Quem anda acompanhando o Design Blog sabe que somos um dos apoiadores do Projeto TEN, trazido pela Fotolia. Hoje, durante 24 horas, um novo projeto estará disponível para download grátis – a diferença deste? É uma animação.

A segunda edição do Projeto TEN, da Fotolia, convida os usuários da internet a fazer uma viagem ao redor do mundo da criação digital com os maiores artistas internacionais dos 23 países onde o banco de imagens, líder no mercado europeu, possui filial. Sete dos dez artistas escolhidos, entre eles da Argentina, Coréia, Brasil, Japão, Reino Unido, Alemanha e Rússia já foram apresentados. Para este mês (agosto), a Fotolia destaca sua edição especial, totalmente diferente dos moldes anteriores, com a diretora de cinema e motion designer americana Lydia Baillergeau.

AGOSTO - Lygia Baillergeau

No próximo dia 09 de agosto, sua obra “Um brinde à inspiração” (A toast to inspiration), que ilustra o oitavo mês do Projeto TEN, apresenta uma animação festiva em homenagem à inspiração e ao processo criativo. A obra estará disponível gratuitamente, durante 24 horas, no site br.tenbyfotolia.com. As primeiras seis obras apresentadas nessa edição foram baixadas mais de 160 mil vezes nos dias dos seus lançamentos. A grande estreia da americana Lydia nos permite observar de perto a arte de motion design.

De acordo com o diretor da Fotolia no Brasil, Bruno Barradas, o arquivo pode servir como uma excelente ferramenta educacional e, ao baixar a obra, todos terão acesso aos elementos que compõem uma animação. “A criatividade dos designers brasileiros, que cada vez mais estão aprimorando seus conhecimentos, pode ser melhor explorada quando eles usam um arquivo deste tipo para seu crescimento profissional. A animação ajuda os profissionais a expandir seu conhecimento também para outras áreas do design“, completa Barradas.

A inspiração como chave fundamental

A inspiração é algo fundamental no trabalho de Lydia Baillergeau. A talentosa designer do movimento descobriu seu amor pelo desenho ainda jovem, ao se encantar pelas obras de Monet. “Eu estava completamente apaixonada pelas suas pinturas e seu senso de luz”, conta. Assim como na sua arte, as fronteiras artísticas não são estáticas. Cinema – destacando o trabalho do motion designer Kyle Cooper, com o seu significado criativo e técnico em filmes como Donnie Brasco e Seven – e música são para ela um poço de inspiração. “Uma sequência musical, letras ou uma capa de álbum, tudo me inspira quando se fala sobre música. Costumo passear pelas prateleiras das lojas de música em busca de inspiração tipográfica”.

A forma estruturada de pensar fora da caixa

Baillergeau cria sua arte usando um método estruturado. Desde o conceito inicial até a animação real, vários passos são necessários para dar vida ao seu projeto. Ela usa o enredo principal como seu guia durante a criação: “Paciência, perseverança, um desejo de comunicar uma idéia e evocar uma emoção. Isso tudo reunido não é apenas sobre fazer um projeto bonito. Um grande projeto conta uma história“. A partir deste conceito, a diretora de cinema americano cria um fluxograma para cada etapa da obra, onde descreve cada escolha artística e constrói o movimento em torno de seu conceito base: “Se você faz algo rosa, você precisa saber exatamente por que você escolheu essa cor“, explica.

Para o TEN, Lydia escolheu uma série festiva e, até mesmo, imagens engraçadas para representar o processo criativo que ocorre ao longo de uma noite de trabalho. “Um brinde a ficar acordado a noite toda… a começar tudo de novo” diz um trecho da animação, que ficará disponível gratuitamente pelo site do TEN. A criatividade e o ato de se inspirar são mágicos para a americana. “Eu tentei descrever este sentimento através do uso de cores brilhantes, estrelas cintilantes, luzes incandescentes e imagens impalpáveis“, diz Baillergeau. Sequências de animação em Flash, arquivos do Illustrator e uma sequência em 3D foram usadas para criar esta imagem de motion design altamente colorida.

Para o diretor Bruno Barradas, “a participação dos brasileiros vem aumentando gradativamente ao longo do projeto e o número de downloads quase quadruplicou desde o primeiro lançamento deste ano. O TEN está atendendo às necessidades de muitos designers e artistas gráficos e esperamos conquistar ainda mais adeptos nos próximos meses”, explica. Segundo ele, houve um crescimento de mais de 350% no número de downloads em relação ao primeiro mês desta edição.

Motion design, um sonho de criança

Desde pequena, Lydia soube que queria seguir a arte como uma carreira: “Desde que eu me conheço por gente, eu faço desenhos, rabiscos, escrevo, consigo imaginar coisas, criar imagens…”, conta a artista. Era natural que a designer seguisse bacharelado em design gráfico. Após a universidade, ela trabalhou como designer para uma pequena loja de impressão, uma experiência que a levou a trocar o mundo das imagens fixas pela arte de animação. “Quando eu visualizo coisas, eu as vejo em movimento. Mas como eu estava projetando minha criatividade na cópia, eu sempre imaginava os elementos aproximando-se da página em movimento. Nunca apenas um quadro estático“. Após essa experiência, a artista decidiu voltar para a universidade para estudar motion design. Quando não está trabalhando como design para uma empresa baseada em São Francisco, ela também atua como freelancer em projetos paralelos.

Você pode conferir o portfólio da artista Lydia Baillergeau aqui, ou fazer o download (que será grátis durante 24 horas) no site do Projeto TEN.

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados