Alguns anos atrás tinha escrito um artigo similar aqui no blog, mas deve ter se perdido no limbo virtual. Após uma indagação de uma leitora – Rosemeire Azevedo – resolvi escrever um artigo mais aprofundado de por que os designers querem banir a fonte Comic Sans.

A história do Comic Sans

O designer Vincent Connare que na época trabalhava na Microsoft, começou a trabalhar na fonte Comic Sans em Outubro de 1994. Connare já tinha criado algumas fontes direcionadas a softwares para crianças, então quando viu a versão beta do Microsoft Bob que usava Times New Roman nos balões de fala dos personagens de desenho, decidiu criar uma nova fonte baseada no estilo de escrita usada em desenhos em quadrinhos que ele possuía em seu escritório, especificamente The Dark Knight Returns (letras criadas por John Costanza) e Watchmen (letras por Dave Gibbons).

Connare acabou demorando demais e sua fonte não foi incluída no MS Bob, mas os programadores do Microsoft 3D Movie Maker – que também iriam usar balões de fala – decidiram adotar a nova fonte. Mais tarde, a fonte foi inclusa com o pacote Windows 95 Plus! De lá em diante, a fonte só ganhou mais e mais popularidade.

O problema do Comic Sans

O Comic Sans foi classificada como uma fonte casual, de script não-conectivo (as letras não se conectam) e foi criado para imitar a escrita a mão em histórias em quadrinhos e para um uso em documentos informais. “Documentos informais” é a palavra-chave aqui, então guarde-a em sua cabeça.

Famílias tipográficas são criadas sempre para representar algo. Alguns focam na legibilidade em todos os tamanhos, outros são específicos para tamanhos pequenos. Ainda há aquelas fontes meramente decorativas. Uma fonte pode dizer muito sobre uma empresa quando ela está em seu logo.

Logos de Bancos

A fonte Comic Sans é uma fonte relaxada e informal. O motivo pelo qual querem banir o Comic Sans é que ele é usado exaustivamente em locais inapropriados.

Documentos importantes, impressos que querem passar uma mensagem séria, logos de lojas que não são relacionadas a crianças, brinquedos ou qualquer coisa brincalhona ou informal, e a lista continua. Por ser uma fonte que já vem inclusa com o sistema operacional mais usado, e ser uma fonte “diferente”, as pessoas acabam usando de forma irrestrita em todos os seus documentos.

Comic Sans

Comic Sans

Comic Sans

Usar Comic Sans em uma lápide? Só se o morto tivesse sido um palhaço.

Espalhe o bem gráfico no mundo: diga não ao uso indiscriminado do Comic Sans.

Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


48 Responses to “Por que banir o Comic Sans?”

  1. Acabei de perceber a burrada que acabei fazendo criando meus melhores trabalhos usando comic, uso agora a fonte Calibri por achá-la mais formal e legível, me arrependo do comic em tudo que fiz usando-o
    :)

  2. Vii disse:

    Aff, não é so porque existem pessoas que fizeram mal uso da fonte, que deve ser banida, muita gente fala merda da comic sans, mas no final das conta ninguém sabe por que ela foi feita, pega uma helvetica (xodozinho de quase todo design) e coloca num logo de bebe, numa revista em quadrinho, ai fala que ela é uma merda também (revoltado :P)

  3. Eu detesto a fonte Helvética, ela é feia e insossa.

    Eu gosto muito da fonte Comic Sans e gostei especialmente da aplicação dela na lápide. Genial. :)

    Não sou designer! :D

  4. Canha disse:

    @Vii
    de-sign-ER.
    -_-

  5. Eu gosto da comic sans, mas uso apenas como font do meu msn, como estudo/pretendo trabalhar com essa área de programação e design tenho um pouco de consciência que não é uma fonte “formal”, para isso tem muitas outras fontes, mas como foi dito, como ela é diferente e é padrão do SO, mta gente usa… Quase pelo mesmo motivo que muita gente usa o IE6 e afins…

  6. Cidão disse:

    Eu simplesmente sou dependente da comic sans, especialmente para letreirar quadrinhos.

  7. nitrowz disse:

    haha
    comic sans must die!

  8. Comic Sans é fim de carreira!

  9. itamar disse:

    como sempre radical hauahauahau…
    banir é um pouco forte, mas o texto tá ótimo!
    Tem milhões de fontes disponíveis por aqui e muitos designers aptos a produzirem uma nova fonte a pedido. Pra usar a comic palhacinha?!?!
    valeu canha!

  10. simplesmente, fato!.
    devido a este, sempre utilizei Arial, Trebuchet e Tahoma em meus trabalhos.

  11. Thays disse:

    Acho que nesse caso tem que ser levado em consideração um dos principios básicos do design. A funcionalidade. Como vamos colocar uma fonte -como o próprio nome diz- cômica em um anuncio, um logo? É por isso que as outras pessoas acham ela bonitinha e querem usar, porque a estética informal agrada a todos os olhos, mas não buscam atingir um alvo específico, ou a legibilidade, ou trasmitir alguma mensagem através dela. Já a gente (designers, ou no meu caso aspirante a) não bane a fonte, claro que não! Só queremos que ela seja utilizada nos seus devidos lugares: os comic books e o msn, oras! ;*

    @ kkkkkk quem olhou pra lápide e não riu?!

  12. Canha disse:

    Olha, sei que pode parecer radicalismo “banir a fonte”. Mas nada na internet precisa ser levado a sério.

    A idéia mesmo é instigar ao pessoal pensar um pouco mais no que vão fazer com esta fonte. Não é uma fonte horrível, mas ela é muito mal usada. Por isso que digo pra “banir a fonte”.

    Enfim, espero que esteja esclarecido ;)

    • Marcel disse:

      Se é mal usada é culpa de quem? Da fonte? Até entendi o que quis dizer, mas sei lá… promover, mesmo que não seja algo tão radical e literal, em banir a fonte só porque ela é mal usada é um pouco bobo e sem sentido…

    • Suely disse:

      É que designer é um bicho cheio de mania, parece até que tem TOC. Gostei do texto. Embora uns 90% dos designers continuarão a odiar a fonte pelo simples fato de terem tido professores na faculdade dando pití por causa dela, e pelo mesmo motivo irracional que amam a apple.

  13. Rosemeire Azevedo disse:

    Olha, que legal, eu ganhei um post hehe. Obrigada de verdade por ser preocupar em responder a minha dúvida.Eu ainda sou aspirante a designer e ainda tenho muito o que aprender.
    Eu ainda acho que a Comic Sans fica muito bonitinha em coisinhas de bebe, e no meu msn eu só uso ela. Mas quando vou fazer qualquer coisa que não deva ser “fofa” eu prefiro a Helvetica, realmente é o meu xodó.
    Beijinhos

  14. Danilo disse:

    Parabéns pela postagem !

  15. bruno reis disse:

    É, eu utilizava ela nos meus trabalhos, vou optar pela verdana.

  16. Ehh pensar que no ínicio eu ja usei de mais ela…. Ainda bem que agente evolui!! rsr Agora preciso perder o habito de usar a Helvetica… adoru ela mais acho que ja tem uma caralhada de clichês com ela por ai!

  17. Idilberto disse:

    Com tantas opções de fontes, mesmo precisando de uma informal pode-se optar por outra que atinja o objetivo.
    Realmente, Comic Sans me dá nos nervos, acho que minha cabeça saturou de tantas vezes que eu a vi. Chega a ser triste. Pra se ter uma noção, pra mim é tão irritante ver comic sans quanto receber e-mails dizendo que a MS está dando uma bacia de notebook pra cada pessoa que reenviar o mesmo e-mail.

    O fato é que, todo mundo usou demais, se não quer ficar igual a todo mundo, use outra.

  18. sthephany souza disse:

    bem, não tem como eliminar o comic sans, é usado por todos, desde criança a adultos.
    ela, mesmo não apropriada, tem muita popularidade, e o termo “banir” vai revoltar muita gente.
    particulamente nao gosto, nao uso.
    Um bom designer jamais usaria esse tipo se não quiser queimar a sua reputação.

    sthephany souza

  19. Torugo disse:

    tbm odeio documentos feitos com Comics Sans… e não são poucos que vem para em minhas mãos…

    Nem pra balões de HQ eu usaria… ela não se encaixa muito bem. Só uso mesmo no MSN… aí ela serve muito bem… bem legível e “informal”

  20. Concordo totalmente… quer dizer, em partes… usar a fonte Comic Sans em trabalhos de escola, etc é uma merda. Merece um zero quem o faz! (Já vi muuuuitos casos)! Acho uma droga ¬_¬”
    Mas não gostaria que ela fosse banida. Eu a usa raramente, pois a acho infantil mesmo.

  21. Milson Marins disse:

    Gostei do artigo. Soa como uma homenagem a esta fonte que tanto acompanhou trabalhos e os quadrinhos que publicamos na revista Prismarte, que em sua #51 ainda tem a presença da comics sans, apesar de outras fontes com mesma finalidade exitirem, ela é mais famosa entre as fontes de quadrinhos. Valeu.

  22. thiago disse:

    por que O comic sans? não é A fonte? (eu sou uma cara chato)

  23. Haaaa não. Não, não, não.

    Primeiramente, parabéns pelo artigo. Muito bom.
    Porém, entro na lista dos que não querem baní-la. hauhahu

    Concordo que ela está sendo empregada de maneira “indevida” em certos anúncios… Mas não vamos baní-la. Ela fez parte da minha experiência como web designer. Quem, algum dia, nunca usou essa fonte? [=D]

    Chega até ser irônico. “Coitada, hauhahua.”

    Eu, particularmente, não a utilizo. Exceto em trabalhos infantis, quando não há outra fonte disponível. Contudo, a utilizo com moderação.

  24. Julia Campos disse:

    Já havia lido sobre isso. Parece que o próprio criador da fonte criou uma campanha Bans Comic Sans, pq nem ele aguenta mais ver essa fonte. Tem até uma página na net, http://bancomicsans.com/
    onde vc pode ateh assinar a petição para bani-la.

    Não trabalho há tanto tempo com fontes e design, faz só 6 anos, mas eu não aguento mais ver essa fonte.

    Na escola em que trabalho qnd algum aluno vai fazer um trabalhinho “bonitinho” coloca a maldita lá.

    Acho que a campanha de banir vem bem a calhar, pq só assim ela chamará a atenção devida quanto ao mau uso, e isso pode fazer tambem com que pessoas mais desinformadas prestem mais atenção na hora de escolher suas fontes. Porque a Comic não é a unica a ser mal utilizada.

    Existem N fontes hoje que podem substituir a Comic Sans e surtir o mesmo efeito, pessoas não estudantes de tipografias e desorientadas irão utilizar a próxima primeira que aparecer que for semelhante. Já que não dá pra banir essas pessoas da face da terra e nem da frente dos computadores,

    Bom, eu aconselho a quem quer trabalhar com fontes, que compre um livrinho qualquer pela internet, e de uma estudadinha básica sobre tipografia. Afinal, se voce quer trabalhar com uma coisa, o minimo que deve saber é fazer a tal coisa.

    #ficaadica
    #nãoenfeiureomundo

  25. Mateus disse:

    AHUEAHEUAHEUAHUEA

    Essa fonte é fim de carreira mesmo, dependendo do uso. Imagina a vergonha alheia ao pegar a prova de um concurso público aqui em MT e ver que os títulos das questões estavam usando a bendita da comic…

  26. Luiz disse:

    Não sei pq tanto drama por causa de uma fonte claro que ela não deve ser usada em um texto formal e sim em uma conversa intima onde não haja formalidade =p

  27. Thompson disse:

    Me desculpem mas vocês são muito infantis. Cometem injustiças e generalizações simplesmente por não saberem o que explicar algo ao público sem colocar emoção no meio. Primeira coisa que gostaria de deixar claro é que a Comic Sans não foi criada para se comunicar com crianças, isso é extrema generalização, ela foi criada nos quadrinhos como forma de se diferenciar das diversas mídias e esse é um dos motivos dela ser informal e realmente, informal sim é a palavra certa para descreve-la sem injustiças. A comic sans simplesmente é uma fonte informal que foi feita exclusiva e unicamente para se usar em quadrinhos, usa-la forá desse meio é total ingenuidade. Ela NÃO deve ser banida, apenas usada corretamente.

  28. […] Se por um lado, há muita injustiça (porque toda fonte tem sua utilidade), o Canha, do Design.blog, fez uma análise justa da utilização da fonte. Confira aqui o texto dele. […]

  29. [M]arcos disse:

    é pra rir né ?

    comics san owna.

  30. Luana Cristina disse:

    Apesar que adoro dessa fonte, mas sempre soube que ele é meio ‘bobinha’ pra usar em trabalhos certos i tals..

    Mas acredita que nesses tempo? enjoei delaaa!! Nem pra msn uso mais, essas letrinhas redondas… nuss! mto enjoativa!

    Muito bom o blog! ^^

  31. POw disse:

    grande coisa parece até um dragão de 7 cabeça o que tem? o mundo vai acabar por causa disso?
    "Uhhh è porque era pra criança" aposto que se vocês não soubessem disso até hoje usaria.Deacha lá até parece que vai mudar algo

  32. Lucas disse:

    eu sempre deleto a comic sans do PC q eu estiver usando!!!!aishauiahsasasuahssiushu

  33. Bruniele disse:

    Nossa, nada a ver isso!

  34. kleber disse:

    gostei da comics sans na lápide SAHUSAHUSHUAHUSA

    Bom, é uma ótima fonte, mas lógico que para trabalhos acadêmicos o certo é Arial ou Times

  35. Alessandra disse:

    Acho a Comic Sans , uma letra graciosa. Não há necessidade de banir ela do programa e sim fazer uma campanha de divulgação do uso indevido a certas propagandas.

  36. Its Almost Halloween disse:

    AHEIAOAHEI “comic sans owna”

    Ri alto. 

  37. Neofito New disse:

    Que bobagem, até parece que a fonte é mais importante que o texto. Acho que tá faltando assunto

  38. Lobao disse:

    Ui, ele se acha o designer e quer banir a Comic Sans.

  39. Danilo disse:

    Mas que pessoa atoa! Estou impressionado.
    Querendo banir uma fonte? Que tipo de ditador virtual é você? Tanta coisa mais importante que deveria ser banida e você preocupado com a ‘Comic Sans’… ufafá!

  40. Sidney Junior disse:

    Quanta futilidade , no final de tudo letra que passar uma msg , no caso ele atingiu seu objetivo .
    Lendo isso , eu lembro de uma fala de um antigo professor de colegial :
    Se podemos complicar , para que simplificar .

  41. Lucas de Sousa Fechio disse:

    Cara e só uma fonte como ._.

  42. Lucas de Sousa Fechio disse:

    comum*

  43. Micaelle Lima disse:

    verdade…enche o saco ver comic sans em todo canto…mas não precisa banir, só estimular as pessoas a trabalharem melhor a comunicação visual de seus trabalhos e fazer estudo de fontes da mesma forma que também se faz estudo de cores!

Deixe uma resposta