Você já se perguntou se você é criativo? Pessoas são atraídas aos tipos criativos, seja essa pessoa um artista, um designer, um escritor, não importa; estamos sempre querendo saber como a mente do criativo funciona. Mas afinal de contas, quais são as características básicas de pessoas criativas?

Pessoas criativas

Podemos ter criatividade em qualquer área profissional. Chefs são criativos na cozinha, vendedores são criativos nas estratégias para vender mais. Um estudo conduzido pelo BitRebels encontrou as 5 características presentes nas pessoas criativas de diferentes áreas:

1. Pessoas criativas são curiosas

Eles fazem perguntas o tempo todo. Quando eles vêem algo ou descobrem algo que eles não entendem, eles fazem um esforço extra para aprender tudo sobre como aquilo funciona e como aquilo pode beneficiar a eles e a outros.

2. Criativos gostam de desafios

Eles não fogem de desafios; eles encaram o problema de frente. Quanto maior o desafio, mais aquilo os intriga. A maioria das pessoas criativas também são ótimos “solucionadores” de problemas.

3. Criativos não tem medo de experimentar

Pessoas criativas correm riscos e não tem medo de provar algo novo, seja um processo, um aparelho ou uma fórmula. Experimentar é uma forma de analisar o que funciona e o que não funciona. Eles não vão esperar outras pessoas ditarem o que devem fazer, os criativos lidam.

4. Pessoas criativas tem padrões altos

Eles não se acomodam com nada menor que o melhor. Pessoas criativas sempre procuram fazer algo melhor, e nunca param de aprender.

5. Criativos sabem como aceitar e dar críticas construtivas

Esse é um dos maiores problemas de designers atualmente: eles não sabem aceitar críticas (inclusive, escrevi um post sobre como você pode lidar com críticas construtivas). Mas não importa o que fazemos, pessoas sempre vão falar algo sobre seu trabalho, seja algo bom ou ruim. Pessoas criativas conseguem aceitar críticas e torná-los em oportunidades. Eles também sabem como dar críticas construtivas. Como eles tem padrões elevados em relação a si mesmos, os criativos sabem que críticas conseguem ajudá-los a melhorar seu trabalho.

Você acha que você é criativo? Você se identificou nesta lista? Comente abaixo!

Traduzido e adaptado de BitRebels

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • Juliana

    Tenho sérios problemas com o item número 5.

  • http://www.surgir.com.br Henrique

    acredito que a criatividade as vezes acaba vindo pra quem sempre está de olho nos detalhes, por exemplo em um filme vc presta atenção nas tomadas de câmeras, vê a diferença de uma grande produção pra uma produção mais simples, mas que se equivalem no que se diz a criatividade, e isso também se aplica na nossa área, pois, nem sempre o trabalho com mais brilhos, efeitos vai se sobressair aos mais simples, acredito que isso pode ser sim um diferencial: DETALHES

  • http://www.alberthweb.com Alberth

    Sempre procurava dar o melhor de mim em meus trabalhos, porém trabalho ganhando um salário mínimo e 8hrs por dia inclusive aos sábados. Não tenho mais paciência pra isso, a grande maioria dos trabalhos que faço no meu emprego tento fazer da forma mais rápida para que não perca tanto tempo.

    • http://wthiagomendes.blogspot.com Thiago Mendes

      Então Alberth, eu também trabalhava desta forma, mas quando comecei em gráficas, eles exploram mesmo… A única forma que eu encontrei de evoluir foi ir arriscando e aprendendo, cada vez mais, sem medo de errar. Até hoje gosto de aprender, de desafios, não tenho medo de pedir as contas, mas claro, fico com os pés no chão ao tomar uma atitude dessas… Hoje posso até te dizer q estou bem, no emprego que eu sempre quis, e estou me esforçando para ser alguem mais importante, porque aqui eu sei que irão reconhecer meu esforço e me resompensarão, enquanto que em outros lugares não tem esse negócio, é trabalhar 8h por dia e pronto…
      então meu conselho é este: acredite e arrisque, senão você nunca vai crescer profissionalmente

  • http://dinfowebstudio.com.br Danirl

    O 5 e muito dificil pra mim preciso melhora :)

  • http://www.zuinn.com.br/design_leal Bruno Cesar Leal

    haha nao me acho mais criativo [2] sauhsus

  • http://twitter.com/Paulrique @Paulrique

    Acho que é um bom ponto de partida pra uma discussão sobre isso, claro, se for interessante a alguém. Mas eu não acho que essas características definem todo tipo de pessoas criativas.

    Com os itens 1 e 5 eu me encaixo, mas os outros, principalmente o 4, é relativo, pois eu prezo primeiro pela funcionalidade, enquanto o mercado de hoje em sua maioria procura pela estética. E quanto aos itens 2 e 3, não é qualquer desafio que eu me inclino a experimentar, apesar de querer saber de tudo, inclusive pelo fato de eu não conseguir saber tudo.

    Sou inicante na graduação em Ciência da Computação, com interesse em IHC (Interação Homem-Computador) e AI (Arquitetura de Informação).

  • artefinal

    Acho q um dos maiores desafios para o criativo é manter um alto padrão[4] em seus trabalhos, não que isso aconteça por má vontade, mas por fatores que em alguns casos limitam o criativo, como prazo e remuneração.
    É muito bonito de dizer que uma pessoa desempenha seu papel com excelencia mesmo com baixo salário, mas analizando friamente, quando isso acontece o que muitos acabam fazendo é priorizar projetos de maior remuneração ou até muitos mais projetos para se tornar financeiramente viável. Afinal ninguem vive de brisa.

  • http://designsignificante.blogspot.com Jacqueline Ernst

    Para descobrir se uma pessoa é criativa basta uma pergunta:
    - Você é criativo?
    As pessoas que são, tendem a responder sem exitar: sim, eu sou criativo!

  • http://www.fccacomunicacao.com Fabiano Carvalho

    Me identifiquei bastante com as primeiras características mas no item cinco o bixo pega, até receber críticas tudo bem, mas não consigo criticar as vezes simplesmente não gosto de um trabalho e mesmo usando as leis de Gestalt não consigo explicar porque.. não acho que minhas críticas são mto construtivas. Parabéns pelo Blog.

  • http://www.glauberkelvin.com Gláuber Kélvin

    Eu me identifiquei com todos os itens! CARA, EU SOU CRIATIVO!! Que bom.

  • Pingback: 5 características de pessoas criativas | Blog da Agência Cubuz

  • sergio

    Eu me identifiquei com todos os itens! EU SOU CRIATIVO!!

  • Luis Evers

    Sempre faço uma pergunta a mim mesmo:

    - Eu compraria para mim este produto que estou oferecendo a outra pessoa? Eu pagaria o preço que esta sendo vendido? Eu estaria satisfeito?

    Se a resposta sim vem fácil, toco a ideia em frente… se vem com restrições é hora de voltar pra prancheta.

    • Jessica

      gostei desta dica :D

  • Cristhian

    Nossa eu me identifiquei tanto com todos os itens! Só acho que o criativo no 5º ítem, não exatamente sabe aceitar e sim lidar criativamente no momento da crítica – risos – mas por dentro…!

    Abraços

  • http://wwww.warlemdesigner.xpg.com.br Wárlem

    é sou criativo. só preciso de mais experiencia.

  • http://design.blog.br canha

    eSperimentar? Sério mesmo? 0_o Acho que não, hein.

  • flavio

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    não sabia mais sou criativo então kaoKOAka

    @flaviolacasa

  • Jader

    Sempre tive dúvida se eu era realmente criativo ou não. Agora tenho certeza, estes 5 ítens se encaixam perfeitamente comigo, até pela parte de ser um bom solucionador de problemas eu quase sai do design e fui tentar outras carreiras por achar que não era minha praia. Agora eu vejo que faz parte também!

  • Elisandro Vianna

    Eu já sabia sobre minha criatividade, agora tenho pura certeza kkkk

  • pirirgangorra

    "Mais novo blog de inspiração em design
    brunocroc.blogspot.com

  • danielneves

    Que bom que sou criativo :D

  • Leonardo Assis

    Que alivio. xD

  • wesley

    tenho ,uios problemas com criatividades.

  • Uyran

    Oi, Sou criativo :D Me encaixo em todos os itens

  • José Aurelio

    Que bom saber que sou criativo. Comentando o item 5, adoro ajudar as pessoas e ouvir o que elas tem a dizer sobre o que eu fiz, a aprovação delas que me motiva. Já tentei diversas áreas de criação visual: vídeos, embalagens, 3d, webdesign, design, mas não consigo me achar, toda vez que surge algo novo e complicado em alguma área, eu vou atrás. Para os que tem esse perfil e não sabem qual área ou o que seguir, aí vai uma dica: uma profissão recente e que está crescendo muito é a de Diretor de Inovação Empresarial, é um funcionário que é pago para ter ideias, qualquer tipo de ideias, analisar a viabilidade, ponderar gastos e ganhos e apresentar ao setor de produção essas ideias. Podem ser em qualquer âmbito da empresa, essas inovações, desde a “forma de abordagem do sistema de gerenciamento de clientes potenciais” até o jeito que os copos de plástico são colocados ao lado do bebedouro. Para essa profissão são exigidos conhecimentos gerais profundos e o perfil citado nesse artigo. Até mais.

  • Edes Oliveira

    Sou muito criativo, porém odeio fazer as coisas sob pressão e principalmente pressionar.
    O único problema que encontro é por não ser formado.

    Se você não é formado em nada; significa: não gostar de nada, não ser capaz de fazer nada com competência, não ser produtivo, enfim, não ser.

    Infelizmente a porra de um canudo é que escolhe define uma pessoa nessa sociedade hoje em dia.
    E depois ficam comentando como ´´A procura da Felicidade“, é bom. ´´… oh, que filmaço…“

    Bando de hipocritas!!!

    Criativos, todos somos. Basta prestar atenção em si e descobrir em quê.

    Edes Oliveira

  • Fabiano

    Criatividade consiste em “fazer” ou “tentar fazer” boa parte
    das suas atividades pessoais ou profissionais de uma forma diferente, sempre á
    algo para se melhorar, o problema é que na maioria das vezes dependendo da área
    profissional, a pessoa criativa é vista como “uma pedra no sapato”, é assim que
    me sinto no meu, mas enquanto não aparece nada melhor vou utilizando a
    criatividade para resolver estes “problemas” no dia a dia.

  • Rita Costa

    Criatividade é um ato inerente que difere o homem dos animais

  • http://www.uzinga.com.br/ Lais Midas

    Realmente essas 5 características muito importantes em uma
    pessoa criativa, principalmente não ter medo de expor as ideias e aceitar
    críticas, essas são atitudes fundamentais para uma pessoa criativa. As
    críticas, por mais duras que sejam, nos ajudam a crescer e amadurecer.

    Independente de sua área de atuação profissional todos
    devemos ser criativos para desenvolver o melhor trabalho possível.

  • José

    é, eu não sou criativo !

  • harry

    me identifique na maioria das alternativas ,obrigado pela ajuda .

  • rodrigo

    SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA
    DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO,POIS ELE NUNCA MAIS TE
    ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS…
    Funciona mesmo, no 3º dia comecei a ver os resultados… Faça e verá o que
    acontece, oração poderosa para amarrar a Pessoa Amada. Em 10 minutos após publicar
    a pessoa vai te ligar, troque as iniciais entre parênteses. importante ter
    Fé. RAINHA MARIA PADILHA que (LJE) nesse momento esteja pensando em mim e
    querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me
    beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha
    a minha presença. Que (LJE) me procure ainda hoje, AGORA me chamando para ficar
    ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva.
    Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete
    Encruzilhadas, peço assim: vá onde (LJE) faça com que ele não descanse enquanto
    não falar comigo, pelos poderes da terra, pela a presença do fogo, pela
    inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela
    força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se
    dirija onde (LJE) estiver me dê muito amor, carinho e queira ficar COMIGO PRA
    SEMPRE. Que (LJE) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU, e que ele tenha
    olhos só para mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete
    Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao
    meu favor e traga(LJE) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água
    forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para
    mim(LJE)de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa
    vez ele volte definitivamente pros meus braços. Que(LJE) ame somente a mim e me
    faça muito feliz. Que seja carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhum
    outro HOMEM OU MULHER que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu
    lado, que sinta minha falta e venha ao meu Encontro, e me peça para que eu
    nunca o abandone. Que (LJE) queira ficar comigo PRA SEMPRE. Assim seja, assim
    será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve
    suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete
    Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te
    peço atenda o meu pedido. Que (LJE) não durma e não descanse se não tiver a
    certeza que estamos juntos, que o corpo de (LJE) queime de desejo por mim. Que
    (LJE) fique cego para outros homens e mulheres que ele não consiga ver ninguém
    como homem ou mulher, que outros homens ou mulheres nunca consigam chamar a
    atenção dele, somente eu terei esse poder. Que (LJE) não consiga nunca ter
    desejo e nem fazer sexo com NENHUM outro HOMEM OU MULHER QUE NÃO SEJA EU. Que
    (LJE) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha das
    sete Encruzilhadas com sinta-se bem só de ouvir minha voz E QUE ELE ME DESEJE
    PRA SEMPRE. Que (LJE) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu
    por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e
    suplico que amarre (LJE) nos Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua
    roupa, somente para mim(VS) Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou
    divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa Pomba Gira. Maria
    Padilha traga (LJE) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que elE se torne
    meu definitivamente. Ainda que (LJE) resista, que com seu poder Maria Padilha,
    Rainha das Sete Encruzilhadas! sopre o meu nome no ouvido dele (LJE) para que
    ele me procure hoje. Que (LJE) não consiga parar de pensar em mim, não consiga
    ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha, feito uma cobra
    rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado,
    assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim será! Eu profetizo em
    nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (LJE) vai vir correndo atrás de
    mim AGORA!, louco e apaixonado, o mais rápido possível pedindo para ficar
    comigo PRA SEMPRE, pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar,
    (LJE) você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das Falanges
    da Pomba Gira, Rainha das Sete Encruzilhadas, cada vez que for lida essa
    oração, mais forte ela se fará, estarei publicando esta oração como oferenda,
    pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (LJE) fique para sempre
    comigo. Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu
    nome no ouvido de (LJE), e ele não conseguirá fazer MAIS nada ENQUANTO não VIER
    falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar
    divulgando essa oração poderosa por sete dias. Que assim seja assim será e
    assim está feito. SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO
    FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ
    E TE AMARÁ PRA SEMPRE. Por Rodrigo 06/07/2013

  • Felipe Sobrinho

    Sensacional… a criatividade se constrói a cada dia. Não existe uma fórmula pronta e sim o que fazemos e como aprendemos com tudo ao nosso redor. Tenho me permitido a experimentar o diferente, desde leitura a comidas..o risco faz parte!!!