Falamos tanto de design isso, design aquilo…mas afinal de contas, o que é design gráfico? É fazer logos? É saber mexer no Photoshop? É ser artista? Sim, e não. Abaixo, definições de fontes diferentes do que vêm a ser – exatamente – design gráfico (temos até vídeos! Rá!).

Design gráfico é o processo de comunicar visualmente utilizando textos e imagens para apresentar informações. A prática de design gráfico involve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidades em tipografia, artes visuais e diagramação de páginas. Como outras formas de design, design gráfico geralmente se refere aos processos (designing) pelas quais a comunicação é criada e produtos (designs) que são gerados.”
(Wikipedia – Graphic Design)

“Design gráfico existe desde que o homem começou a fazer pinturas em cavernas; primeiramente em paredes de pedra ou terra seca, e hoje globalmente na World Wide Web. Designers gráficos trabalham fazendo design de impressos, formas visuais de informação ambiental (sistemas de sinais) ou eletrônicos, trabalhos de propaganda, publicação ou até websites. Tudo isso é conseguido através da administração de habilidades e entendimento de tipografia, cores, imagens e sons para se criar soluções visuais a problemas de comunicação.”
(About.com – O que é um designer gráfico)

“Um designer gráfico trabalha num escritório muito louco, com um laptop numa mão e uma raquete de ping-pong na outra. Aham – isso seria o que você veria na TV. Na realidade, um designer gráfico trabalha para um bando de diferentes empresas, organizações e humanóides que chamamos de clientes. Cada um destes mencionados precisam comunicar uma certa mensagem a certas pessoas que chamamos de audiência-alvo (nada de dardos involvidos).
Designer gráficos fornecem essas soluções criando coisas visuais, como pôsteres, logos, capas de livros entre outros. Mas como a tecnologia muda sempre, muda também as “coisas” que os designers gráficos criam. Hoje em dia, designers gráficos também estão criando websites, animações (por exemplo, títulos de shows da TV) e muito mais. Céus, até o termo designer “gráfico” está ficando obsoleto por causa de novas tecnologias.”
(O que nos céus é design gráfico?)

“Design gráfico é qualquer forma de representação visual artística
(Motto.com)

“Design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma idéia ou conceito
(Graphicsquote.com)

“Design gráfico é uma forma de comunicação onde os designers usam imagens, tipografia e diagramação de páginas para promover uma mensagem.
O trabalho de design gráfico assombra você nos seus sonhos e forçadamente rouba do seu corpo nutrientes importantes. Sua energia então se transforma em linhas, formas, texturas, cores transformando-os em lindas obras-de-arte.
Tudo se resume em iluminar milhões de pessoas com informações apelativas.
Se você quer descobrir o que realmente é design gráfico, tente olhar diretamente em direção ao sol e quando você perder sua visão, você terá sua resposta.”
(Vídeo: YSDN – O que é design gráfico? – Abaixo)

Design gráfico é pesquisa, análise, comunicação, visual, planejamento, conceito, tipografia, solução.”
(Vídeo: O que é design gráfico? – Abaixo)

Em resumo, um designer gráfico precisa ser interdisciplinar: precisamos saber de tudo, desde como que é feito o papel até como que o hambúrguer é preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em todas as áreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designer ignorante é como um economista que não sabe contar.

O trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas de comunicação: é informar algo de forma inteligível a um certo público utilizando-se de imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado em qualquer mídia, seja impresso em papel, em embalagem, na tela, em animação, etc.

O designer gráfico é não é artista, mas age como um, passando sentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público para sua mensagem.

Chega a ser seguro dizer que [quase] tudo que você vê, é design gráfico.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados