Após falar sobre o sistema de cores CMYK, tá na hora de falar um pouco sobre essa tal escala de cores Pantone. Entenda o que é, por que a Pantone é tão famosa e por que é tão utilizada na indústria gráfica.

O que é Pantone?

O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos.

Enquanto o processo CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais do mundo, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.

asdfasdf

Pantone é uma empresa, e não marca de tinta

Mas por que a Pantone tornou-se sinônimo de cor? Simples, há mais de quarenta anos a indústria americana de tintas Pantone desenvolveu um sistema numérico de cores de tintas e conseguiu manter uma alta regularidade e padrão na produção destas. Assim, sem nomes regionais ou de aplicação restrita, tornou-se muito mais confiável falar-se em números, que, não são ou estão sujeitos a subjetividade humana do que em nomes, os quais variam e denominam diferentes coisas de lugar para lugar.

Enquanto que a maior parte das cores do sistema Pantone esteja além da gama de cores reproduzíveis pelo CMYK, as que podem ser simuladas pelo sistema de quatro cores (CMYK) são marcadas como tais nas guias da empresa.

São basicamente dois os tipos de produtos desenvolvidos pela empresa, sem contarmos os softwares e equipamentos: os leques ou escalas e as amostras destacáveis. Os leques/escalas são guias de referência rápida que trazem o número da cor e como obtê-la através do método de impressão CMYK, tendo como grande diferencial sua portabilidade e fácil manuseio. Já as amostras destacáveis são derivadas destas escalas e tem por objetivo a comunicação precisa e inequívoca da cor bem como a montagem da identificação visual da empresa/cliente.

É importante lembrar que estes produtos, além de serem guias práticos para formulação e obtenção de cores também são utilizados, na grande maioria das vezes, como referência em áreas anexas e correlatas a outras que a utilização de forma direta. Uma vez de posse da escala e do número que seu cliente especifica, o fornecedor pode identificar corretamente a cor desejada e desenvolver mecanismos para obtê-la.

Entretanto, muitas vezes o processo ocorre de forma equivocada e inversa, onde o usuário desenvolve seu trabalho no computador e lá escolhe a cor desejada, sem levar em conta que, o que está sendo visualizado são luzes cuja gama de possibilidade é infinitamente maior do que as possibilidades de impressão gráfica.

Muitas vezes, com seus monitores e impressoras descalibrados, ao apresentar e vender sua idéia ao cliente mostrando-a no monitor ou impressa através destas impressoras, estes profissionais irão se deparar com um resultado nada agradável, pois irão se utilizar da numeração Pantone obtida no software usado, da referência do monitor ou impressora descalibrados, e de gráficas que muitas vezes não utilizam tintas de qualidade para imprimir seus trabalhos. O final da história todos conhecemos: insatisfação geral – trabalhos devolvidos, prejuízos para todos e adjetivos ou qualificações desfavoráveis.

Para uma correta utilização dos produtos Pantone, tanto criadores, gráficos, designers, engenheiros de produtos e outros, devem primeiramente escolher a cor que desejam em suas escalas atualizadas. Uma vez escolhida, a cor deve ser aplicada e tratada independente do resultado visualizado na tela ou na impressora de “escritório”. Ao se mandar o trabalho para o fotolito ou diretamente para a gráfica, informe a cor utilizada ou os valores CMYK que deseja obter como resultado.

Uma cor Pantone pode ser facilmente identificado usando-se um onta-fio ou uma lupa. Ao contrário do sistema CMYK, não haverá retícula visível e a cor será chapada.

Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


57 respostas para “O que é Pantone?”

  1. Flávio disse:

    Isso é vendido nas papelarias?

    off: relacionado a design
    http://www.makemylogobiggercream.com/#

  2. Canha disse:

    @Flávio
    Em algumas, sim. Não são em todas as papelarias que dá pra encontrar as guias Pantone.

    Sobre esse link, já vi ele. Como tô sem net em casa, fico sem tempo de criar artigos novos. Mas logo logo dou um jeito ^^

    Abraços

  3. Henrique disse:

    Muito bom e explicativo o post… Só uma coisa, onde está “[…]facilmente identificado usando-se um conta-gotas ou uma lupa.”, você estava se referindo a um conta-fios, certo?

  4. Canha disse:

    @Henrique – obrigado! Não tinha notado isto!
    Abraços!

  5. PANTONE disse:

    No Brasil, somos o Distribuidor Oficial da marca PANTONE®, criada para atender as necessidades de pesquisa de cores e tendências de moda e mercado. Atuamos principalmente na área têxtil, vestuário, design e tecnologia em gerenciamento de cores, atendendo também as áreas gráfica, plásticos e equipamentos de medição e calibração de cores.

