Ser freelancer não é uma tarefa fácil (como já expliquei): você precisa cuidar da parte da criação, assim como a administração, o financeiro, o marketing, o relações-públicas, atendimento, faxina, etc. E quando você além de ser freelancer ainda tem um emprego fixo? Como balancear os dois?

Emprego fixo e freelancing

Até alguns dias atrás, eu tinha minha vida de freelancer em hiatus. Não podia aceitar novos jobs por fora pois meu emprego fixo no xCake estava tomando todo o meu tempo possível. Já não é uma tarefa fácil cuidar de tudo sozinho enquanto você está vivendo como freelancer. Cuidar de um escritório e gerenciar uma equipe no seu trabalho fixo e trabalhar como freelancer ao mesmo tempo parece ser impossível. Mas não é. A única coisa que você precisa é de:

Auto-disciplina

É provavelmente a coisa mais difícil de se conseguir. Ter auto-disciplina requer paciência e foco. Você precisa se controlar quanto a procrastinação e saber gerenciar bem o seu tempo. Eis que surge o problema: não há método certeiro para conseguir isto.

Saiba administrar o seu tempo

Sim, existem métodos para gerenciar o seu tempo e aplicativos que ajudam no seu foco (bloqueando acessos a sites que te “ajudam” a procrastinar durante certos horários do dia). Mas só você pode identificar o que te distrai e a melhor maneira de você se manter concentrado no trabalho.

Gerenciando o seu tempo pós-trabalho-fixo – eu não vou chamar de “tempo livre” pois você estará freelanceando – requer que você entre numa rotina específica. Você vai trabalhar das 8h as 18h no seu emprego fixo e das 19h até as 23h no seu freelancing? Ou vai procurar um emprego de meio-período para ter mais tempo de descansar de noite? Isso fica a seu critério.

Apenas entenda que, por mais que seja interessante ganhar um dinheiro a mais trabalhando de freelancer e tendo um emprego fixo, para muitas pessoas pode ser algo exaustivo. Prazos podem apertar e você pode acabar passando muitas noites em branco. Seus finais de semana podem ficar reservados apenas a tarefas relacionadas ao seu freelancing (efetuar cobranças, correr atrás de novos clientes, etc) e logo você terá mais dinheiro do que tempo para gastá-lo.

Ter um emprego fixo e trabalhar de freelancer ao mesmo tempo não é uma tarefa impossível, mas pode ser cansativo. Basta programar bem o seu dia, saber focar nas suas tarefas e ter auto-disciplina.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados