Para quem trabalha como freelancer as vezes é difícil controlar suas finanças. Pensando nisso eu selecionei essas dicas que vão te ajudar a organizar seus recursos e evitar os riscos da instabilidade financeira.

Monte uma planilha

Muitas pessoas caem no erro de confiar unicamente na memória e acabam por se perder no meio de contas, despesas e coisas para comprar. Para evitar que você tenha esse problema liste todas as suas despesas em uma planilha.

É importante conter nessa planilha os seguintes itens: o valor que você tem disponível em dinheiro, o valor individual de cada uma de suas despesas e o valor total delas, seu saldo disponível (o valor de seu rendimento menos o valor total de suas despesas) e o mês e ano a que aquela planilha se refere.

É uma coisa simples de se fazer mas que faz uma grande diferença na administração de seus recursos financeiros.

Ao lado das contas parceladas adicione o número da parcela que você está pagando naquele mês seguido do número total de parcelas, isso o ajudará a saber quando aquela dívida acabará.

Crie uma planilha para cada mês do ano separando as despesas fixas das despesas variáveis ou esporádicas. Você pode elaborar a planilha da melhor maneira para adequar-se as suas necessidades.

Mantenha um fundo de reserva

Tenha a plena consciência de que você terá imprevistos e para isso você precisa fazer uma reserva de suas finanças para ser utilizada em uma emergência.

Essas situações podem deixar você com sérios problemas financeiros, por exemplo: você pode ficar doente e precisar comprar remédios, seu computador pode quebrar e você precisará enviá-lo a uma assistência técnica, seu cliente pode atrasar o pagamento (e suas contas não esperam), enfim, todos esses problemas são exemplos de imprevistos que você pode acabar encontrando no caminho.

Ter um fundo de reserva pode livrá-lo de muitos imprevistos

E para não sofrer com eles e acabar se complicando em seu orçamento é importante que você mantenha uma grana de reserva. A melhor maneira é estabelecer um valor fixo determinado, não importa quanto seja essa quantia, ela com certeza o ajudará em algum momento a resolver algum imprevisto.

Muitas pessoas acabam se complicando financeiramente por negligenciarem a importância de sempre ter um dinheiro guardado para situações de emergência.

Viva de acordo com seus ganhos

Talvez isso seja o mais difícil de se cumprir, viver em um padrão de vida que não é compatível com aquilo que você ganha pode lhe levar a ter sérios prejuízos e até mesmo prejudicar sua carreira.

Evite fazer compras parceladas, a menos que sejam realmente necessárias, caso precise comprar algo de valor elevado avalie se ele é realmente necessário agora e se não seria melhor poupar uma grana até que você possa comprá-lo a vista e com desconto.

Evite utilizar o cartão de crédito pois ele é a maneira rica de se ficar pobre, procure evitar desperdícios em gastos como energia elétrica, telefone e água, evite gastos supérfluos pois normalmente é por causa deles que você sente que sobrou mês no final do salário.

Viver de acordo com seus ganhos é difícil mas é possível

Essas medidas vão ajudá-lo a estabilizar e manter suas finanças, eu sei que são coisas simples mas elas podem causar uma grande diferença em seu dia-a-dia.

Pra quem tem dificuldade em controlar seu dinheiro os primeiros passos serão difíceis mas com um pouco de disciplina é possível se organizar e com o tempo perceber as grandes vantagens de saber controlar suas finanças.

Você tem alguma dica pra ajudar a organizar as finanças pessoais? Então compartilhe com a gente.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados