O relacionamento entre o designer freelancer e o cliente as vezes é muito complicado. precisamos tomar muito cuidado com o que falamos para não tornar essa relação ainda mais difícil. Se você quer manter uma boa parceria com seu cliente então é bom se ligar nesse artigo.

Pode estar dando tudo certo no seu projeto quando, de repente, em uma frase dita sem pensar você consegue fazer com que tudo desande e o que antes parecia ser mais um projeto sendo realizado com sucesso e um cliente satisfeito agora se tornou em uma tremenda dor de cabeça.

Adaptado do artigo do jornalista Ron Burley publicado no site inc.com eu listei aqui as 5 piores frases que você pode dizer a seu cliente.

Desculpe, essa é uma regra que eu adotei

Dizendo algo como isso você não só estará mostrando a seu cliente que não se importa com ele como estará fechando as portas para qualquer diálogo, para alguns clientes mais impacientes essa simples sentença soará como uma declaração de guerra.

Dizer: “essa é uma regra que adotei” é o mesmo que fechar as portas para o diálogo

Não há nada que eu possa fazer

Nenhum cliente fica satisfeito ao ouvir isso e se vier acompanhado de um sorriso forçado e sobrancelhas erguidas é pior ainda, seria o mesmo que dizer: “se vira sozinho”. É claro que sempre haverá alguma coisa que você poderá fazer ou pelo menos tentar fazer, mostre a seu cliente que você está se esforçando para ajudá-lo, não vale a pena perder um cliente simplesmente por que você não quer sair de sua zona de conforto.

sempre há algo que você pode fazer para ajudar seu cliente

Você pode esperar um minuto?

NÃO, é isso o que o seu cliente irá responder (ou pelo menos vai querer responder). Ninguém gosta de ficar esperando, por que você acredita que seu cliente gostaria? Caso você não tenha outra alternativa a não ser pedir que ele aguarde pelos menos explique para ele o motivo.

Nunca diga para seu cliente esperar ao telefone

Você precisará entrar no site…

Seja no seu site ou o de outra empresa, não importa, não diga a seu cliente para entrar nesse ou naquele site, e caso seja necessário pelo menos não deixe ele lá perdido procurando o link de que você falou, mande um e-mail com o link que ele precisa acessar.

Nunca diga a seu cliente que ele precisa entrar no site A ou B

Isso é de responsabilidade do fabricante

Essa frase mostra que você está tentando se livrar de qualquer responsabilidade com seu cliente e está apenas interessado no dinheiro dele. Procure ajudar seu cliente a resolver problemas com o fabricante ou fornecedor mesmo que isso seja de inteira responsabilidade dele (o fabricante), tente ajudá-lo e demonstre interesse.

Não estou querendo dizer com esse artigo que você deve fazer todas as vontades do cliente, até por que sabemos que as vezes eles gostam de abusar, mas sim mostrando que devemos e podemos fazer um pouco mais sem ter que morrer trabalhando. E lembre-se de jamais usar essas frases pois as consequências podem ser desastrosas.

E você conhece outra frase que devemos evitar de usar com o cliente? Então compartilhe nos comentários!

Foto de capa: © Paolese – Fotolia.com
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