Quando eu era pequeno, participei de uma peça de teatro no meu colégio. Meu papel era simples: ser um leão de circo cuja única fala era “Trabalhar de graça é fogo!”. Essa frase ainda carrego comigo na memória até hoje, e não foi até ler um outro artigo que pensei em escrever meu próprio: quando que trabalhar de graça pode ser bom?

Eu sei que sempre defendo os designers como profissionais que devem ser pagos justamente de acordo com o seu trabalho, assim como sempre condenei empresas e pessoas que querem designers trabalhando de graça. Mas de vez em quando, trabalhar de graça pode ser algo bom para sua carreira. Antes de me xingar, leia o texto por inteiro.

1. Você acaba de se formar e seu portfólio está vazio

Trabalhar de graça pode ser algo bom para sua carreiraHá várias organizações não-governamentais ou sem fins lucrativos que precisam espalhar sua mensagem na web, ou até mesmo precisam de alguém para criar peças gráficas. Tirando algumas horas do seu dia-a-dia para ajudar eles pode inclusive fazer sentir-se bem. Se você realmente se entregar ao projeto, pode acabar fazendo algo muito bom que pode ser incluso no seu portfólio e com isso obter novos jobs que pagam.

2. Ações sociais melhoram sua imagem

Muitas empresas sempre demonstram-se preocupadas com o bem social. Não é por menos: é uma ótima forma de publicidade, pois além de te dar uma imagem de “profissional que não trabalha apenas pelo dinheiro” a organização que recebeu o serviço ainda tem grandes chances de recomendar os seus serviços a muitas pessoas.

3. Você pode experimentar

Um jeito de fazer isto é de entrar em contato com empresas com sites bem padrões e previsíveis e oferecer idéias totalmente diferentes. Você pode fazer isso de graça já que muitas torcem o nariz para coisas muito diferentes. Experimente novas técnicas, novos estilos, novas combinações, etc.

myspace

4. Você tem a chance de treinar

Você quer melhorar sua habilidade para criar sites em CSS? Quer testar suas técnicas de edição de imagens? Treine com projetos gratuitos! Se não der certo, tudo bem. O cliente não perdeu dinheiro e você teve a oportunidade para treinar. Pra você, “prática traz perfeição” e para o cliente “cavalo dado, não se olha os dentes”.

5. Oportunidade de sair de casa

Ajudar em projetos sociais não necessariamente quer dizer que você precisa ficar na frente do computador, desenvolvendo sites ou criando folders. É uma oportunidade para ajudar de verdade. Ajude a reformar uma creche, fazer sopão aos pobres, dar aulas de inclusão digital. Procure as organizações que cuidam destas coisas na sua cidade.

Não importa realmente o que você for fazer, o importante é espalhar seu nome por aí e de quebra melhorar sua imagem. Só não deixe as pessoas tirar vantagem de você: como todo profissional, ainda existem contas a serem pagas e empresas de telefonia, luz e água não são reconhecidos por fazerem “trabalhos de graça”. Quem sabe no futuro haverá isenção de taxas assim para quem fazer trabalhos sociais.

Até lá, alguns serviços gratuitos não vão te machucar e podem fazer milagres pra sua imagem.

E você, leitor: já fez algum trabalho de graça? Para quem? Deu algum retorno mais tarde?

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • Adonai

    Também é bom fazer site para familiares ou amigos nesse mesmo esquema. Mais tarde pode ser que algum deles lhe indique para outros clientes.

    Ótimo artigo!

  • http://www.alanpereira.com Alan Pereira

    Tai algumas dicas que vão ajudar muito quem acabou de se formar e ainda não tem muita experiência e nem portfólio.
    Eu mesmo segui quase todas dessas!

  • http://www.sapomochieliro.com.br Luiz Borges

    Me formei em 2004 como gestor , consultor e analista ambiental e ter feito um trabalho voluntario pensando em meu futuro profssional fez toda a diferença. Pois , o Know-How que tenho hoje me permite ser no mínimo técnico na área em que atuo em consultoria ou como edufcador ambiental. Minhas experiências com o trabalho gratuíto ( voluntário ) eu havia traçado um objetivo de como aproveitá-lo, pois não é nada de graça , de ambos os lados, você aprende muito e quem recebe seu trabalho inova sistemas e ganha com novas idéias e resultados inesperados. Prestei por mais de dois anos serviço voluntártio a Prefeitura de São Paulo, além da satisfação em atuar em minha área, aprendia com as relações, fazia NETWORK e aumentava minha bagagem de conhecimento, colocando a teoria aprendida em sala de aula na prática, como dizem; “Na Teoria a Prática é Outra!” Com certeza. Por isso, Criei o PIEV – Programa de Incentivo ao Estágio Voluntário, para auxiliar com informações precisas do que fazer, a quem quer se propor a este trabalho. Achei muito bom este site que vou linkar em minha página na Internet com os conteúdos relacionados que incentivem ao acadêmico desenvolver- se como cidadão e profissional, totalmente preparado para o mercado de trabalho.

    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Luiz Borges
    [email protected]
    http://www.sapomochileiro.com.br
    11 2772-4061

  • http://aleredes.blogspot.com/ Alessandro G. de Andrade

    Em uma aula de empreendedorismo meu professor me disse, um cliente satisfeito chama 6… isso é verdade.. então um site de graça bem feito, poderá fazer uma boa divulgação do nosso trabalho! E como foi dito no seu artigo, ajuda no portfolio! Estou fazendo isso!

  • Nathália

    Eu acho que para trabalhar com familia sempre é um problema. Para família DEVE-SE cobrar… “casa de ferreiro, espeto de pau” só a apurrinhação que eles vao te dar de segunda a segunda.. nao vale sair de graça. Mas acho que vale a pena para conseguir cases. Eu fiz uma revista para uma das diretoria da marinha (gratuita!). O chefe dele havia pedido para ele fazer, e para dar uma força para o meu tio, eu fiz de graça, porém isso ajudou bastante no meu portfolio. Um cliente de porte, uma revista, isso ajuda muito as vezes. O proximo já foi dito que será pago.. hahaha

  • Lucas

    Bom galera eu sou novo no design comecei a pouco tempo quero ter oportunidades o procuro aqui alguem quye me ajude em arrumar trabalhos com edição de imagem quero ganhar algo com isto vendo que minha mão me chinca direto pois eu n saio da frente do PC e ela acha que isto n dar nada passo o dia alé tutoriasi conceitos entre outro pesso a ajuda de vcs pois quem eu conheço sobre o design são pessoas que n cobram os trabalho espero que alquem entre em contato comigo pelo meu email

  • http://leo-vectori-rocha.deviantart.com/ leandro vectori

    aí está uma grande oportunidade de conseguir novos clientes, ja ajudei dando aulas a um amigo meu deficiente fisico, ele é fissurado por web design, porem ele pagou de bom agrado mas eu nao fiz questão de receber, sempre que ele precisa agora de banners para seus sites ele me contacta…

  • Fabio Sai

    Bom idéia, já fiz um site para entidade beneficente que ajuda dependentes químicos acho que vou fazer um upgrade pra eles…parabéns 

  • Pingback: Faça um trabalho social! - Design Blog

  • Pingback: Faça um trabalho social! | Quase Sexta

  • Pingback: Faça um trabalho social! - YEPA

  • Pingback: Não tenho projetos prontos, como monto um portfólio? - Design Blog