Eu já escrevi um artigo sobre as vantagens de trabalhar de graça de vez em quando, e recentemente tive a oportunidade de ajudar a SpecialKids Photography LA em prol da inclusão social. E você pode ajudar também.

Tudo começou com uma mãe americana, que ao procurar um profissional para tirar fotos do seu filho com Síndrome de Down, recebeu como resposta do fotógrafo “Não trabalho com crianças deficientes“. Foi o estopim para o surgimento da SpecialKids Photography.

A SpecialKids Photography tem como objetivo preencher uma lacuna na nossa sociedade: a falta de preparo profissional para lidar com crianças com necessidades especiais. Uma década se passou, e a SpecialKids chegou na America Latina através das mãos habilidosas do fotógrafo Rubens Vieira.

Ao utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social temos a pretensão de mexer com a comunidade à nossa volta. De mostrar como podemos sim integrar indivíduos e plantar sementes valiosas de combate ao preconceito que sofrem nossas crianças.

A fotografia como instrumento de inclusão” é o slogan do projeto, e o objetivo principal é de habilitar profissionais (não só da área de fotografia) para lidar com pessoas especiais. E você pode ajudar neste projeto que está se tornando referência nacional na área de inclusão social.

specialkids

Foto por rubensvieira.com

Como posso ajudar e ser ajudado?

O Rubens Vieira, responsável pela SpecialKids Photography LA, entrou em contato comigo com uma proposta interessante e simples: desenvolver uma imagem para a capa da página do Facebook deles que esteja de acordo com o contexto do projeto.

O espaço da capa na página do projeto no Facebook será disponibilidade para receber, por uma semana, durante 12 semanas o trabalho de designers do país todo.

speciakids-facebook

As imagens ficarão em destaque na capa da página

A intenção é fazer com que os profissionais de criação conheçam o projeto, e ao se envolverem com ele também conheçam o mundo que gira em torno da inclusão, um assunto importante e que não pode ficar de lado atualmente pra quem quer comunicar.

O projeto não possui fins lucrativos, apenas uma ideologia de inclusão social. O alcance visual é atualmente de mais de 5.000 pessoas (com um alcance compartilhado de 100.000) e entre essas pessoas estão empreendedores e formadores e tocadores de decisão do meio que estão de olho no que a SpecialKids movimenta e recomenda.

Qualquer designer poderá inscrever uma imagem para ser inclusa na capa. O trabalho aprovado ficará uma semana no topo da página do Facebook e depois entrará para o álbum, ficando disponível para visualização durante toda a iniciativa.

A imagem pode ter qualquer tipo de conteúdo, desde que seja relacionado com pelo menos uma das seguintes palavras-chave: especial, crianças, inclusão social, superação, sorriso, sucesso, informação. Vale trabalhos tipográficos, fotos, desenhos, projetos experimentais…solte sua criatividade!

especialsim

Exemplo de trabalho

As regras de participação

  • Cada designer pode inscrever até 5 (cinco) imagens para participar do projeto;
  • A imagem só poderá conter fotos de terceiros se devidamente autorizado pelo autor e pelo retratado (ou pais, caso seja menor de idade);
  • A imagem pode (e deve) conter uma assinatura do autor no canto superior direito da imagem. Esta imagem pode ser um link (ex: seuportfolio.com), endereço de Twitter (@fulano), Facebook (facebook.com/fulano) ou e-mail para contato;
  • O participante concorda que o seu material possa ser utilizado como capa da página do Facebook da SpecialKids;
  • O participante deve estar ciente de que seu material poderá ser usado como capa da timeline do Facebook de indivíduos que virem e gostarem do projeto (desde que a imagem não seja alterada de forma alguma);
  • A SpecialKids não fará uso comercial do trabalho enviado, nem produzirá derivações do mesmo, assim como nõ será devida nenhuma forma de remuneração financeira sobre o trabalho;
  • As imagens fora do padrão do Facebook serão redimensionados quando possível, podendo sofrer alterações na imagem final (portanto, envie no tamanho correto);
  • O Design Blog e a SpecialKids Photography LA não se responsabilizam pela qualidade da imagem divulgada;
  • Este concurso inicia-se no dia 16 de abril e pode ser finalizada a qualquer momento sem notificação prévia;
  • A participação não irá necessariamente garantir a publicação de todos os trabalhos na página da SpecialKids.

Como participar

Crie uma imagem de 850 x 315 pixels com tema relacionado ao projeto – vale lembrar que você pode pesquisar mais sobre inclusão social de pessoas com necessidades especiais (isto vai ser um bônus pra sua carreira!). Procure adicionar uma assinatura pessoal discreta sua no canto superior direito da imagem – pode ser um link para seu portfólio, o endereço de alguma de sua rede social ou uma forma de contato.

Envie até cinco imagens para o email especial arroba design.blog.br e coloque na linha de assunto “Especial sim!“.

Seja um designer com responsabilidade social! Participe deste projeto e mostre o seu trabalho ao mundo!

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados