Dominar a teoria da cor é essencial para podemos usá-la a nosso favor. Embora a teoria seja muito extensa e exija muito estudo, o infográfico abaixo pode ajuda-lo muito!

 

Reprodução permitida desde que citada a fonte; proibido uso comercial.

E ai, gostaram do infográfico?

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • rosana

    As cores primárias, secundárias e terciárias poderiam estar corretas. A intenção era um “mix” entre rgb e cmyk? 

  • Bonvidado

    @rosana, essas cores são as Clássicas, usadas até recentemente na Bauhaus, por exemplo. Os modelos CMY e RGB são mais recentes.

  • Andarilho

    Sim, muito bom!! Agora só preciso saber calcular as cores dinamicamente (somar e diminuir cores !?), para obter as correspondências menos obvias xD

  • Paulo Valle

    Robson,
    Muito bom seu infográfico.
    Quando eu fazia minhas artes rápidas para gráfica eu usava muito o recurso de escolher cores ANÁLOGAS e COMPLEMENTARES. Dava um efeito muito legal nas artes.
    Se você pegar as principais logomarcas que andam por ai, vai perceber como elas são comuns (as boas logos) e quando ver algo “estranho” vai perceber que as cores não foram escolhidas com este recurso.
    Aconselho a todos a usarem seu infográfico.
    Abraços,

  • Roberto

    No infográfico as cores primárias que constam são:

    Vermelho, Amarelho e Azul (Padrão RYB). Isso é errado não?

    • dedoverde

      No infográfico acho que o vermelho tá meio magenta, não? Então seria o CMYK (tá acrescentando preto e branco também… E embaixo tem mostrando os quesqueminhas dos dois sistemas de cores primárias: CMYK (Phtalocianina, Magenta, Yellow, Black) – é o sistema que a gente usa em impressoras, por exemplo, de onde surgem a maioria das cores do espectro visível; é um sistema utilizado com cores químicas – e o RGB (Red, Green, Blue) – que diz respeito ao “modelo tricromático de Young-Helmholtz, o qual estabelece qual sistema de processamento de cor do olho humano é baseado na amostragem das faixas vermelha (red), verde (green) e azul (blue) do espectro visível, que é feita pelas moléculas fotossensíveis do olho. Assim é natural que busquemos uma representação tridimensional do espaço de cor, cuja base de cores primárias seria constituída por três cores nas faixas vermelha, verde e azul do espectro visível” e é esse é o que a gente usa na Computação Gráfica. Não vejo probema.

  • MPanúncios RJ

    muito útil a base desse infográfico

  • Rogerio Fratin

    Eu acho que o vermelho, amarelo e azul foram utilizadas por conta da mescla que é de cor-pigmento. Se a mescla fosse a CMYK seriam outras, se fosse RGB também…

  • Pingback: Tabela de aproveitamento de papel - YEPA NEWS

  • Pingback: Os Elementos Formais na Fotografia : Dicas de Fotografia