Já passamos da metade do ano e chegou a hora de revisar as metas que fizemos lá no começo, Você que é freelancer já fez a revisão das suas metas para esse ano? Não? Então dá uma lida nesse artigo.

 

Você traçou metas no início desse ano? Prometeu a si mesmo que iria cumpri-las? Já conseguiu cumprir as suas metas? Não? Por que?

Se você traçou metas no inicio do ano mas ainda não alcançou tenho certeza que você não é o único, muitos designers freelancer traçam metas na virada do ano, montar seu próprio escritório, aprimorar seu portfólio, fazer seu próprio web site, etc. A grande maioria desses designers porém acaba esquecendo dessas metas poucos dias depois.

Estabelecer uma meta é muito mais do que simplesmente fazer uma promessa, ela deve ser calmamente pensada e deve ser acompanhada de um plano de ação. Eu já escrevi aqui no Design Blog um artigo ensinando como um designer freelancer pode ter sucesso no design estabelecendo e alcançando metas.

Uma parte importante para se alcançar uma meta é realizar uma avaliação periódica sobre ela para que você consiga acompanhar o seu desempenho em alcança-la. Pois bem, hoje quero falar sobre essa avaliação periódica uma vez que ainda temos 6 meses para alcançar as metas que estabelecemos no início do ano.

Como fazer a avaliação?

Pegue o papel em que você anotou as suas metas, se você não anotou suas metas em nenhum lugar isso é ruim pois há uma grande chance de você ter esquecido dessa meta, senão anotou anote agora.

Marque primeiramente as metas que você já alcançou, agora reflita rapidamente apenas sobre as metas que você ainda não alcançou e responda a si mesmo por que não alcançou essas metas ainda, por negligência? Falta de dinheiro? Falta de tempo? Enfim, não importa o motivo mas seja sincero.

Reflita também se essas metas ainda são uma prioridade em sua vida, por exemplo, você pode ter estabelecido no início do ano que iria economizar uma parte de suas finanças para comprar um computador novo, porém você depois mudou de ideia e passou a ter como prioridade melhorar o seu portfólio para atrair mais clientes.

Esse é só um exemplo que utilizei para ilustrar que as vezes deixamos de cumprir algumas metas simplesmente por estarmos vivendo em uma época diferente da vida onde aquele objetivo já não é tão importante quanto já foi um dia.

Após realizar essa avaliação, trace um novo plano de ação para cumprir essas metas levando em consideração que agora você tem apenas 6 meses até o fim do ano. Esse momento também é ótimo para estabelecer novas metas no caso de agora você ter novas prioridades e sentir que consegue alcança-las até o fim do ano.

Caso tenha estabelecido uma meta que envolva uma quantidade ou um valor a ser batido avalie se esse valor pode ser alcançado em 6 meses, se você conseguiu alcançar uma parte desse valor e quer manter a meta uma boa opção é estabelecer um piso, ou seja, um valor mínimo a ser alcançado até o fim do ano, dessa forma mesmo que você não consiga realizar 100% do valor almejado inicialmente ainda pode alcançar o valor mínimo até o fim do ano.

Essa estratégia é muito boa para ser utilizada em metas que envolvam dinheiro, por exemplo economizar uma determinada quantia do seu salário para a compra de um bem específico.

Não esqueça de acompanhar o seu desempenho no cumprimento das suas metas, o ideal é que seja realizado uma vez a casa mês e sempre em um dia previamente destinado para isso.

Espero que esse artigo tenha ajudado você a pensar novamente nas suas metas para esse ano e a traçar novos planos para poder alcança-las e se você quer saber mais sobre design pode acompanhar meus outros artigos no meu blog ou no Twitter, aproveita e me adiciona no Facebook.

E já que estamos falando de metas vamos bater uma meta juntos? A meta desse post no Design Blog é alcançar 100 tweets e 20 comentários dos nossos leitores, será que a gente consegue? Colabore com a gente compartilhando no Twitter e deixando aí embaixo o seu comentário, um abraço e até o próximo post.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados