Uma das formas mais utilizadas para impressão é o sistema offset. Utilizado para impressões de grande e média quantidade, o offset oferece uma boa qualidade e é feito com grande rapidez. Entenda como funciona o processo mais utilizado na indústria gráfica atualmente.

O offset é um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX. Ele garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, além de imprimir em praticamente todos os tipos de papéis além de alguns tipos de plástico (especialmente o poliestireno).

O que é uma impressão offset?

A expressão “offset” vêm de “offset litography” (literalmente, litografia fora-do-lugar), fazendo menção à impressão indireta (na litografia, a impressão era direta, com o papel tendo contato direto com a matriz).

A offset é ideal para grandes quantidades de impressos pois o papel corre pela máquina, e precisa de nenhuma intervenção humana enquanto o processo é feito. Mas não pense que o humano não têm utilidade nessa hora. Pelo contrário, a máquina precisa de vários ajustes durante a impressão, seja na quantidade de tinta e água ou seja na hora em que um impresso for ter mais de uma cor.

Gráfica rodando máquinas offset (via Wikimedia)

Gráfica rodando máquinas offset (via Wikimedia)

“E como um impresso por offset pode ter mais de uma cor, se no cilindro apenas vai uma?”. Oras, caro leitor, isso é simples: como os impressos são geralmente feitos com o sistema CMYK (ou “Europa”) de cores, cada cor é impresso separadamente. Utilizando-se das retículas (como eu expliquei no artigo sobre o que significava CMYK), todas as cores são impressas separadamente e mais tarde nossos olhos é que vão ver a cor planejada.

O que é litografia?

Desenvolvido em fins do século XVII, foi muito utilizada no século seguinte na Europa, especialmente para impressão de partituras musicais, gravuras e até mesmo livros e revistas. Quando criada, a litografia se utilizava de uma matriz de pedra polida pressionada contra o papel, com os elementos para reprodução registrados na pedra por substâncias gordurosas.

Quando umedecida com tinta, a gordura que tinha na figura absorvia a tinta. Em seguida, a pedra era “lavada” com água para tirar a tinta desnecessária. O que sobrava era a tinta grudada na gordura que tinha a forma desejada. Em seguida, era só pressionar o papel contra a pedra que a tinta imprimia no papel. Anos mais tarde, a litografia passou a ser em metal, podendo ter uma forma cilíndrica e tornando o processo rotativo, dando origem à litografia industrial.

Quando a blanqueta foi introduzida entre a matriz e o suporte (a mídia no qual a informação era impressa, o papel por exemplo), surgiu o offset. A litografia é utilizada hoje para fins artísticos.

“Mas Canha, por que a litografia não é tão usada quanto a offset? Não sairía mais barato?”. Tecnicamente, não. A inclusão da blanqueta no processo offset evita os borrões e excesso de tinta que um sistema de impressão direto cilíndrico (como a litografia cilíndrica) podem dar. A blanquenta ao encostar na chapa absorve a tinta melhor, e permite que nem toda a tinta seja transferida ao papel.

Se o papel for muito fino, por exemplo, a tinta em excesso pode enrugar a folha ou até mesmo atravessar a folha. Além do mais, o atrito entre a borracha e o papel é melhor do que entre o metal e o papel. Tente passar um objeto metálico por cima do papel; viu como ele desliza facilmente? Já a borracha, não. Ou seja, o papel está mais propenso a borrar quando impresso direto da chapa do que quando impresso pela blanqueta.

Como o offset funciona?

O offset faz uma impressão indireta: ou seja, a imagem não é impressa direta no material (neste artigo, vou usar o papel como exemplo). Isto acontece pois a superfície da chapa onde está a imagem é lisa e teria pouca fricção com o material – o que iria deixar tudo borrado.

Primeiro: pega-se uma chapa metálica que é preparada para se tornar foto-sensível. A área que é protegida da luz acaba atraindo gordura – neste caso, a tinta – enquanto o restante atrai apenas água – que não chega no papel.

Segundo: a chapa é presa em um cilindro. Esse cilindro vai rolar por um outro menor que contem a tinta – que pode ser da cor ciana, magenta, amarela ou preta. A tinta vai “colar” na imagem, enquanto o restante fica em “branco”.

Terceiro: um cilindro com uma blanqueta de borracha rola em cima do primeiro cilindro (com a chapa já pintada). A blanqueta vai absorver melhor a tinta além de proporcionar uma melhor fricção ao papel. Agora, a imagem está impressa na blanqueta.

Quarto: o papel passa entre o cilindro com a blanqueta e um outro cilindro que vai fazer pressão. Assim a imagem é transferida da blanqueta para o papel.

Ou seja, a chapa imprime na blanqueta que imprime no papel.

Infográfico do funcionamento de uma impressora offset

Como a chapa é produzida?

As chapas podem ser produzidas por fotogravura com a utilização de fotolitos ou por gravação digital. Na produção por fotogravura, a chapa de alumínio virgem é colocado na gravadora, ou prensa de contato sob o fotolito. O fotolito é como se fosse uma transparência positiva de uma das quatro cores (CMYK).

O fotolito, aderido a chapa por vácuo, é exposto a luz por algum tempo. A luz possibilita que as imagens do fotolito sejam impressas na chapa – essa etapa chama-se gravação ou sensibilização. Nesta etapa, a luz “amolece” a emulsão na chapa. Tudo que foi exposto a luz, irá passar a atrair a umidade, enquanto a área que não foi exposta “endurece” e passa a atrair gordura (neste caso, a tinta). Em seguida, a chapa é lavada com químicos específicos que irão reagir com as áreas expostas à luz tanto quanto com as áreas não expostas, etapa que leva o nome de revelação.

Quais são os tipos de impressoras?

Na impressão offset, as impressoras podem ser planas ou rotativas. Isso quer dizer que pode utilizar folhas soltas (planas) ou bobinas de papel (rotativas). O sistema de bobinas, por exemplo, é utilizado na indústria da produção de jornais por ser muito mais rápido – em média 30.000 cópias por hora – porém a qualidade é menor que nas impressoras offset planas, que por sua vez são mais usados para imprimir cartazes, livros, folhetos, folders, etc. Existem também impressoras rotativas de alta qualidade, disponíveis apenas em gráficas muito grandes e usada principalmente para impressão de revistas de alta tiragem.

Infográfico de como funciona uma gráfica

Na imagem acima você pode notar que existem as quatro cores básicas, que juntas podem formar qualquer cor. Quando uma gráfica não precisa utilizar todas as cores (em impressões monocromáticas, bicromáticas ou tricromáticas) a “torre” onde cada cor fica é removida.

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • Germano Roth

    tenho uma pergunta,onde acho um curso bom e reconhecido de off set? espero respostas . obrigado

    • roger

      boa tarde a respeito do curso de impressão offset o senai do cic aqui de curitiba oferece esse curso fiz em 2009 me ajudou muito tem o basico 3 meses e o tecnico 2anos e meio.

    • mateus

      no senai do bras tem e pelo visto é muito bom

    • http://blog.rafaelcavalcante.com rafael

      Germano, o Senai/Senac são bem vistos nesse tipo de curso.

    • Amanda Luna

      O senai oferece esse curso

    • nel

      no senai da ribeira

  • http://digitalpaperweb.com.br Canha

    Germano,
    Acho que o único jeito de procurar um curso é vendo as escolas técnicas da sua cidade. O SENAI deve oferecer curso assim. O ideal é procurar na lista telefônica da sua cidade e fazer uma aula experimental.

    Abraços.

  • http://www.anjodigital.com AnjoDigital

    bem interessante esse post…

  • http://blog.inap.com.br Blog Inap

    Adorei o artigo, muito bem formulado. Gostei tant o que irei divulga-lo em meu blog para todos.

    Convido você e a todos para visitar meu blog e ficar informado sobre tudo no segmento do design.

    blog.inap.com.br

  • Pingback: LINKS DO PACHA 472 « O Rebosteio

  • Pingback: LINKS DA SEMANA 381 « O Rebosteio

  • Gislane

    Parabéns pelo site!!! *_*
    Conteúdo + qualidade + design = perfeição!

  • jefferson

    gostaria de pedir q me mandem mais informações sobre offset obrigado.

  • Renato Martins

    Muito bom o artigo. Uma dúvida:
    Qual a diferença ao usar uma imagem em JPEG ou em TIFF para impressão?
    Obrigado. Grande abraço

  • Viviane Zavaglia

    Olá,

    Gostei do seu texto, simples de explicar. Gostaria de saber qual a diferença entre fotolito, matriz e clichê? Agradeço!

  • http://OFFSET ACIR MARINS

    ESTOU MONTANDO UMA EMPRESA DE EMBALAGEM PERSONALIZDA ACHO Q O CAMINHO SERIA UMA OFFSSET PEQUENO PORTE JA TRABALHO COM IMPRESÃO DIGITAL NO QUE PODEM ME AJUDAR?

  • Pingback: Identificando os tipos de impressos | Design.Blog.br

  • http://www.evidenciabrasil.com.br Gloria

    estou montando grafica gostaria de informações sobre maquinas que preciso comprar para fabricar cadernos e agendas
    sds

  • ivan gonçalves

    parabens,muito bem explicado,nem eu que sou impressor explicaria com tanta eficiencia,vou recomendar para alguns amigos.

  • Eli Delmonico Junior

    A tranferência de imagem da chapa para blanqeta é invertida?
    E a transferência de imagem da blanqueta para o papel ?

  • Pingback: O que é impressão offset e fotolito?

  • Rufino

    Shoooooooooooow!

  • Nathália

    Olá,
    gostaria muito de saber se as matrizes do processo de impressão offset tem um limite de utilização e qul é a capacidade delas.
    Obrigada! ;)

  • Carolina

    MUlheres tambem podem fazer esse curso? eu me escrevi!!!

    • Dorival

      Claro que pode, mulheres têm um diferencial; são muito detalhistas e, para este tipo de trabalho, principalmente na impressão de rótulos e embalagens tem se falado no ingresso das mulheres no mercado.

  • Pamela

    Gostei muito me ajudo bastante no meu curso de Design Grafico Editorial

  • glaucio

    gostei tá bem claro

  • http://www.acheifacilsumare.com.br Ronny

    Muito esclarecedor, obrigado!

  • Bruno Lucio de Souza

    Para que serve o surpote e o calso de blanqueta

  • marco

    parabéns! excelente post

  • elson oliveira

    Muito bom essa matéria, estou iniciando na impressão gráfica estou operando uma mutilite 1250, monocolor e gostaria de saber se consigo encontrar um curso em cd ou dvd, pois moro no interior e por aqui ñ encontro cursos disponiveis. Desde já muito obrigado!

  • EDSON

    OLA, PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PARABENIZAR ESTE FORUM, QUE PRA MIM SERVE DE GRANDE ULTILIDADE.

    TENHO UM PROJETO DE TRABALHAR COM CAIZAS DE PIZZA E NELAS TRABALHAR COM ANUNCIOS QUERO FAZER AUNCIOS DE BOA QUALIDADE , N TENHO EXPERIENCIA NO RAMO GRAFICO, GOSTARIA DE SABER PRIMEIRAMENTE A DIFERENÇA ENTRE IMPRESSÃO FLEXOGRÁFICA E OFF SET, E QUAL SEIA A MAIS APROPRIADA PRA IMPRESSÃO EM CAIZA DE PIZZA… LEMBRANDO QUE GOSTARIA DE FAZER IMPRESSÕES DE ALTA QUALIDADE COMO SE FOSSEM IMAGENS FOTOGRÁFICA … COMO A ONDE MIDIA E OUTROS FAZEM OBRIGADOO… ESSA INFORMÇÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA MIM.

  • Eduardo

    Ótimo post, para mim que estou começando o curso agora foi muito esclarecedor. Meus parabens!

  • Helena

    Parabens, Você contou bastante sobre o que é off set e como é que funciona a impressão.

    Mas uma coisa que é interessante de se comentar também é sobre a pessoa que trabalha sobre essas máquinas, infelizmente as mulheres estão muito redicularizadas só por que são mulheres, e emprego na área de impressão para nós é muito dificil. Eu acho um preconceito e estou escrevendo aqui só para dizer que nós também temos esse direito.

    Tanto quanto o homem quanto a mulher são seres humanos e tem capacidades iguais.

  • Andressa

    Por favor me ajude a resolver este problema, ja respondi de todas as maneiras e nenhuma esta correta : A grafica impressão certa está recrutando ajudantes de impressão off-set. Sendo que a grafica está com um problema na produção, no qual as folhas impressas estão decalcando . Decorra a solução para este problema .

  • Ricardo

    Parabens! muito bem elaborado e explicado.

  • MRT

    Meu caro se você quer aprender o oficio de imprtesor oof-set , amelhor coisa e : se você vai ter sua propria maquina e contratar um bom impresor e aprender com ele , ou pedi emprego em uma grafica comece como ajudande, foi assim que eu me tonei ipresor que so hoje

  • Fabio Caetano

    Sou impressor offset mais queria aprimorar meus conhecimentos, na cidade que moro não tenho como fazer isto. Tenho como fazer este curso online?

  • juliana

    o melhor curso é no senai artes graficas eu faço de impressão offset e é muito bom recomendo!

  • mariana

    Oi Canha gostaria de usar um trecho dessa explicação no meu TGI mas gostaria que você me passa o seu nome para colocar como ref. pois o site eu já tenho certo. ;) por favor blz, fico no aguardo :)

  • http://www.scuderia.com.br Oscar

    Ótimo artigo, vou passar prá todos do administrativo aqui em nossa gráfica. Scuderia Gráfica http://www.scuderia.com.br

  • Pingback: Paes de Barros MMX » Identificando os tipos de impressos*

  • Angelica Silva

    Gostaria de saber se voçês usam offset digital ?
    Obrigada =)

  • Adriano Adão Sieben

    quero montar uma grafica de pequeno porte e gostaria de saber quais maquinas necessito e se possível o valor delas obrigado

    • miguel

      Ola adriano sou miguel de goianinha mim envia teu email

  • Pingback: Conheça os tipos de papéis e saiba suas aplicações - Design Blog

  • José Alves

    Muito interessante, gostei muito.

  • Abel Araujo

    Muito bem elaborado, a leitura de facil assimilação, meus sinceros aradecimenos.

  • Pingback: Tipos de papéis para impressão « producaograficadesign

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003181727532 Wanderson Silva Ferreira

    gostei da explicaçao

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001149407504 Carlos Eduardo Pozzer

    Muito boa! Era o que eu precisava para o meu trabalho!!!

  • Rafs

    Parabnes pelo seu blog, gostei bastante. Amigo Canha, gostaria de receber informações a respeito de impressoras de papelão ondulado, e afins se puder me passe seu e-mail para podermos concersar. obrigadoo 

  • junior silva

    muito boa a explicãção . junior silva . recife -pe

  • tita5

    gostaria de saber todos os equipamentos necessários ate uma revista chegar ate ao publico. obrigado:)

    • Paulohenriquealonso

      Primeiro precisamos de de todas informações que vai conter a revista, vai pra elaboração e diagramação. Depois o informativo vai pra confecção da chapa de off-set sendo fotolito ou ctp, a chapa depois  vai pra impressora o material é impresso, Depois vai para a dobradeira o papel depois de dobrado é  intercalado em uma alciadeira ou até mesmo manual é grampeada em uma maquina ou manual vai passa por um refilamento em uma guilhotina como acabamento e depois,pronta pra distribuição

  • Paulohenriquealonso

    sou técnico de impressão e mecanico das maquinas e se o blog precisar de alguma explicação tenho prazer em ajudar pois desse assunto entendo bastante. um abraço

  • Andersoncs_representacoes

    posso fazer ipressao ,em adesivos com mais de uma cor numa mono,
    passando mais de uma o mesmo adesivo formando o mesmo .em 4 cores?? 

  • Pingback: Conheça os tipos de papéis e saiba suas aplicações « producaograficadesign

  • Paulo

    quero montar uma grafica de pequeno porte e gostaria de saber quais maquinas necessito e se poss?­vel o valor delas obrigado

  • Ribamar carneiro

    Parabens pelo seu Blog, trabalho com embalagens para eventos, estamos com algumas duvidas sobre maquinas offset, pois é um investimento muito alto e precisamos da sua ajuda para encontra um maquina que atenda a nossa demanda. no aguardo

  • Fábio Mossoró-RN

    Sou impressor offset a muitos anos e gostaria que tivesse um espaço para nós impressores tiramos nossas dúvidas, já que cursos são muito difíceis.

  • Gustavo

    Bom… Eu trabalho com lâmpadas UV, e nós produzimos a mesma na Europa. Conheço bem das lâmpadas mas eu não entendo como funcionam extamente as máquinas, gostaria de saber se alguém poderia por obséquio, me indicar para uma visita técnico-explicativa em alguma gráfica de etiquetas ou móveis. muito obrigado. Gustavo

  • Claudia Freire

    Estou traduzindo um livro e encontrei o seu blog! no expediente do livro- diz-se Litografia ou Offset? é um livro com muitas fotos e reproducoes de postais antigos. Obrigada!

  • artemizia

    ameiiiiiiiiiiiii…

  • Felipe

    tbm quero montar uma grafica de pequeno porte e gostaria de saber quais
    maquinas necessito e se possí­vel o valor delas obrigado!

  • Marnes Luis

    Parabéns!!! Ótima explicação sobre Offset e impressão.

  • luiz carlos marques costa

    quero trabalha nessa aria como faço pra entra no mercado de trabalho

  • luiz carlos marques costa

    gente será que vocês poderia manda mais informação sobre offst

  • Paulo

    Excelente artigo, escrito em 2009 e lido com proveito em 2013!