As aulas estão começando ou recomeçando para alguns. A faculdade é um ótimo período para aprendizado e experimentação, porém muitos estudantes de design não aproveitam essa oportunidade. Sabia que a sua atitude acadêmica influencia o seu futuro como profissional?

 

Muitos designers não percebem como a atitude que assumem durante a faculdade influencia grandemente a sua postura como profissional, seja através de seus projetos para as disciplinas ou nas coisas que você faz fora da sala de aula.

Durante o período acadêmico os aspirantes a designers as vezes não se dão conta de que esse período é como uma incubadora em que estão com a segurança de poder errar sem ter que encarar um cliente furioso e os demais problemas que se encontram dentro da rotina de um designer.

Pensando nisso eu reuní algumas ideias de atitudes importantes de serem iniciadas e mantidas já na universidade afim de que você já entre no mercado de trabalho acostumado com uma postura mais profissional e que até mesmo possam oferecer uma certa vantagem a você, eu explico como.

Prepare seu portfólio

A melhor maneira de organizar um portfólio é começando com seus trabalhos acadêmicos, sempre guarde seus trabalhos produzidos durante as aulas, é claro que ao final do curso talvez você olhe para os trabalhos do início e ache eles horríveis, porém isso servirá para observar sua evolução e além do mais é bem provável que ao sair da universidade para tentar ingressar no mercado de trabalho os únicos projetos que você terá para apresentar serão os que foram feitos em sala de aula.

Young Women Inspecting Portfolio

Além do material produzido nas aulas da universidade eu recomendo que você produza o seu próprio portfólio com projetos paralelos e pessoais, essa é a hora da experimentação, planeje desde já como será seu portfólio e já comece a produzir alguns trabalhos com calma, seu portfólio irá se tornar mais importante ainda após a conclusão do curso, então não deixe ele para o fim.

Aqui no blog eu já escrevi um artigo dando algumas dicas de como montar um portfólio quando você não tem projetos prontos, esse artigo pode te dar algumas ideias de projetos paralelos em que você pode trabalhar afim de montar um portfólio pessoal.

Seja designer, o tempo todo

Sabe qual a diferença entre uma pessoa extraordinária e uma ordinária (comum)? É o EXTRA, ou seja aquilo que ela faz a mais, conheço algumas pessoas que durante o período acadêmico fizeram apenas aquilo que é proposto em sala de aula, são até muito competentes, mas quando chegam em casa penduram seus materiais de trabalho e tiram a “fantasia” de designer.

Não faça do design uma obrigação em sua vida mas sim uma atitude

(Rafael Costa)

O tempo que você dedica ao design quando não está em aula é altamente determinante para o seu futuro, pois é assim que você vai conseguir ficar a frente de seus concorrentes e também buscar uma capacitação maior.

Três  coisas que posso recomendar são: investir em cursos relacionados com o design como desenho, pintura, artesanato, etc. Isso vai lhe ajudar a abrir a sua visão sobre a profissão além de lhe dar uma capacitação extra.

Esteja sempre atualizado sobre o design, tanto acadêmico quanto profissional, utilize os blogs e sites para se manter por dentro de tendências, novidades e eventos.

Procure utilizar em seu dia-a-dia aquilo que você aprendeu nas aulas, isso parece difícil? É eu sei que as vezes parece mas em um próximo artigo eu vou dar umas dicas de como fazer isso. Utilizar no seu cotidiano as coisas que você aprendeu no curso é a chave para você manter essas coisas fixas em sua mente e consequentemete utiliza-las em seus projetos.

Aproveite os projetos em equipe

Aproveite o período como estudante para aprender com outros alunos observando como eles trabalham e até mesmo pedindo ajuda para aprender algo em que eles se destacam, essa é uma ótima oportunidade para estar em contato com grandes profissionais do futuro.

São nos projetos em grupo também que podem surgir parcerias para trabalhos após a formação acadêmica, para isso aproveite a oportunidade para não apenas fazer o projeto em si mas também para conversar, trocar ideias e aprender observando os trabalhos feitos pelos outros alunos.

Seja responsável e organizado

Se você não cumpre os prazos estabelecidos pelos professores para a entrega de seus projetos é bem provável que você também não cumpra os prazos para a entrega dos projetos de seus futuros clientes, procure ser fiel aos prazos, e não apenas entregar no prazo mas entregar um projeto de qualidade e bem organizado.

Man sleeping on couch with book

Organize seus projetos em seu computador e todos os materiais pertinentes a cada disciplina e que podem vir a ser úteis no futuro, é uma coisa que parece simples e fácil mas muitos estudantes não fazem.

Busque ser organizado com sua agenda na universidade separando tempo para estudar em casa, praticar as coisas que aprendeu e se atualizar sobre o design, isso o ajudará a manter essa mesma atitude quando você estiver no mercado de trabalho.

Aprenda a fazer projetos e não a entregar trabalhos

Esse pra mim é um dos pontos principais para se tornar um ótimo profissional, muitos estudantes se preocupam mais em entregar um trabalho do que aprender realmente a fazer um projeto e chegar a um ótimo resultado.

Você deve ir para a universidade com o intuito de realmente aprender a profissão de designer e não simplesmente pegar um papel que diz que você é formado em design. Seu diploma não tem valor algum se você não souber realizar um projeto de qualidade.

Young artist writing in notepad

Portanto, antes de sair por aí dizendo que o mercado de trabalho para designers é escasso avalie o seu trabalho e veja se não é ele quem está abaixo do exigido pelo mercado, se você procura fazer seus projetos na universidade “só para passar” garanto que há uma grande possibilidade de você levar essa atitude para sua carreira profissional depois de formado.

Agora é a hora de você colaborar com o artigo, deixa um comentário aí em baixo dizendo como a sua vida na universidade influenciou ou influencia a sua vida como profissional, vale também acrescentar outras ideias, fiquem a vontade.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados