Você usa o target = blank? Então defenda-se
Links em novas janelas. Os blogueiros e desenvolvedores web adoram. Os leitores, nem tanto. E por que não gostam? Pois dá uma sensação de falta de controle. É uma questão de etiqueta web: você (como blogueiro / desenvolvedor) não diz ao usuário o que ele deve fazer e como deve fazê-lo. Seria bom senso, não?
Mas vamos ver pelos dois lados da moeda. O que o desenvolvedor ganha com os links que abrem em novas janelas? Oras, se ele coloca um link com a tag target=”_blank” automáticamente o tal link vai ser aberto em nova janela. Ou seja, seu site continuará aberto para que o leitor continue vendo ele. E sem dúvida, isto é bom (na visão de desenvolvedor). Porém – e sempre há um porém – o usuário não gosta.
Como usuário usando o Firefox (e isso inclui os que usam o Internet Explorer 7), navegação em abas têm sido uma maravilha. Chega de enxer sua barra de tarefas com inúmeras janelas que ficam minúsculas após o décimo site ter sido aberto em uma nova janela, impossibilitando a fácil localização de um deles. Claro, com o Windows XP é possível agregar várias janelas do mesmo programa em um ícone apenas mas pessoalmente não gosto disto: gosto de poder ver o que tenho aberto sem ter que clicar em nada. E o Firefox/IE 7 é bom pra isso. Só que mesmo assim, muitas vezes tenho 10 a 15 sites abertos em diferentes abas e sei que não sou o único que usa e abusa desta função. Chega uma hora onde não quero mais abrir nenhuma aba, só que sites que usam o link de “abrir em nova janela” estragam minha diversão.
Sim, faz parte da etiqueta web: você fornece opções ao usuário e ele escolhe qual ele quer. Se eu quero um determinado link abrindo na aba atual, eu quero aquele link abrindo na aba atual. E se eu quero isto, eu devo ter bons motivos para justificar minha escolha (já vi o que queria ver naquele site agora quero seguir um link para outro, tenho abas demais abertas e não acho necessário abrir mais uma, etc). Se seu site tiver conteúdo de interesse ao usuário, ele irá voltar ao seu site.
Talvez eu ainda não convenci os desenvolvedores a pararem de usar o target=”_blank”, então vou citar um exemplo prático:
Imagine você indo até um restaurante. Você senta e pede o cardápio. “Vontade de comer um frango” você pensa, e logo em seguida chama o garçon: “Amigo, me vê o prato de frango, por favor”. “Sim senhor,” responde o garçon “porém o senhor terá que sentar naquela mesa” e aponta para uma mesa em um canto obscuro do restaurante. “Ué, mas não posso comer este prato aqui?” você pergunta, indignado. “Infelizmente, o frango não é criado por nosso restaurante, apenas preparado aqui. Como este prato não é nosso, você terá que se sentar naquela área reservada a pratos com ingredientes que não foram cultivados por nós”. Motivo besta, não é? Você continuaria a frequentar esse restaurante depois de escutar uma asneira destas? Vou palpitar que você tenha respondido “não”. Desenvolvedor/blogueiro: você é o garçon.
Para demonstrar que tenho a mente aberta, vou deixar aberto esse espaço para que os que usam a tag de abrir link em nova janela se defenderem e mostrarem seu ponto de vista. Quais são os seus argumentos a favor da tag de abrir em nova janela?
Update: votem na enquete.
VI QUE TÊM MUITA GENTE VOTANDO COMO PROGRAMADOR. QUERO QUE PENSEM COMO USUÁRIO, É JUSTO PARA COM OS QUE NÃO QUEREM ABRIR EM NOVA JANELA?











47 Comentários
13/01/2008 às 21:36 | #
Eu SEMPRE uso _blank nos meus links. Pelo mesmo motivo que você falou, porque eu quero que o visitante continue lendo meu site depois que ver a referência. Eu, pessoalmente, quando navego em algum site, clico sempre para abrir em nova janela, senão me perco. Trabalho com muitas janelas abertas.
Geralmente o leitor fiel (aquele que conhece a diferença de abrir em outra janela ou não) usa feeds, não fica abrindo meu blog. Então ele não se incomoda com isso. Paraquedistas usam conteúdo do meu blog, e como a maioria vai clicando despudoradamente, pode não saber o caminho de volta. Eu só facilito a vida dele.
Por exemplo, eu li este post via Google Reader. E pra comentar, tive que clicar no título para vir até aqui. E ele abriu em outra janela. :P
13/01/2008 às 21:48 | #
Tem momentos em que eu clico em links e tchan, a página atual que eu estava lendo sumiu, e ai nem lembro qual era o link original. Por isso eu uso _blank, principalmente para sites externos.
13/01/2008 às 21:55 | #
@Becher – mas não seria melhor deixar o usuário escolher? Afinal de contas, abrir em nova janela é só a um shift+click de distância. Se ele quiser sair do seu site, deixe-o sair. Ao complicar a ida e a volta do usuário, será que você não traz insegurança a ele?
@Flávio – Novamente, o argumento do shift+click (ou clicar com a roda do mouse pra abrir em nova janela no firefox). Além do mais, existe também o botão de voltar.
13/01/2008 às 22:09 | #
Não. Como falei, o usuário que SABE escolher, lê meu blog via feeds.
O cara que entra lá por acaso, em 99,9% dos casos, clica aonde o “inconsciente” dele mandar. Acontece com os anuncios, também. Ele não tem esse discernimento.
13/01/2008 às 22:34 | #
Eu sempre evito usar o atributo _blank. Concordo com o autor deste artigo. O usuário tem o poder da escolho. O único caso em que uso o _blank é na logo de minha empresa que coloco nos sites que desenvolvo. Mas faço isso pra não arrumar problema com meus clientes.
14/01/2008 às 05:51 | #
Grande texto, e é incrível como tem gente que ainda acha que blank realmente é bom.
Absurdo.
E seu exemplo foi perfeito, eu fazem anos que não uso blank.
Pior que ele somente links feitos em javascript, as vezes quebro abrir em uma nova aba e não da pois é JS.
Tem desenvolvedor que ainda vive na idade da pedra, o bom é que com isso eu sigo fazendo dinheiro :D
14/01/2008 às 08:02 | #
Que existe muito usuário leigo por aí todos nós sabemos, e é exatamente neles que eu penso quando uso o target=”_blank”.
Usuarios padrão da internet até podem saber que shift + click abre o link em nova janela. Agora, click com scroll no link tbm abre nova janela, e tem muito desenvolvedor/usuario avançado que não faz ideia disso.
Temos que ‘pensar os sites’ e estruturá-los de forma que a navegação seja clara e intuitiva, não?
É muito mais fácil para o usuário fechar um janela que não quer mais (no caso meu site) do que clicar no botão voltar…
Acredite ;)
14/01/2008 às 09:21 | #
apóio o target=”_blank”.
sempre abro links em outra janela, nuca gostei de abrir na mesma….e várias pessoas que conheço fazem o mesmo!
14/01/2008 às 14:30 | #
Sou a favor do target=”_blank” em certas situações, mas prefiro utiliza-lo na maioria das vezes, por exemplo, para ver uma imagem com um zoom, é muito melhor usar target=”_blank” :D
14/01/2008 às 16:54 | #
Concordo com a Camila e o Rodrigo.
@Ivan – pessoalmente, gosto de abrir links em novas janelas. Alguns links. Outros, não. Como usuário eu não deveria ter a opção de escolher?
@Kitto – mas no caso de abrir um link em nova janela, isto não seria intuitivo. Intuitivo seria se houvesse um link e outro link logo do lado escrito “(abrir em nova janela)”, ou colocar um ícone simbolizando isto.
A grande questão é: O usuário não deveria ter a opção de escolher o que ELE acha melhor? Ao criar um target=blank, você priva ele desta opção, não é?
Abraços
14/01/2008 às 16:58 | #
Eu prefiro abrir em novas janelas também…. mas é um porre quando vc clica num link que quer que abra na mesma janela e ele vai para outra, como o canha disse é só segurar shift e já era… é melhor deixar que eu escolha do que me deixar puto tendo que voltar pra fechar janela
14/01/2008 às 17:04 | #
Canha, eu gosto de usar este recurso de abrir em outra janela principalmente para não me perder e não saber mais onde vi a tela anterior. Como não uso IE (graças a Deus), não vejo problema nenhum em abrir outras abas. ;)
14/01/2008 às 17:05 | #
Canha, abre uma enquete aí! :D
14/01/2008 às 17:09 | #
Esse pos é do Caraleo, então, num custa nada segurar a porra do Shift… ficar criando caso por isso é coisa de quem num tem o que fazer…..
14/01/2008 às 17:13 | #
Quem dita a navegação? Desenvolvedor ou usuário? Usuário, óbvio. Achar que as pessoas navegam de maneira linear é um erro grave.
Se o internauta não tem a habilidade de abrir um link em nova aba/janela, não se preocupe, a maioria das pessoas sabe usar o botão “Voltar”.
Se o internauta não volta, talvez seja porque não gostou do seu site. =)
14/01/2008 às 21:38 | #
Enquete funcionando.
E ela abre na mesma janela! (mas é mais por não querer mexer no JavaScript)
;)
15/01/2008 às 07:38 | #
duas opções não iriam confundir o usuário?
15/01/2008 às 12:52 | #
@Ivan – não se as duas opções estiverem própriamente demarcadas.
15/01/2008 às 12:58 | #
é de se pensar…..
alguém ja testou isto?
colocar duas opções para o usuário?
20/01/2008 às 15:05 | #
@Canha – Você disse que o “_blank” prova o usuário da escolha e que se ele quiser abrir em uma nova janela é só usar o “shift”.
Mas pense bem, se você clica com botão direito num link (com ou sem o target “_blank”) existe a opção de abrir em uma nova janela e tb numa nova aba.
Na verdade usando ou não o target “_blank” o usuário ainda pode escolher o que ele quiser. Eu sempre abro os links usando botão direito, “abrir em nova aba”.
Abraço
20/01/2008 às 22:13 | #
@Fillipe – A questão não é do usuário abrir em nova janela ou abrir em nova aba. A questão é de dar a liberdade de escolha ao usuário se ele quiser abrir seu site na MESMA janela OU em uma nova janela / nova aba.
O problema é que nenhum navegador têm a opção “Abrir link na MESMA janela”. Me irrita quando quero acessar um link e ele abre em janela diferente, quando eu queria sair daquele site no primeiro lugar. Como usuário, quero ter a opção de escolher se quero ou não ficar no seu site, entendes? Usando o target blank, você priva ele desta escolha. Quero que os programadores se toquem de que é necessário deixar o USUÁRIO escolher.
Sim, ok, o usuário pode simplesmente apertar o X e fechar a janela / aba onde está seu site depois de ter clicado em um link que abriu em outra janela, mas vejemos isto pela lei do menor esforço.
A web atual é baseada nisto (a lei do menor esforço). Na hora em que você complica a vida dele, por que ele voltaria ao seu site?
Isso faz de mim, o usuário que quer abrir o link na mesma janela, menos importante que o usuário que simplesmente vai com a correnteza? Esse usuário que sempre irá abrir em uma nova janela vai continuar abrindo em uma nova janela. E o usuário que não abre em novas janelas? Pode até ser minoria, mas não continua sendo injustiçado?
No mais, valeu pelo comentário! Gosto de poder discutir isto e ver se consigo entender porque vocês acham que é o programador que têm que decidir, e não o usuário.
Abraços.
21/01/2008 às 09:17 | #
@Canha É verdade, não existe a opção “Abrir na mesma janela”…risos
Só quero dizer que sou sempre a favor do usuário, não vou defender o target “_blank” sem ter motivos pra isso. De fato, seria muito melhor se não usássemos tanto o target “_blank”.
Acho que a questão geral gira e torno do costume de fazer assim há anos, acho que os usuários da internet já se acostumaram com isso. É que nem fazer sites usando tabelas, foi bom enquanto durou.
Não sei se estaria sendo maluco de sugerir isso, mas não seria a hora de implementar uma função que abra a página numa nova “ABA” usando o target por exemplo?
Assim nós webdesigners poderíamos SUGERIR ao usuário que queremos uma nova aba, mas no final das contas ele pode sempre escolher sem ser agredido com uma nova janela aberta em seu desktop.
Abraço
24/01/2008 às 07:36 | #
Eu particularmente gosto mto de links q abrem em uma nova janela, principalmente qdo o link está dentro do texto, assim enquanto a nova janela abre vc continua lendo normalmente pra depois conferir o conteudo do link.
24/01/2008 às 14:01 | #
Quando pensamos para o lado da acessibilidade o target=”_blank” não é recomendado, pois o leitor de telas não consegue identificar que foi aberto uma nova janela.
24/01/2008 às 21:13 | #
Gostaria que ouvesse um target=”_firefox_for_stupid_IE_users” :P
24/01/2008 às 22:55 | #
Pra isso inventaram a tecla shift (shift + clique = nova janela) ou entao o botao do meio ou scroll do mouse (clique com o botao do meio = nova janela -> so para navegador de abas).
E de acordo com a w3c, o target=`_blank` ja esta descontinuado.
