A cor é uma das matérias mais complicadas na área do design que eu conheço. Uma cor pode fazer ou quebrar uma marca. E o melhor jeito de saber se cores afetam a percepção de um produto ou empresa, basta analisar a imagem a seguir:

marcas

Agora, pergunte-se: a mudança de cores nestas marcas afetam o jeito que você pensa no que elas representam? Você tomaria uma Coca-Cola que fosse verde? Comeria em um McDonald’s que usasse o azul como identidade visual em todos os seus produtos? Compraria um carro de uma empresa com logo roxo?

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • edgarberlinck

    Eu conheço pessoas que comprariam um Wolks de logo rosa. rsrsrsrsr

  • http://rorcaldas.com.br Euler

    O do Google me lembro vómito!!! =S

  • Joao Prado

    o logo da microsoft ficou uma parada gay kkkk

    0 que ficou melhor com diferentes cores foi o logo da sansung, este teve pouca diferença de percepção.

  • http://twitter.com/Viniciouz @Viniciouz

    Adorei as novas logos! :P

  • Diego Leismann

    Bom acho que se vamos pensar assim nunca vamos sair dos mesmos padrões de sempre, acho que pra um carro tanto faz a cor, é que geralmente algumas pessoas tem certos preconceitos com cores, pra falar a verdade a maior parte dessas Marcas ficariam bem melhor com cores mais vivas e sobressalentes, eu acho tão feio e normal o windows que eu nem uso mais windows, porque ele é cheio de padrões instituídos e na verdade é uma união de varias coisas que já existe. se vamos falar de design e da forma que ela atinge as pessoas vocês podem seguir estes padrões que lanches são amarelos com vermelho (vamos sempre fazer referencia ao Mc) e que empresa de carro tem que ser azul ou Pratiado (Vamos fazer referencia a outra empresa). e ai vão perceber que a maioria das pessoas, que não entendem nada de design estão usando roupa verde limão e tênis mega colorido. acho que nos designers deixamos de ser pinguins mas ai nos tornamos outra coisa que não nem pinguin nem restart. e acabamos parando no tempo. Pense Nisso :) (Ignore os erros de Português teclei correndo)

    • http://design.blog.br canha

      Cor não é algo que é especulativo. Cor é ciência. Amarelo e vermelho para alimentos tem um motivo. Azul para empresas de carros também. Não é uma convenção essa escolha de cores – tem um motivo esta escolha. Mas acho que eu teria que dedicar um post especialmente a isto.

      • http://www.kawek.com.br/btokpm Roberto Bonifácio

        Concordo com você que algumas áreas tem certas cores pré-definidas e que é possível usá-las quando não queremos (ou a empresa não quer) arriscar. É o caso do vermelho e amarelo para alimentos, mas se pensarmos bem, produtos alimentícios e restaurantes ditos "naturais" utilizam bem mais o verde do que essas duas cores. Tudo depende da identidade visual (e não apenas o logo) estar de acordo com o posicionamento da empresa no mercado.

        Algumas destas marcas poderiam sim ter cores diferentes como a da samsung, da intel e da coca-cola. Estranhamos ver a coca-cola verde pois estamos acostumados com o chamado vermelho coca-cola, mas e se ele sempre tivesse sido verde? Esse assunto me lembra um debate que li num outro blog que questionava o que levava um logo a ser icônico: o design dele ou a presença da empresa no mercado?

        Acho difícil existir uma empresa de carro com a cor roxa pois pela proximidade desta ao rosa, acaba se tornando uma "cor de menina" e o público alvo das montadores são ou homens, ou homens e mulheres. Seria necessária uma identidade visual muito bem trabalhada para amenizar este paradigma. No dia que lançarem uma montadora de carros com carros mais femininos ou focados no público lgbt e mulheres, acho que pensarão em utilizar um logo roxo.

        O que eu quero dizer é que, existem sim paradigmas em relação as cores para certas áreas, mas não precisamos tomar isso como verdade absoluta. Devemos avaliar que tipo de projeto e que tipo de empresa estamos trabalhando para poder tomar as decisões corretas.

        Abraços!

        • http://rafaelcaceres.net Rafael

          Cor é cultura. Lembro de uma musica do nação zumbi que fala: "Ninguém quer saber o gosto do sangue, mas o vermelho ainda é a cor de incita a fome. Depende da hora da cor (…) e do cheiro".

          Enquanto no mundo ocidental branco é paz, na china é luto. Roxo lembra flores, que lembra mulheres. Mas talvez para um fisioterapeuta, essa cor lembre fraturas e dor.

          O padrão é o publico-alvo, e não a cor especificamente.

  • http://www.flickr.com/photos/alexdesign2009/ Alex

    Muito Bom o seu blog!!
    Com certeza a cor faz parte do conjunto…. http://www.flickr.com/photos/alexdesign2009/

  • Idilberto

    Ow my braaaain! Repulsivo esses logotipos assim, o da Shell morreu, o da Intel ficou horrível.
    As cores tem sua influência desde o início da humanidade, veja as pinturas antigas e o relacione com o que acontecia na época, simplesmente tudo se relaciona. É o cérebro da gente que funciona assim. Não acredito que foi apenas uma cultura que surgiu com essa percepção de cores, simplesmente sempre existiu essa relação cor/percepção -> ação/reação…

  • Pingback: Significado das cores | Mira Criativa

  • Sinésio N.

    Bom post esse.
    Estimula um pouco a percepção e a sensação a respeito das cores, e mais, a respeito das cores relacionadas às logos.
    A única marca que não senti tanta repulsa, foi a da HSBC. Mas as outras, em mim causaram uma certa "desconfiança" do tipo "Será que eu compraria produtos dessas marcas…?" .
    Interessante o que as cores despertam nas pessoas.
    Mais uma vez Canha dando o conselho impar pra os newbies(EU)!

    Grato, Canha!

  • Carlos L.

    A pior de todas, ao meu ver foi a Mc Donald's.
    Apesar disso, ainda vemos muitas marcas seguirem esse caminho, sem a preocupação com cor e tipografia. Pelo menos aqui em Salvador vejo diversas.

  • http://toninhocarloscomunicador.blogspot.com ANTONIO CARLOS DE LIMA

    Onde posso encontrar o antigo logotipo do HSBC?
    Grato,

    Antonio Carlos de Lima

  • Pingback: Cores afetam a percepção de uma marca?

  • http://www.frasesparaamigo.blogspot.com frases

    concordo plenamente com o post…a cor é a alma da marca

  • Luiz Eduardo Bielinski

    A mudança das cores, apesar de deixarem as logos bem estranhas, não afetaram a minha percepção do produto. Ainda compraria…