Muitos designers carregam consigo um caderno de ideias consigo para desenhar quando surge a inspiração. Mas os tempos mudaram e já é possível desenhar em aparelhos móveis, como o iPad. Essa lista de aplicativos de desenho podem te ajudar a tornar sua criatividade móvel.

Os avanços recentes em tecnologia têm permitido aos ilustradores aproveitarem ao máximo a liberdade proporcionada pelos tablets e outros dispositivos móveis, por intermédio de novos aplicativos para criação de desenhos vetoriais. Tanto ilustradores quanto artistas estão descobrindo que podem criar artes vetoriais em qualquer lugar, procurando inspiração em uma cafeteria ou curtindo um belo dia no parque.

Os artistas não estão trocando de vez seus cadernos de desenho por tablets, mas estão aproveitando a capacidade de fazer rascunhos, tomar notas e gravar inspirações e ideias rapidamente em um mesmo local. Os benefícios adicionais do uso dessa tecnologia incluem a flexibilidade de desfazer e refazer um traço várias vezes, a precisão na criação de formas comuns bem definidas, a variedade de cores e gradientes multicoloridos, pincéis personalizados, opções de exportação e muito mais.

Os aplicativos de desenho em vetor variam muito em termos de preço e recursos. Descrevo alguns dos aplicativos mais populares para iPad abaixo, para ajudar na escolha de qual pode ser o mais adequado à sua necessidade.

iDraw

istock_generic_194492

iDraw é um dos aplicativos de desenho vetorial mais populares disponíveis no momento. Ele tem alta classificação e foi recentemente recomendado pela Apple como o aplicativo número 1 de gráficos e design. Pode ser usado para criar qualquer coisa, desde desenhos técnicos detalhados até belas ilustrações artísticas. Usar o iDraw é como ter uma versão ligeiramente simplificada do Adobe Illustrator ao alcance de seus dedos.

O iDraw dispõe de uma ampla gama de recursos, numerosos demais para serem listados aqui. Os ilustradores podem começar com uma escolha de vários modelos em estilo de tela, incluindo papel quadriculado, papel de caderno, projeto e muito mais. Todos os modelos são totalmente personalizáveis, proporcionando flexibilidade ainda maior. As réguas de cada modelo podem ser definidas em uma variedade de unidades padrão como pixels, polegadas, centímetros e milímetros.

O artista tem a versatilidade à sua disposição com opções para desfazer e refazer várias vezes, bem como a capacidade de adicionar várias camadas. As camadas podem ser mescladas, excluídas e organizadas. Além disso, as formas dentro das próprias camadas podem ser agrupadas e organizadas de frente para trás, bem como alinhadas em posições relativas umas às outras. É possível colocar uma foto de referência em uma camada para ajudar o artista a criar sua ilustração.

As formas padrão são pré-programadas, enquanto as formas personalizadas podem ser criadas com o uso das operações de união, subtração, intersecção, exclusão, junção e divisão. É possível salvar essas formas personalizadas em bibliotecas de formas e reutilizá-las em ilustrações futuras. Formas exclusivas também podem ser criadas com as ferramentas ‘bezier’ e com a ‘caneta’. Contornos e preenchimentos personalizados podem ser aplicados a essas formas com opacidades diferentes, e sombras podem ser adicionadas para criar um efeito tridimensional.

Para ilustrações artísticas mais tradicionais, há as ferramentas ‘pincel’ e ‘lápis’ para pintar e rascunhar. Pincéis caligráficos podem ser aplicados no contorno de um objeto e setas e linhas tracejadas também podem ser adicionadas aos contornos.

Inkpad

istock_generic_194493

Inkpad é um aplicativo de ilustração especificamente projetado para alto desempenho em um iPad. Mesmo que ele não tenha tantas ferramentas quanto os outros aplicativos de desenho, ele é rico em recursos e pode rapidamente selecionar, dimensionar e girar centenas ou milhares de formas, sem reduzir a velocidade.

Os artistas ganham flexibilidade, podendo usar várias camadas em suas ilustrações. As camadas nesse aplicativo são ilimitadas e são facilmente renomeadas, reorganizadas, excluídas, desativadas ou bloqueadas. A transparência das camadas pode ser ajustada e as camadas ativas podem ser isoladas para fazer com que as ilustrações complexas possam ser editadas mais facilmente.

Caminhos compostos são criados facilmente e formas podem ser personalizadas com as operações de união, intersecção, exclusão e subtração. Além disso, a ferramenta ‘caneta’ pode ser usada para criar formas personalizadas.

As fotos podem ser colocadas em uma camada para fácil referência e a ferramenta ‘conta-gotas’ pode escolher cores da foto e salvá-las em uma biblioteca de amostras. Nuances podem ser aplicadas a objetos, com edição interativa feita diretamente na própria forma.

iDesign

istock_generic_194494

iDesign é um aplicativo de ilustração de vetor projetado para iPad, iPhone e iPod Touch. O recurso exclusivo desse aplicativo são os controles de deslocamento que permitem desenhar ilustrações de qualidade profissional, sem que seu dedo fique no caminho ou bloqueie sua visualização. Além disso, o iDesign oferece a opção de ‘salvamento automático’.

Com o iDesign, os ilustradores podem escolher telas de tamanho padrão, incluindo A1 a A5, carta e tablóide, bem como criar tamanhos personalizados. Réguas são disponibilizadas nas telas em unidades padrão, incluindo polegadas, pontos, pés, milímetros, centímetros e metros. O desenho preciso é facilmente obtido com o recurso ‘encaixar na grade’.

Como na maioria dos aplicativos de vetor populares, é possível definir fotos como imagem de plano de fundo para fácil referência e seleção de cores. As cores podem ser salvas em uma biblioteca de amostras. Com esse aplicativo, é possível usar formas padrão, incluindo estrelas e polígonos, e formas personalizadas, que podem ser criadas.

Adobe Ideas

istock_generic_194495

O Adobe Ideas tem menos recursos que alguns dos aplicativos de desenho de vetor mais complexos já apresentados, mas é um poderoso aplicativo de desenho, que se supera como caderno de rascunho digital. Ilustradores e artistas podem criar uma bela paisagem ou esboçar ideias neste aplicativo.

O Adobe Ideas inclui dez camadas de desenho, além de uma camada de foto para fácil referência. A ferramenta ‘conta-gotas’ pode ser usada para selecionar cores de sua foto de referência ou de outras partes do desenho. Camadas podem ser duplicadas ou mescladas, bem como movidas, giradas e dimensionadas independentemente, e a opacidade também é ajustável. Há várias ferramentas de desenho disponíveis que criam diferentes efeitos, incluindo as ferramentas ‘lápis’, ‘caneta’, ‘pincel’ e ‘marcador’ e a ‘borracha’. A ferramenta ‘balde de tinta’ pode ser usada para aplicar cores rapidamente dentro das formas.

Independentemente do aplicativo escolhido pelo ilustrador, muita liberdade e muita flexibilidade são garantidas com o uso de tablets para criar vetores. Depois de criarem suas obras-primas, os usuários podem exportar seus arquivos em diversos formatos, incluindo PDF e SVG. Os arquivos podem ser abertos no Illustrator para os toques finais.

Concluíndo

Embora tenha me concentrado em vários aplicativos populares e funcionais para uso em um iPad, a variedade de dispositivos e possibilidades é muito ampla. Com aplicativos como esses, o design móvel nunca foi tão acessível e versátil. Está claro que, com a tecnologia e a liberdade criativa que eles proporcionam, as ilustrações e os vetores digitais continuarão rompendo barreiras.

Fonte: iStock by Getty Images (www.istockphoto.com.br)
Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados