Falamos tanto de design isso, design aquilo…mas afinal de contas, o que é design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É ser artista? Sim, e não. Abaixo, definições de fontes diferentes do que vêm a ser – exatamente – design gráfico (temos até vídeos! Rá!).

Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando textos e imagens para apresentar informações. A prática de design gráfico involve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidades em tipografia, artes visuais e diagramação de páginas. Como outras formas de design, design gráfico geralmente se refere aos processos (designing) pelas quais a comunicação é criada e produtos (designs) que são gerados.”
(Wikipedia – Graphic Design)

“Design gráfico existe desde que o homem começou a fazer pinturas em cavernas; primeiramente em paredes de pedra ou terra seca, e hoje globalmente na World Wide Web. Designers gráficos trabalham fazendo design de impressos, formas visuais de informação ambiental (sistemas de sinais) ou eletrônicos, trabalhos de propaganda, publicação ou até websites. Tudo isso é conseguido através da administração de habilidades e entendimento de tipografia, cores, imagens e sons para se criar soluções visuais a problemas de comunicação.”
(About.com – O que é um designer gráfico)

“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com um laptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham – isso seria o que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha para um bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamos de clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certa mensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada de dardos involvidos).
Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, como pôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologia muda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam. Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites, animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, até o termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novas tecnologias.”
(O que nos céus é design gráfico?)

“Design gráfico é qualquer forma de representação visual artística
(Motto.com)

“Design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma idéia ou conceito
(Graphicsquote.com)

“Design gráfico é uma forma de comunicação onde os designers usam imagens, tipografia e diagramação de páginas para promover uma mensagem.
O trabalho de design gráfico assombra você nos seus sonhos e forçadamente rouba do seu corpo nutrientes importantes. Sua energia então se transforma em linhas, formas, texturas, cores transformando-os em lindas obras-de-arte.
Tudo se resume em iluminar milhões de pessoas com informações apelativas.
Se você quer descobrir o que realmente é design gráfico, tente olhar diretamente em direção ao sol e quando você perder sua visão, você terá sua resposta.”
(Vídeo: YSDN – O que é design gráfico? – Abaixo)

Design gráfico é pesquisa, análise, comunicação, visual, planejamento, conceito, tipografia, solução.”
(Vídeo: O que é design gráfico? – Abaixo)

Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamos saber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrguer é preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas as áreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designer ignorante é como um economista que não sabe contar.

O trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas de comunicação: é informar algo de forma inteligível a um certo público utilizando-se de imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado em qualquer mídia, seja impresso em papel, em embalagem, na tela, em animação, etc.

O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passando sentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público para sua mensagem.

Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico.

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • http://info.setadigital.net Tiago

    opa. tem um vídeo interessante de conclusão de curso de um amigo meu http://br.youtube.com/watch?v=A2N4A_woS64.
    valew pelas congratulações ;]
    abraço!

  • Pingback: Digital Paper » 10 maneiras de como se tornar um bom designer

  • Pingback: Links aleatórios | Digital Paper Design

  • Pingback: Tudo que você sempre quis saber sobre design mas não tinha a quem perguntar | Digital Paper Design

  • Marcus

    parabens pelo site

  • Valdinele Matos

    Parabéns pela matéria, você conseguiu explicar de forma tão sucinta,
    E respondeu a todas minhas duvidas que tinha sob o campo de atuação
    De um designe gráfico pois estudo web designe e conheço o campo de atuação
    De web designe, bem com que programas tem que dominar. Porem um moribundo
    Já mim fez essa pergunta cara dei o velho jeitinho Brasileiro conversei mais que advogado
    Ruim mais o cara ficou com duvidas. Adorei a matéria

  • Pingback: Perguntas freqüentes sobre design | Digital Paper Web

  • luiz miranda

    qual a importancia do design grafico para a sociedade atual ?

  • Julio Alessi

    PÔ Luiz, vai perder ponto nessa questão da prova.

  • elis

    Gostei da sua pergunta Luiz, porque ser designer é muito mais que tudo isso. O compromisso é muito maior.

    Lá vai a sua resposta:

    O designer tem um papel fundamental na transformação da sociedade, porque ele trata de novidades que afetam o modo de vida dos consumidores e lida com mudanças previsíveis, seja de produtos e aplicações ou até de serviços.

    Sendo assim, é considerável a atuação do designer como influenciador de atitudes. Este além de ser o responsável pela concepção do projeto, é responsável pela maneira com que este deverá ser usado.
    Portanto, suas ações sustentáveis ao projetar novos produtos ou simplesmente melhorá-los são de extrema importância para o mundo.

    Fonte: Artigo do P&D – Sustentabilidade como Requisito de Design de Fernanda Busnardo.

  • weric barrinha

    ser um design gráfico …. e ser um artista …. e pra ser artista as vezes não adquirir com faculdade ou cursinhos…. ja nasce na pessoa o querer criar … desenvolver…. não sou contra a cursos ou faculdades … claro … se tiver oportunidade … e bom … mais … quando se nasce com a coisa … e porque e dom de DEUS.

    AT:
    W.B

  • Canha

    Weric,
    Design não é sobre ter ou não ter dom.

    Design é PROJETO, ponto. Ninguém nasce com o dom de saber projetar. É algo que você aprende.

    Se expressar, é um dom. Desenhar é um dom. Mas são todos dons que você pode adquirir, e não necessariamente precisa nascer com isso para ter.

    E sim, as pessoas podem adquirir essas coisas com faculdades, cursinhos ou através do auto-didatismo (ou wharever que seja o nome). Alguns não levam jeito para isso, mas quem realmente se esforça, consegue.

    Desculpa, mas esse papo de “dom divino” simplesmente não cola.

    Ah, e ninguém é um “design gráfico”. Design é a profissão, DESIGNER é o profissional.

    Abraços.

  • felipe

    muito bom,gostei mesmo!

  • Silvio

    ééé Weric….poderia ter ido dormir sem essa!

    mandou bem Canha!

  • aline lima

    nossa cara adorei a materia show de bola ! de pra entender bastante o que é ser um designer grafico .
    eu ainda vou ser web designer

  • amanda avelar

    Gostei muito da matéria, eu sempre gostei do trabalho de designer gráfico, mas nunca me encontrava numa profissão, ficava pensando se existia uma profissão assim como essa, foi quando descobri o design gráfico, me indentifiquei na mesma hora, ainda não tenho condições de fazer uma faculdade, mas sonho em um dia trabalhar como designer gráfico.

  • Pablo

    O site de voces esta de parabens!
    Tirou quase todas as minhas duvidas sobre a area…Quero saber se o design é tambem quem trabalha na area de criação de jogos,se nao for,e se souber informar, qual seria a area que trabalha com isso ?

  • Pingback: Gustavo – Designer gráfico « Gustavo Freitas – Designer Gráfico

  • Helam

    Bela materia Canha, esta de parabens…. Eu estou tentando aprender design gráfico sozinho. Esta meio dificil, mas vou continuar pesquisando, estudando, pois pretendo me especoalizar em design para web.

    E admiro pessoas como vcs que tem a disposição de dividir seu conhecimento com quem quer aprender.!

    O design.blog.br eh mto Boooommm.!!

  • Fatima

    POxa aqui estou eu fuçando sites de para saber mais sobre Design Grafico e achei esse artigo hiper bacana explicando otimamente o que ser Designer Grafico .Estou fazendo o técnico em Design Grafico e tenho tido muitas duvidas quanto a profissão perante o mercado se dá pra viver sendo um Designer .POriso aqui deixou minha pergunta .Dá pra viver sendo Designer Grafico ?
    Pois descobri que não é uma profissão regulamentada é verdade?

  • solange

    show…..parabéns!

  • Sara

    Show!!! Eu quero muito aprender web designer, mas vou fazer curso =D depois vou fazer faculdade melhor!
    vcs pode me ensina como que é? rs

    • http://design.blog.br Canha

      Pela milionésima vez, web design é a profissão, web designer é o profissional. Você não vai ao “medicina” para se curar de algo, você vai ao “médico”!

  • Raquel

    Adorei! Tenho muita vontade de cursar design gráfico, e agora, depois de ler mais sobre o assunto, a vontade está maior ainda!
    Parabéns pelo blog.

  • Pingback: O que é Design Gráfico? -

  • Pablo Vinícius

    O artigo é legal porque faz um bom apanhado dos conceitos que achamos quando pesquisamos.

    Mas as duas respostas do Canha pra mim são mais esclarecedoras ainda porque vão direto ao assunto.

    Design é projeto. O produto do Design é sempre um combinado de estética e função. Sendo assim não pode ser APENAS arte uma vez que uma obra de arte não nasce com a obrigação de atender uma função pré- definida. Ainda assim, um DesignER Gráfico que não tenha uma boa baganem que lhe permita entendero que é estética, o que é arte e não consiga usar essas referências em seus trabalhos certamente não será um bom profissional. Ainda há aqueles que enxergam a questão por um prisma mais filosófico onde tudo que se faz bem feito e alcança um padrão de excelência é arte.
    Gosto muito de uma frase de Pierre Mendell que diz:
    DESIGN É ARTE QUE SE FAZ ÚTIL.

  • Pingback: Perguntas freqüentes sobre design | Design.Blog.br

  • Pingback: MICROAGE INFORMÁTICA & DESIGN

  • http://dandemordxzxzsts.com Ashli Monjure

    Many thanks regarding the awsome post. I am going to keep an eye on your own blog, i allready bookmarked it to personal list :)

  • Adilton Marques

    Muito bom esse artigo. Já inclui este site nos meus favoritos. Valeu Canha.

  • bruna maldonado

    Estava à procura de uma resposta esclarecida do que seria design gráfico, e achei aqui ! Tenho 18 anos e estou indecisa sobre meu futuro profissional … Estou na dúvida entre design gráfico e design de interiores … Mas tenho medo dessa profissão ser desvalorizada pela tecnologia ! Mas me interessei demais …

    • Guest

      Bruna, é totalmente diferente uma da outra. O designer Gráfico vai crescer cada dia mais no meio virtual. Pra saber se é isso mesmo que vc quer seguir avalie suas experiencias com editores de imagens…

  • Kate

    Olá, ser design grafico seria uma boa para mim, eu desenho bem, não estou dizendo que sou fera na disso, gosto de desenhar, estou pensando em fazer design gráfico queria saber se é legal,pois estava pensando em fazer artes plásticas mas como estou fazendo tecnico em informática queria seguir esse rumo, eu não sei ainda, só queria saber se valeria a pena esse meu pensamento e saber se é legal essa área.

  • Raafaela

    pooha eu aqui tentando fazer um traabalho, '-' e vooce veem com negoocio de ping – pong
    ? -.-'

  • Thais

    Nhaaay gente quero começar a facul de designer grafico *-*'

    Alguem sabe ao piso salarial? Quem souber favor responder (:

  • frewdesign

    OLA AMIGO OTIMAS INFORMAÇÕES TRABLHO A 2 ANOS ESTOU
    COMEÇANDO SEMPRE E BOM ESTAR POR DENTRO DO ASSUNTO
    ''HOJE VC AJUDA AO PROXIMO AMANHA QUEM TE AJUDA É O SENHOR''

  • Simone Paiva

    Para fazer design é preciso ser nerd desde criança?? Ou é preciso amar as artes e investir com vontade na profissão..ainda que tenha muito o que aprender..??

  • Pingback: Como aprender a desenhar - Leoweb - Web designer | Leoweb - Web designer

  • Giovani

    Muito boas as informações, ainda mais para quem está começando nesta área, como eu.

  • Gabrieli_fodinha

    Eu queria saber o qe é desing VISUAL! Como qe é a faculdade e tal, ta ligado! Resumidamente!

  • http://www.facebook.com/people/Livia-Thais/100001921007851 Livia Thais

    kra procurei em tantos sites uma resposta clara e simples de o q é designer e consegui achar aqui, tenho 14 anos sou alucinada por computaçao, atualmente faço webdesigner, e amo tudo isso o photoshop e eu praticamnte conversamos. i love you programas da adobe

  • Anacristinamanhaes

    quero ser designer gráfico mas não tenho condições de fazer uma faculdade. gostaria de fazer um bom curso (bom na qualidade e bom no preço) aqui no rio de janeiro rj
    você pode me indicar?

  • KIM SYMON

    O QUE SERA MAIS COMPLETO , ESTUDAR DESIGN GRAFICO OU ARTES VISUAIS??

  • Fabio

    eu tenho 13 anos ecurto designe grafíco por que eu adoro desenhar pricipalmente carros , e essas informaçõe me ajudaram a entender melhor .

  • Fran

    Gostei desse blog!
    Mas confesso que estou em dúvidas sobre meu futuro profissional..gostaria muito de trabalhar coma animação 2d,um designer gráfico pode fazer isto?Me disseram que tem matemática no curso,é verdade?Se sim to ferrada!