E eh a mesma discussao gerada com as popups uns tempos atras… Principalmente quando surgiram os bloqueadores delas…
(texto sem acentos por culpa do meu teclado americano)
26/01/2008 às 22:20 | #
Sinceramente, Canha, você se irrita muito fácil. C a l m a. Não há necessidade de tanto drama por causa de uma janelinha abrindo em outra. Vá pela maioria. Toma uma cervejinha, com apenas um clique você fecha o site. Não dá trabalho. Irritante mesmo é que quando a máquina trava, isso sim IRRITA.
27/01/2008 às 20:16 | #
poupup é uma merda…..mas target_blank= é normal…..eu gosto…
e outra….
imagina um site com 100 links, se tornar em um com 200..
é foda!
15/02/2008 às 19:02 | #
o que me irrita é justamente não usarem o target=_blank! é um saco clicar em links e depois ficar ‘perdida’ para voltar…
15/02/2008 às 23:59 | #
tsc, tsc, tsc…
Existe uma simples solução para tudo isso:
Não use target = _blank e coloque do lado de cada link um pequeno ícone para abrir o endereço em uma nova janela, simples.
15/02/2008 às 23:59 | #
@Ariane: já tentou usar o botão direito do mouse!?
20/02/2008 às 13:14 | #
Eu particularmente discordo quando vc diz que o usuário não gosta de abrir um link em uma nova janela, eu tbm sou usuário e odeio quando isso não ocorre, agora mesmo cheguei no site por um acaso fui lendo gostei muito mas quando clico num link ele abre por cima do site ai no link eu vou lendo mais é mais quando vejo não sei onde esta seu site. sorte que ja tinha colocado no favoritos. Eu uso target= blank e eu aprovo.
20/02/2008 às 14:00 | #
@André
É que neste caso você está pensando como um programador, não usuário.
É necessário pensar na usabilidade do site. Se você quer abrir o site em nova janela, você clica no link segurando o shift. E eu que não quero? Não têm como evitar!
É isso que muita gente não enxerga: Não têm como desabilitar de maneira fácil esta ação de abrir em nova janela. Quem QUER abrir, é fácil – segura o shift e pronto. Quem não quer, faz o quê??
Abraços
20/02/2008 às 14:01 | #
Acho que têm muita gente que não está lendo o artigo e já opinando.
A falta de racionalidade persiste, não sei por quê.
20/02/2008 às 14:28 | #
Eu li o artigo por completo e só expressei minha opnião.
agora me diz quantos usuários leigos vc conhece que sabe que segurando o shift e clicando no link abre em uma nova janela hein??
22/02/2008 às 14:57 | #
Como disse para a Ariane lá no meu blogue, já fui dependente do target=_blank, mas consegui me livrar do vício.
Sou contra, se você precisa de um recurso desses para “segurar” o visitante só prova que o conteúdo não é interessante.
Além disso já ví gente linkando o próprio blogue com target=_blank! Qual a desculpa para um caso desses?
No UsuárioCompulsivo procuro avisar entre parênteses quando um link abrirá em nova janela. E gostei bastante da sugestão do Igor:
“Não use target = _blank e coloque do lado de cada link um pequeno ícone para abrir o endereço em uma nova janela.”
Além disso, não é tão fácil desabilitar o target=_blank quanto abrir um link em nova janela ou aba.
E tem mais, o “padrão” web sempre foi abrir na mesma janela, tanto que para isso não é necessário nenhum atributo no link. Uma navegação natural deve seguir os padrões que a maioria das pessoas esperam encontrar.
Agora comparem os sites e blogues que utilizam e os que não utilizam. Os mais “profissionais” não utilizam…
[]’s
Compulsivo
25/02/2008 às 14:08 | #
Acho que os amigos estão entendendo errado, eu uso o target=blank não por que eu precise do recurso para prender o usuário dentro do site, não é nada disso, eu simplesmente estou falando como usuário também eu relamente não gosto de sites que o link abra na mesma janela e assim como eu conheço várias outras pessoas que pensam da mesma forma então estou dando minha opinião de usuário e não de desenvolvedor. Então diante disso gostaria de propor uma enquete a esse respeito o que acham? para ver o que realmente o usuário que é quem interessa relamente pensa sobre isso.
17/04/2008 às 21:14 | #
Acho que o uso da target=”blank” pode ser feito de outra forma. Não é conveniente colocar a base de abertura de TODOS os links em nova janela, mas, por exemplo, se tem de abrir um link de seu próprio site, pode-se abrir na mesma janela, então não se usa target=”blank”. Se estiver usando um link de referência de seu anuncio ou postagem, é cômodo usar target=”blank”
abraços…
17/04/2008 às 21:43 | #
@Jhonny
Cômodo para QUEM? Vc, o dono do site ou vc, o usuário do site?
08/05/2008 às 22:07 | #
Estou de volta…hehe
Caro Canha. É cômodo para qualquer usuário, é claro. Se você está colocando dentro do seu blog/site uma referência de outro site, vai fazer abrir dentro de sua mesma janela? Acho isso pouco inteligente. Eu como usuário, sempre achei “incômodo” sair do site que estou navegando após clicar em um link. Uso “abrir em nova aba”. (por que não facilitar com a target?). Agora, se o link é do seu próprio site, é conveniente não usar target…
Abraços.
16/06/2008 às 10:41 | #
Não cheguei nessa página pelo google reader, e mesmo se tivesse chegado certamente eu teria tentado clicar com o botão do meio (mesmo sabendo que o google reader SEMPRE abre em nova aba), mas caso fosse a última notícia da lista clicaria com o botão esquerdo, por costume, tentando abrir a oágina na MESMA aba, o que NÃO acontece! Ou seja, o google (SENHOR google), por user a porcaria do target blank não me deixa navegar devidamente.
Para aqueles que acham o target blank útil, dou-lhe uma dica: APRENDA a usar os recursos do seu navegador, e APRENDA a controlar o seu nariz.
Eu não aceito um navegador dizendo como eu devo ou não navegar.
06/10/2008 às 09:45 | #
Eu gosto de usar este recurso de abrir em outra janela principalmente para não me perder, pois as vezes não sei onde vi a tela anterior.
Outra coisa, nem todos os usuários sabe usar atalhos para abrir em nova aba ou janela. Falo isso e com provas.
Também não acho legal o uso exagerado do taget=”_blank”, mas alguns não vejo problemas.
Abraço!
06/10/2008 às 11:24 | #
Thiago,
Você gosta. Mas e as outras pessoas?
Não existe como impedir a abertura de nova janela em caso de target=_blank, mas existe como ter a opção de abrir em nova janela caso a pessoa queira.
O que eu quero dizer com isso, é que o usuário que precisa ter a decisão final, uma coisa que poucos desenvolvedores entendem pelo jeito. Esse negócio de tentar prender o usuário no seu site é meio ditatorial, não acha? Se o usuário não sabe como abrir em nova janela, ele provavelmente nem sabe usar a web direito.
De qualquer forma, acho que o pessoal deveria estudar um pouco. Tem tantos livros por aí dizendo que o usuário que é o rei, e que o site deve ser feito para ELE. E não para o próprio desenvolvedor.
Mas vou re-escrever este artigo novamente, só para provar isto. aseuiahseu
Abraços
04/07/2009 às 11:56 | #
Se a questão é a opção de escolha, gerem um script que ao apontar o link com o mouse exiba as 3 opções: abrir, abrir em nova aba e abrir em nova janela. Eu substitui o “_blank” pelo “_new”, que não me direciona para outra janela, ele abre outra mas me mantém na atual. Em casos como o meu em que os links ficam no meio do texto vejo esse recurço como mais apropriado, e para casos em que o link fique fora do texto, vejo a opção do script de opções como uma solução mais razoável.
19/08/2009 às 23:47 | #
Ok mas canha eu não sei se vc já fez mas vc já postou alguma coisa especificando qual a diferença entre blog; home page; site e portal?
05/10/2009 às 14:38 | #
Canha, eu acredito que se o cliente acessou seu site, ele já escolheu estar ali, você já deu essa liberdade a ele. Agora, imagine que seu cliente acessou seu portfolio. Ele clica em um link que o leva para outro site, você acha que ele desistiu de acessar seu portfolio? Claro que não, ele somente optou por acessar uma criação sua, e não abandonar a navegação no site anterior.
Muitos nem sabem que existem possibilidades de um CRTL+clique, clique com o botão do meio, ou da direita… enfim… qualquer mecanismo para abrir uma página separada.
Isso que você postou como uma regra do que é certo ou errado, não passa de uma questão de opinião, como você pode ter observado pelo resultado de sua enquete.
E o mais importante, antes de desenvolvedores, somos usuários da internet, e como usuário, eu prefiro o “blank” em links que me levem para outro site.
Grande abraço
31/10/2009 às 02:51 | #
Hummm, esse assunto é ótimo para ser discutido entre quem desenvolve e sabe o que é abrir em nova janela.
A realidade do usuário brasileiro ainda esta longe disso, se não usarmos o _blank corremos o risco de nunca mais ter o visitante de volta.
Nota: Essa realidade só vai mudar quando a comunidade que se diz “Profissional” em web começar a ter compartilhar seus conhecimentos com seus visitantes!