    Através de um longo trabalho de marketing e conscientização de todas as etapas industriais que envolvam o controle de cores, introduzimos o uso do PANTONE® em escala industrial na moda, no design, na indústria gráfica e na área de tecnologia de cores. Desenvolvemos palestras, treinamentos, eventos e parcerias com escolas e faculdades da área, além de feiras setoriais importantes, oferecendo assim ao usuário, todo o nosso conhecimento na aplicação dos produtos têxteis, gráficos e plásticos, otimizando assim a sua utilização e implantação em escala industrial ou pessoal.

    Como distribuidor oficial da linha PANTONE® completa, colocamos à sua disposição, seja cliente ou interessado, toda a tecnologia mundial disponível para fazer da sua escolha, comunicação e controle de cores, um processo sem surpresas!

    • Willys disse:

      Olá,

      Fica muito inviável para a PANTONE ao invés de vender a escala distribuir gratuitamente ou ser vendida a preços mais acessíveis? Eu mesmo em geral sempre que possível só uso PANTONE em alguns trabalhos, principalmente papelaria, programação visual e outros que assim o possam usar.

      Ouço muitos profissionais autônomos ou de empresas reclamando dos preços. Realmente é uma ferramente indispenssável para quem trabalha com artes gráficas etc.
      Para quem é faz ou volta e meia pega trabalhos como fellancer é ficaria viável comprar uma escala com preços acessíveis.

      Willys

    • elisandra disse:

      olá , estou entrando no ramo de estamparia serigráfica , e gostaria de estar escolhendo minha tabela, porém tenho várias duvidas a respeito de qual pantone devo adiquirir ,
      meu contato é tuca@ecostura.com.br espero seu contato …

    • Fábio disse:

      Boa tarde!
      Gostaria de saber onde encontro Escala pantone para vender aqui em Joinville -SC.
      Tenho uma dúvida. As escalas Pantone que são usadas por Designers em Agências de Propaganda, Gráficas são as mesmas que se usam com produtos têxteis e na área de construção como as usadas para formular cores para tintas usadas em paredes de casa?
      Posso comprar um pantone de cores vendidos em lojas de materias de contrução e usar na área gráfica?
      Meu e-mail: fabiocriacao@yahoo.com.br
      Aguardo retorno.
      Muito agradecido pela atenção.
      Abraço!
      Fábio

  6. ELSON JOSE RODRIGUES disse:

    Somos fornecedores de empilhadeiras e temos que enviar uma máquina para o Exécito, base de Manaus.
    Pedem que pitemos a máquina na cor verde, mas ninguem sabe informar o numero do pantone. Só informam que é verde floresta fosco.
    Poderiam me informar o numero de pantone?
    Grato

  7. […] ao modelo do último Podcast Digital Paper, um post sobre as previsões de 2008. De acordo com a Pantone, 2008 será o ano da cor “azul […]

  8. Fillipe Neyl disse:

    Mais um excelente post!!! Parabéns!

  9. josias cubas silva disse:

    Qual e a melhor marca de pantone ,ou são todos iguais.

  10. Canha disse:

    Josias,
    Pantone é a marca de uma só empresa.
    ;)
    Abraços,
    Canha

  11. josias cubas silva disse:

    posso usar o pantone para identificar qualquer trabalho realizado, por exs na off set em flexografia e em serigrafia ou tem diferença sou estudante .obrigadopor resp á outra pergunta .

    Abraços.

    josias

  12. Canha disse:

    Josias,
    Não entendi sua pergunta.
    É possível ver o que é Pantone e o que é CMYK na grande maioria das vezes, desde que você tenha um gabarito das duas famílias.
    Fiz um artigo aqui sobre os diferentes tipos de impressos, só dar uma procurada.

    Abraços,

    canha

  13. TELMO KEIM disse:

    PANTONE® completa, colocamos à sua disposição, seja cliente ou interessado, toda a tecnologia mundial disponível para fazer da sua escolha, comunicação e controle de cores, um processo sem surpresas!

  14. SUHELEN disse:

    Eu estou precisando da cor Pantone 424 C para pintar uma parede. Com essa referencia eu consigo manipular em alguma outra marca, como por exemplo Coral ou Suvinil?? ou só consigo essa cor na marca Pantone?

  15. Canha disse:

    Suhelen,
    Sugiro que procure o mais próximo em CMYK. Pantone é uma marca registrada da própria empresa.
    Mas você pode tentar ir em algumas lojas e perguntar se eles tem um equivalente Pantone de outra marca. É só tentar.
    Abraços.

  16. TELMO KEIM disse:

    Distribuidor oficial da linha PANTONE® completa, colocamos à sua disposição, seja cliente ou interessado, toda a tecnologia mundial disponível para fazer da sua escolha, comunicação e controle de cores, um processo sem surpresas!

