.

É isso ai pessoal! Até o próximo post! ;)

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1425393470 Marcelo Bertholdt Aymone

    Arte é Dom, apenas desenho é prática.

    • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

      Concordo, o problema é que tem muito designer prepotente que se acha superior por saber desenhar bem, mas na hora de aplicar o desenho não faz grande coisa!
      Obrigado por dar sua opinião cara! =]

    • Lucas Oliveira

       Arte não Design.
      Design e Ciência.

  • Liara

    Sou estudante de Design na UNESP Bauru/ SP, amo desenhar, desenho desde criancinha e sempre estou rabiscando o que estiver na mão, até guardanapo de lanchonete. Mesmo assim achei as dicas desse post muito válidas e bem interessantes, pois nunca é demais ouvir os conselhos de outros desenhistas, opiniões, experiências pessoais, títulos de livros.

    • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

      Também acho muito válido conhecer opiniões diversas Liara!
      Recomendo muito a leitura de Desenhando com o lado direito do cérebro, o livro é muito bom a ajuda no desenvolvimento da percepção!
      Abraço!

      • Liara

        Oi Robson, que legal encontrar gente com a mesma opinião! Apesar que opiniões diferentes geram idéias muito ricas. Achei este livro na faculdade, vou locar um dia desses, obrigada pela resposta e pela recomendação!

        Abraços!

  • Cristina

    Você andou lendo Betty Edward, ‘Desenhando com o lado direito do cérebro’? rsrs

    • Robson Godoy

      Sim! =]
      O livro me ajudou bastante a aprender, por isso é uma leitura que eu recomendo!

  • http://www.facebook.com/people/Fabianno-Cabral/100003470671337 Fabianno Cabral

    Vou cursar Design Visual e não sei desenhar. Vou sofrer nas aulas de ilustração. Mas vamos lá vu conseguir. 

  • Lucas Oliveira

    Desenhar nunca vai limitar o projeto de um Design meu caro.

    • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

      Claro que não, mas saber representar graficamente aquilo que projetamos é importante!
      Da mesma forma não basta saber representar com perfeição se não soubermos projetar!

  • http://www.facebook.com/people/Juliane-Rodrigues/100001280125054 Juliane Rodrigues

    Quer sinceridade: desenhar é 0,5% talento, 45% prática e 50% criatividade… Este, que nos últimos tempos está em falta…

    • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

      Nesse post tratei do desenho como representação, não como interpretação (como é o exemplo da ilustração), mas concordo que criatividade também é importante no desenho representativo, no entanto, ainda acredito que prática seja muito mais importante.
      Mas é claro que cada um têm sua opinião pessoal, essa foi a minha! =]

  • Jennifer Monte

    Sério.. Era exatamente posts assim que eu tava querendo ler! :D
    Vou cursar Design e quero aprender a desenhar..
    Mas o difícil msm é começar..

    Vlw pelo post e pelo blog q é MARAVILHOSO!
    ;)

  • http://virnoide.deviantart.com Virna Varela

    Gostei muito do post, e concordo plenamente. Sempre tendemos a desenhar algo que desenhamos desde a infância, por exemplo. E geralmente o desenho sai repetitivo se não evoluirmos a observação/percepção. :)

  • Ronan

    O conteúdo do blog tá ficando fino. Parabéns pelos artigos. Sem dúvidas o Design Blog vem me ajudando muito na minha formação profissional. Valeu!

  • http://www.facebook.com/TheAnnandah Ananda Feliciano

    Esse blog é perfeito. Vou Começar  minha Facul agora na São Judas de Design, e estou vendo que o blog vai ser super hiper mega power ranger útil pra mim. Você consegue deixar as coisas simples e descomplicadas. Parabéns, nem pense em parar de escrever! hehe

    Um Beijinho.
    Att, Ananda Feliciano.

  • http://twitter.com/bernardoremus Bernardo Morais

    Muito bom :)

  • http://theusfalcao.com Theus

    Eu quero cursar Design Gráfico e gostaria de aprender a desenhar, acho que vai me ajudar muito. Enfim, o blog é leitura diária! É impressionante como de longe é o melhor do nosso país.

    Quero aproveitar o espaço e pedir uma umas dicas de cursos relacionados ao design, que tem vários e as vezes me perco nisso, e as faculdades. Me ajudaria muito e creio que outros também. Parabéns pelo blog.

  • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

    Obrigado por todos os comentários pessoal!! Isso me incentiva a continuar escrevendo! =]
    Abraço!

  • isabel Cristina Bueno

    Gostei muito do blog, principalmente esta matérias, parabéns..

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001635556483 Jéssica Hanae Oseki


    Desenhar é prática e treinamento, não um dom especial. Ler mentes é um dom especial, ver através de paredes também, mas desenhar não. ” hahahah adorei!

  • http://www.imagemturbo.com/ imagemturbo.com

    Bom post! Realmente quanto mais se pratica, mais nos aprimoramos na arte de desenhar.

  • André Ito

    Cara! 
    Legal o seu blog! Parabéns!
    Sou estudante de Publicidade e o que tem aqui vai ser muuuuito útil pra mim!

    Abraços!

    • kenin

      concordo plenamente

  • Vinícius Silva

    Muito bom o post Robson. Eu sinceramente nunca vi alguém desenhar sem ter talento, nunca conheci ninguém que desenha hoje e não desenhava quando criança ou que desenha com frequência. 

    Até mesmo porque, tirando as exceções bem remotas de alguém sentir o gosto pelo desenho de uma hora para outra e que para alcançar a “perfeição” precisamos gostar, logo encontramos o talento na história…
    Desenhar é como o futebol. Alguém aqui conseguiria ser um Pelé? 
    Abraço a todos…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000197505413 Murilo Pimenta

    Gostei do Post mas posso fazer uma observação?
    Algo que eu acho importante também é procurar por referências, procure por referências, pesquise e etc, eu gosto de analisar algo que chamam de “scratchboard” isso me ajudou muito! Referência são essenciais, não tenham medo de telas! 

  • anonimo

    legal esse saite e show

  • Foster Designer

    Em Design o básico é o conceito, a filosofia envolvida no trabalho!!! O quê você quer criar ou fazer de que forma e para quem ou o quê! Para você se expressar, falar, apresentar suas soluções é necessário que você consiga transmitir suas ideias, o conceito e, claro, o resultado onde você quer chegar. Infelizmente em nosso país as faculdades e escolas de Design,não tem uma cadeira que se chama ilustração ,expressão ou simplesmente Desenho em Design!!! Nosso ensino é atrasado e falho!!! Insuficiente para a exigência  do mercado!!!

    Não temos aqui a tradição dos Americanos nessa área ou dos Europeus e Asiáticos que tem isso desenvolvido por séculos!!! Ou aprendemos de “orelhada”, copiando ou vamos buscar nos LIVROS (Na época da Internet, para nós é importantíssimo ler livros!!!!) ou nos malfadados tutoriais do You Tube da vida! Hoje no mundo, se um Designer não souber as técnicas atuais e usar profundamente os Softs de ilustração e principalmente de 3D / Renderização hiperrealista, pode esqueçer !!!  Nas grandes empresas e estudios, só excelentes profissionais extremamente treinados são contratados para trabalhar! É um caminho árduo, difícil, CARO,MUITO CARO, desanimador e com uma concorrência ferrenha de nivel internacional!!!

    Lá fora e aqui dentro, hoje, pois não se esqueçam que temos nossos colegas de fora com uma imensa bagagem profissional, oriundos de excelentes cursos e com técnicas e materiais que jamais poderemos por as mãos por aqui. Agora vocês devem estar dizendo…mas eu tenho talento e criatividade e com isso eu consigo competir com eles!!! Talvez se você tiver oportunidade, GASTAR RIOS de DINHEIRO e for um sortudo!!! Senhores, DESIGN é uma das profissões mais competitivas do mundo e para se formar, uma das mais caras!!!! A Tecnologia nos lançou nessa situação e as empresas não querem só talento e criatividade, querem um cara que esteja na posição certa, com o treinamento certo para atender a eles com segurança e principalmente COMPETÊNCIA necessária para atendê-los!!! Você tem que chegar pronto e sabendo o máximo que puder!!!  Portanto se você quer ser Designer e não souber desenhar, não tem talento….me desculpem gente, ESQUEÇA!!! Design não é uma profissão burocrática só, ela exige muito do minimo e esse minimo é saber se expressar muito bem e para isso precisa-se de Desenho desde o simples lapis com Grafite até os caros Caran D`ache, passando para os marcadores custando R$ 80,00 por caneta e que vem num estojo de 3000 canetas!!! E depois entramos nos softs e no maravilhoso computador com uma configuração de peso para fazer renderizações em 3D Max por dias e para recebermos no final R$ 800,00, R$ 1000,00 reais de salário!!! 

    Fiz esse texto para mostrar nossa atual realidade e responder a quem quer entrar nesta profissão multidisciplinar que o caminho é espinhoso,precário, extremamente difícil e hoje vergonhosamente,não digo mal pago, mas sim não pago!  Imagina agora se você não tem que saber desenhar para ser Designer??? Está respondida essa pergunta???     

    • http://www.facebook.com/people/Robson-Godoy-da-Rosa/1383416035 Robson Godoy da Rosa

      Olá!
      Concordo que saber desenhar é importante, e que esta deveria ser uma tradição em qualquer escola superior de design/desenho industrial, mas você está errado ao dizer que nenhuma Universidade do país tem cadeiras de desenho e ilustração.
      A minha universidade, por exemplo, tem duas cadeiras de desenho de observação e duas de desenho de interpretação já no primeiro ano de curso, e no segundo mais duas cadeiras de ilustração, além de cadeiras de quadrinhos e animação, e as cadeiras mais clássicas (identidade visual, sinalização, fotografia, etc), e sempre há uma grande valorização do traço manual, sendo que o computador entra como um elemento de finalização dos trabalhos.
      Acredito que o Brasil já conta com boas instituições de ensino, mas admito que esse valor ainda é insatisfatório, e a consequência disso são profissionais mal preparados para o mercado de trabalho!

  • Vanair

    carra  eu adorei

  • Foster Designer

    Caro Robson, Quando falo que os cursos e faculdades não tem cadeiras de Desenho é pelo que é dado nessas cadeiras! Nos EUA , segundo soube, é uma das principais cadeiras de qualquer curso, na Europa nem se fala….. Fico satisfeito de saber sobre isso em sua faculdade, mas mais uma  vez não temos tradição de desenho, copiamos mais do que criamos. Tenho saudades do traço do Henfil, venero o Ziraldo, Temos muitos ilustradores excelentes, mas para Ilustração apenas copiamos. Em HQ o Mauricio de Souza é um caso a parte…mas até ele está hoje copiando os Animê dos Japoneses….o Brasil ainda vai penar muito para ter sua própria identidade em HQ. Agora para o Design, é outra coisa… não há estilo!!! O Designer não pode ter estilo, tem que ser práticamente inócuo!!! Em Design automotivo temos o Nelson Lopes  Ex -VW e dono da ICONDESIGN que tem um traçado em marcadores excelente!!! Mas ele aprendeu na “paulada” dentro da VW em Wolfsburg.  Hoje os Softs 3D ou o Photoshop, nos garantem uma possibilidade se tivermos antes uma bagagem própria…vinda de casa!  O que quero dizer para você e para todos que o Desenho tem várias facetas..HQ é uma linguagem, Game é outra e Design é outra!!! Lamento dizer que HQ e Game não é Design!!! (Vão me trucidar por isso!)  HQ, Ilustração e Game são considerados Desenhos de arte, ilustração e não de Design!!! Design tem uma outra linguagem…que não é para enredos é para apresentação de idéias e projetos e não para enredos de histórias!!! Aqui no Brasil, por causa do nosso mercado de trabalho confuso, vilipendiado(vá procurar no Babilon) e pressionado pelos Jobs das Agências de publicidade, estamos hoje em um verdadeiro enrosco de conceitos e filosofias…. Agora cá entre nós….o que HQ e Game estão fazendo dentro de um curso de Design??? Dá para entender??? É isso, espero que tenham entendido esses conceitinhos básicos que hoje viraram xarivari, por causa da história da ilustração e do desenho em nosso pais.  Abraços para todos!!!

  • Nadjane Soares

    Gostei muito deste conteúdo postado pelo Robson Godoy

  • Luquinha0611

    muinto bom o blog agora sou desenhista

  • Teves

    Ótimo post,  melhor tutorial que já vi, sem duvidas explica muito melhor do que vários sites ja vistos por mim.Ficou muito bom mesmo.

  • Victoremanoel 11

    obrigado pelas dicas

  • Tiana

    Amei as dicas !!!!!

  • wagner

    muito bom,agora para desenhar eu tenho mais calma e equilibrio nos meus dedos
    .valeu ai

  • Rafael Costa

    gostei desse artigo principalemente por mostrar a importância que tem um designer saber desenhar, em minha opinião ele (o designer) pode até suprir essa habilidade com ferramentas de computação mas estará em certa desvantagem em relação a profissionais que sabem desenhar com técnica.

  • Mariana primo

    Design blog, esta na minha barra de favoritos, muito bom o conteúdo de vocês, e esse conteúdo em especial aprendi nas aulas de ilustração do meu curso, e sim betty edwards é referencia!!

  • Liana

    RIDICULO SITE POH NÃO DA PARA APRENDER A DESENHAR NADAAAAAAAA HORRIVEL SITEEEEEEEEEEEEEE

  • kelle

    issso e uma porcaria

  • gabrielle

    eu gostei desse blog,pq ele ensinou muitas dicas para principiantes(que é o meu caso).por isso eu aconselho esse blog para qualquer um que deseja dicas para aprender a desenhar!! =D

  • Guilherme

    caros idiotas que estão criticando; esse post não irá literalmente lhe ensinar ensinar a desenhar, o que esse post está fazendo é apenas incentivando a pessoa que tem paixão pelo desenho (como eu). E eu concordo com tudo isso que está escrito, é preciso realmente amar desenhar, eu desenho todos os dias à muito tempo, e concordo também que desenho não é um dom, é a capacidade de percepção e treino, força de vontade, sem isso você nunca vai aprender a desenhar, a coisa que eu mais gosto de fazer é desenhar. Bom cara valeu pelo post, à pessoas iniciantes, que querem e tem força de vontade, irá ajudar muito!

    • marco

      me ajudo muito mesmo

  • Débora Nascimento

    Estava procurando algo sobre desenhos e gostei muito do seu post!parabéns, você é realista e dá sem frescuras uma noção para quem nunca desenhou.
    MUITO BACANA!

    Continue assim!

    Beijos, Débora.

  • http://www.facebook.com/matheusmf.mf Matheusmf Mf

    nao amo desenhar e desenho bem

  • Clara Dantas

    Amo Desenhar Mais Não Aprendo Ah Desenhar Coisas Reais Desenhos Não Tenho Talento Mesmo

  • José Lopes

    Preciso aprender a desenhar, me ajuda em muito reduzir o tempo que gasto fazendo um logotipo e ate mesmo projetando a estrutura de um site

  • hellen

    ei

  • hellen

    eu que a desenha]

  • hellen

    thai

  • hellen

    eu

  • hellen

    eu quero

  • hellen

    eei como vai com