Usar uma resolução de imagem inválida é um dos erros mais populares que designers gráficos cometem quando criam impressos. O resultado é uma impressão imprecisa ou uma rejeição pela gráfica. Se você não fica de olho na resolução da imagem desde o começo, possivelmente você terá que recriar seu arquivo todo. Então eis que surge este artigo que vai te mostrar os cuidados que se deve ter para que sua imagem tenha a resolução correta.

O que é uma resolução de imagem?

Guia de resolução de imagens

A resolução de uma imagem se refere a densidade de pixels (ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ou gráfico. Quanto maior a resolução, maior será a definição e detalhe da imagem. Uma imagem com resolução baixa ficará borrada e com menos detalhes.

A resolução de uma imagem é calculada em DPI (pontos por polegada ou “Dots Per Inch” em inglês) e PPI (pixels por polegada ou “Pixels Per Inch“. Existem diferenças entre estes dois – DPI se refere a documentos impressos e quantia e espaçamento entre pontos cianos, magentas, amarelos e pretos, enquanto PPI se refere a pixels na tela. Eles não são a mesma coisa, mas designers e profissionais gráficos tendem a usar os termos alternadamente. Muitas vezes, por exemplo, quando se fala de uma imagem de 72 dpi que está na tela, a pessoa está se querendo dizer “72 ppi”.

300 ppi vs 150 ppi vs 72 ppi

300 ppi vs 150 ppi vs 72 ppi

Se você criar um documento de 10 por 10 polegadas* com resolução de 72 ppi e outro documento com o mesmo tamanho mas com 300 ppi no Photoshop, você pode notar que eles possuem tamanhos diferentes na tela. Isto acontece devido ao número diferente de pixels usados em cada polegada. No arquivo de 72 ppi, você só consegue colocar 720 pixels de um lado ao outro do documento. Já no de 300 ppi, cabem 3000 pixels.

* – Estou usando polegadas para que possam entender o cálculo facilmente.

Quando criamos imagens para a web, geralmente 72 ppi é o suficiente. Se calcularmos a resolução total de um “relativamente antigo” monitor de 15 polegadas com resolução de 1024 x 768 pixels, será o equivalente a 68 ppi. No entanto, um monitor de 15 polegadas de um MacBook Pro com 1440 x 900 pixels terá uma resolução total de 96dpi. Quando os tamanhos e resoluções de telas aumentar, poderemos aumentar também a resolução de nossas imagens, mas por enquanto 72 ppi é aceitável e o mais comum.

300 ppi vs 150 ppi vs 72 ppi

Já ao criar um documento que será impresso, vamos ter que usar uma resolução de 300 ppi. Se o pessoal da gráfica disser que suas imagens ou gráficos precisam ser criados com “uma resolução de 300 dpi”, eles na verdade querem dizer 300 ppi (lembre-se que DPI é para o documento que já tá impresso, e PPI é para o que ainda está na tela). Se você criar uma imagem com 72 ppi, você terá que refazê-la pois não dá pra magicamente criar os pixels adicionais do nada. Se você simplesmente mudou a resolução do arquivo de 72 a 300, o Photoshop vai adivinhar quais as cores dos novos pixels, mas não preciso nem falar que o produto final não vai ficar bom. Isso é chamado de “resampling” ou “reamostragem“.

Resampling

Você até que pode redimensionar sua imagem de 72 ppi para 300 ppi. Aí o Photoshop vai dividir os pixels para que exista 300 em cada polegada, em vez de 72. No entanto, eventualmente o Photoshop vai ficar sem pixels para dividir e o documento ficará com um tamanho reduzido. Isto não te ajuda muito, pois a imagem que estava com um tamanho de 297 x 210mm ficará com 72 x 50mm, o que pode não ajudar muito quando você está trabalhando com fotos ou posters que precisam ter um tamanho definido. Mais disto adiante.

Algumas vezes vão te pedir para criar documentos em 150 ppi. Isto geralmente é feito nos casos de impressos grandes que serão vistos apenas a uma certa distância, então de perto a qualidade não importa tanto (outdoors, por exemplo). A resolução menor ajuda o seu computador a processar as informações e resulta em um arquivo com peso menor.

Talvez a gráfica até te peça para criar uma arte com tamanho menor, mas em uma resolução muito maior (600 ppi, por exemplo). Isto ajuda pois o documento fica mais leve, e depois eles podem esticar a imagem para caber em um outdoor, diminuindo a resolução de 600 ppi para 150 ppi.

Redimensionamento versus Resampling

Quando você for alterar o tamanho de uma imagem no Photoshop, você pode fazê-lo de duas maneiras diferentes: redimensionamento ou resampling. Se você for fazer um resampling, você estará alterando o tamanho dos pixels no documento. Já se redimensionar (des-selecione a caixa “resample”), você estará alterando a resolução e portanto, o tamanho impresso do documento.

Como deu pra notar, resampling é ruim. O Photoshop terá que adivinhar quais pixels inserir nos espaços em branco. No entanto, se você for diminuir um documento, o resampling é o mais recomendado já que temos pixels de sobra.

Se você redimensionar uma imagem, você vai manter os tamanhos dos pixels, mas alterar o tamanho impresso e resolução da imagem. Vamos ver como isto funciona no mundo real:

Chris Spooner

Esta arte foi criada com um tamanho de 297 x 420mm (tamanho A3) usando 300 ppi. Decidi que quero imprimir em formato de poster. Qual tamanho de poster que posso imprimir?

resolucao-de-imagem-06

A melhor resposta é A3, pois a versão original tem 300 ppi que será o ideal para uma impressão. No entanto, minha gráfica local só aceita arquivos de 150 ppi.

resolucao-de-imagem-07

Ao desmarcar a caixa de “resampling” na caixa de “Image Size”, posso mudar a resolução de 300 pra 150 sem afetar a qualidade original da imagem. No entanto, usando 150 pixels por polegada em vez de 300 significa que você tem mais polegadas para completar. O resultado é um documento de 594 x 840mm, aproximadamente um A1.

Esse A1 de 150 ppi não terá uma imagem tão nítida quanto o A3 de 300 ppi, mas a diferença não será notada a não ser que ambos estejam lado-a-lado.

Espero que este artigo tenha ajudado a quem ainda tinha problema com a resolução de imagem!

Original e imagens: Spoon Graphics (traduzido por Design Blog)

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • http://byaugusto.blogspot.com/ Augusto César

    Adorei o post!
    Explica direitinho! Já vi muitos amigos se atrapalhando por causa da resolução.
    E agora aprendi que é ppi e nao dpi, hehe!

  • Emissu

    Post bem bacana! Parabéns e obrigado.

  • http://www.twitter.com/artefaelmarques Rafael Marques

    Parabéns pela explicação. Artigo interessante pra quem ainda está conhecendo o mundo do design e manipulação de imagens.

  • http://danillonunes.net Danillo Nunes

    Quanto às imagens para web, o ideal é trabalhar sempre com valores em pixels, pensar em tamanhos físicos e dpi ou ppi é totalmente desnecessário se não for impresso. Esse artigo explica melhor o porquê: http://apptools.com/examples/dpi.php.

  • http://twitter.com/blog_iddesign @blog_iddesign

    Valeu, Canha!

    Muita gente se enrola muito com a questão da resolução das imagens!
    Trabalho numa gráfica e sei bem o que é sofrer para corrigir ou retornar o arquivo para os clientes por causa de problemas com a resolução das imagens.

    Cerca de 70% dos trabalhos que chegam na gráfica onde eu trabalho vem com problemas de resolução nas imagens. Mesmo de agências!

    Parabéns pelo post!

  • Junim

    Cara, mto bacana o post!
    To aprendendo cada dia mais!
    Parabéns!

  • Tiago

    Muito legal o post… aprendi agora!!!

  • pirirgangorra

    "Mais novo blog de inspiração em design
    brunocroc.blogspot.com

  • Jorge

    Na verdade é DPI sim e não PPI, "Dots per Inch" que é pontos por polegada em Ingles, se fosse passar pra portugues, ficaria PPP e não PPI, melhor estudar um pouco mais.

  • Joel

    Parabéns por essa explicação, muito bacana e bem objetiva.

  • Danilo Carvalho

    Boa! Essas iniciativas é que fazem um povo bom, a falta de partilha do conhecimento  torna o povo burro. Sua contribuição vale ouro. Parabéns.
    Danilo Carvalho – - 25 anos aprendendo e partilhando conhecimentos de comunicação visual.

  • Karla

    Ô Jorge, leia mais atentamente… ninguém falou em tradução do inglês para o português em PPI… É melhor VOCÊ prestar mais atenção

  • Llellismachado

    opa, beleza?
    Eu desenvolví um site , e usei uma imagem como background , editei a imagem no Fireworks e usei a resolução 72ppi . Quando eu mudo de uma página para a outra , esse background da uma rápida piscada , creio que seja porque a imagem esteja pesada e demore pra carregar.
     Já tentei salvei em GIF para ver se ela fica mais leve e carrega mais rapido, mas ela continua dando essa piscada quando mudo de página no site , será que é a resolução que está muito alta e faz o background ficar pesado?

    valeu

  • http://www.facebook.com/s2anacarla Ana Carla

    Adorei o artigo, sempre me bati com essas coisas e agora que realmente precisei, consegui entender, clareou, obrigada!

  • http://www.facebook.com/victor.almeida.5895834 Victor Almeida

    Parabéns! Vou encaminhar a algumas agências que sempre se enrolam com esta questão!

  • https://twitter.com/#!/Gui_Vital Guilherme Vital

    Parabéns pelo artigo. Me fez endenter algumas coisas, mas eu gostaria de saber se quando eu for reduzir o tamanho da imagem e aumentar a quantidade de 72 ppi para 300 ppi, usando a opção “Resample Image” > Bicube Sharper, estou fazendo de modo certo.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002205581852 Gustavo Giachini

    puts melhoro muito minha visao sobre esse assunto

  • Pingback: DKJ Express blog | Megapixel e pixel, o que muda e o que é cada um?

  • http://twitter.com/robsonmioto Robson Mioto

    Excelente post, ótimas explicações!

  • Marllon Guimarães

    ooi, gostei BASTANTE do post ! sou praticamente um Design Gráfico aqui onde moro .. as pessoas quando precisam de alguma coisa, tudo elas pedem pra eu fazer ! mas fico em dúvida em relação a Resolução .. e tenho uma pergunta : eu tenho um arquivo de tamanho 7,0 x 7,0 cm , com resolução de de 72 DPI e um outro aquivo de tamanho 7,0 x 7,0 só que a resolução é de 300 DPI . Ambos vão continuar com o mesmo tamanho ? o que vai mudar na imagem ? e se eu quiser imprimir .. qual resolução devo usar ? muito obrigado, e espero respostas !

  • gsc03bh

    Excelente. Vai me ajudar bastante num serviço aqui. Valeu mesmo!

  • http://www.facebook.com/juunoles Juu Noles

    preciso de ajuda com uma imagem

  • AntiJorge

    Salve, Jorge! Um pouco de comedimento com as palavras na hora de criticar, é bom. Ainda mais se o que você está afirmando não desmente nada do supra citado. Gentileza gera gentileza. E o cara deu uma puta explicação.

  • Daiane Alícia

    Bom, eu fiz um cartão de visita com resolução de 72px por polegada, e só depois de ter criado o cartão mudei para 300px por polegada. Então, mesmo assim o arquivo depois de impresso irá ficar com qualidade ruim por mim ter mudado a resolução só depois?

  • Lua

    Valeu pela info. Muito bem explicado!!!!

  • http://be.net/raquelfantasia Raquel Fantasia

    Quando tive que fazer um roll-up, tive que fazer a 1/3 da dimensão real a 300 ppi, caso contrário o meu pc dava o berro. (dica de uma professora) Até não ficou tão mal como pensaria. :)

  • dasdcxz

    nao entendi nada

  • Evandro.

    Desculpa mas acho que essa parte não esta correta.
    “Talvez a gráfica até te peça para criar uma arte com tamanho menor, mas
    em uma resolução muito maior (600 ppi, por exemplo). Isto ajuda pois o
    documento fica mais leve, e depois eles podem esticar a imagem para
    caber em um outdoor, diminuindo a resolução de 600 ppi para 150 ppi.”
    Se vc criar 2 arquivos no photoshop de 1000px X 1000px identicos, mas, um com 600ppi e outro de 150ppi o tamanho deles vão ser iguais.

  • Charbel Chaves

    Caro, não existe resolução (em DPI) para monitores e projetores. Se vc postar uma imagem 800×800 em 5000DPI ou 800×800 em 1DPI na WEB, o resulta final é o mesmo. Dispositivos de projeção não usam essa informação. Apenas dispositivos de impressão. Seu post está orientando ao erro.

  • Neyl

    Cheguei aqui pra passar este link pra um cliente…kkk ;-)

  • Douglas Costa

    Muito bom o tópico, parabéns

  • Daniella

    Excelente! Obrigada!