  17. TELMO KEIM disse:

    http://www.pantone.com.br/goe.asp

    A indústria gráfica passou por dramáticas transformações desde a introdução do PANTONE MATCHING SYSTEM® 45 anos atrás. Já se perderam no tempo os processos colar e copiar, além dos fotolitos, substituídos por hardwares e softwares que transmitem arquivos de computador a computador. Para estar à altura destes universos sempre em expansão, a Pantone Inc. introduz o Sistema PANTONE Goe, desenvolvido para a indústria gráfica, de design e de publicações, acompanhando seu ritmo deste momento e do futuro

  18. […] 2000,  “o fornecedor de padrões profissionais de cores para a indústria do design”, Pantone, vem elegendo uma Cor do Ano. Este ano, decidiram que o amarelo  ( Pantone 14-0848) seria a cor de […]

  19. Luiz Anderson disse:

    Muito bom post!!!

  20. […] ter que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  21. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  22. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  23. Davi Coelho disse:

    Muito bom. bastante esclarecedor.

  24. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  25. […] sobre esse vasto assunto, aconselho uma lida nos posts ” O que é CMYK? ” e ” O que é Pantone? ” do design.blog.br […]

  26. andreia disse:

    qual o nome da tinta que são pintados os orelhões da oi? aquela esverdeada?
    Obrigada

  27. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  28. miro disse:

    Leigaço no assunto, encontramos nas cores Pantone o Cyan, magenta, yellon e black, é possivel afzer uma cromia com escala pantone?

  29. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  30. Alvir Sonza disse:

    Se alguem precisar de qualquer mistura de tintas pantone, somos especializados no ramo grafico.Graphic comercio materiais. 6235520058 ou 35524858.

  31. Alvir Sonza disse:

    Desculpem o numero certo e 6135524858 ou 6135520058 DF

  32. Bruna disse:

    Gente, tenho uma dúvida!

    Trabalho com design de moda e todos os fornecedores me pedem o Pantone Têxtil. Ok! Até aí, tudo bem.

    Entrei no PANTONE SHOP / Moda + Casa – mas como existem várias opções de pantone têxtil TPX – FGP100 / FPX 100 entre outros, não sei qual comprar.

    Alguém me dá uma luz? rs

    (PS: Preciso comprar o quanto antes, pois a empresa só liberou essa verba agora,
    se eu demorar muito, logo eles cancelam a ordem compra! Aí só Deus sabe qdo eu compro! rs!)

  33. alex disse:

    Ao criar um manual de identidade visual, colocamos as cores rgb, cmyk e pantone, porém como eu defino o pantone?

  34. Ivete souza disse:

    gostaria de saber quais cores que devo comprar para ter a cor ouro e prata?:

    onde posso comprar em São Paulo ? qual o preço?

    parabens pelo produto, é orima qualidade.

    Ivete Souza

  35. DIANE disse:

    OI! TRABALHO EM UMA LOJA QUE VENDE TINTAS CORAL, E UM CLIENTE QUER PINTAR A CASA DELE IGUAL A COR VERMELHA DA COCA COLA, OUVI FALAR QUE ELA É PANTONE…..
    COMO EU CONSIGO FAZER ESSA COR???????????????

  36. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  37. williancg disse:

    […] à mão o logo em algum lugar). Também existe uma página explicando quais as cores em CMYK, RGB e Pantone existentes no logo, além de mostrar como as versões em preto e branco devem ser (para […]

  38. […] mão o logo em algum lugar). Também existe uma página explicando quais as cores em CMYK, RGB e Pantoneexistentes no logo, além de mostrar como as versões em preto e branco devem ser (para aplicações […]

  39. […] que explicar que Pantone não é aquele pão com frutas cristalizadas que vendem no […]

  40. DANILO disse:

    QUAL E A COR PANTONE DA MARCA VIVO OPERADORA DE CELULAR

  41. […] sobre Pantone: Design.blog. Compartilhe:PrintEmailTwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. Esta entrada […]

  42. […] Design Blog , Beautiful Life, Pinterest, Kika […]

  43. […] a retirar toxinas do organismo.FonteTodo designer e quem trabalha na indústria gráfica conhece a Escala de Cores Pantone. Com um código que indica a mistura entre as cores básicas CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e […]

  44. […] empresa de qualidade, mas na área de cor. O Canha já havia publicado um post sobre a Pantone: O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não […]

  45. Morfina Femina disse:

    Olá, Gostei muito do seu post sobre a Pantone!!!

  46. […] empresa de qualidade, mas na área de cor. O Canha já havia publicado um post sobre a […]

  47. rosany disse:

    o que e pantone ????

  48. Alexo Mello disse:

    Pantone não é só cor sólida. Erro comum. Pantone também padroniza cores compostas, como CMYK.

  49. Sou xilógrafa gravadora.
    Utilizo a paleta de cores para encomendar as tintas que preciso.Quanto custa está paleta?
    Toda vez que preciso de tinta é uma dificuldade pedir.
    Me passaram um site que faz simulação das cores de acordo com a paleta pantene.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente
    Angélica Tiso

Deixe uma resposta