Embora a imagem abaixo minta um pouco (o logo da Coca-Cola era ligeiramente diferente no início), ela dá idéia de como um branding mais persistente ajuda a dar uma imagem mais estável a uma empresa.

pepsi-vs-coke

Existem dois outros erros que esta imagem mostra: Cópia do líder do segmento e temporalidade de uma marca.

No início, a Pepsi tentou imitar a Coca-Cola até no logo. Óbviamente, não é uma estratégia boa para se diferenciar do líder do mercado. Talvez foi cópia, talvez foi excesso de inspiração. De qualquer jeito, ficou muito igual.

E tem o problema da temporalidade. Em 1950, a Pepsi usou uma tampinha como seu símbolo. Hoje em dia, as empresas de refrigerante não vendem tantas garrafas de vidro como antigamente. Virou um ícone antigo. Ou seja, objetos que podem se tornar obsoletos vão forçar um redesign da marca em pouco tempo.

Fica as dicas então: Seja consistente durante os anos, não imite e procure ser atemporal.

Fonte: Designer-Daily (dica da Claudia via Twitter)

Gostou? Compartilhe!

Participe da discussão!


15 Responses to “Branding persistente funciona melhor”

  1. Ô Canha, sendo chato…
    o correto seria “Embora a imagem MINTA um pouco” ;)

    Belo post!

  2. Canha disse:

    @Phillipe
    Ooooops. Valeu ;)

  3. Jonathan disse:

    Isso não é branding, é apenas a persistência em manter a mesma marca. A Pepsi é um desastre, se ela não existisse, “para mim não faria a menor falta”.

    Branding é um trabalho de marca com o mercado, onde é envolvido marketing, social network, etc… que você deve saber. A Pepsi faz um bom trabalho de branding em alguns países, chega até a igualar à Coca-Cola. Só que a Coca-cola faz um branding mais estratégico e emocional, você pode ver a propaganda do Urso Polar, “Sempre Coca-cola”, “Abra a felicidade Coca-Cola” e a do Natal, são sentimentais, e uma coisa interessante é que eu gostava de ver os caminhões da Coca-cola de natal que fazia um tour em Curitiba e isso ficou marcado na minha memória, a música, o comercial, etc.

    A Coca-cola também patrocina mais, faz mais eventos sociais e tem mais alianças que a Pepsi, tudo isso leva ponto.

    Exemplo:
    http://www.mycokerewards.com/home.do
    http://www.cocacola.com.br/clothing

    Falar em Coca-cola, é lembrar de muita coisa, agora a Pepsi, não lembro nada, nem um slogan me recordo, Pepsi limão é bom, mas onde eu moro não tem…

  4. Jonathan disse:

    Resumindo, Branding trabalha o sentimento que eu tenho pela marca, o que penso sobre e o meu envolvimento em geral com ela.

    Por isso fica estranho dizer “Branding persistente”, se você me falasse de um conjunto, marca, marketing, publicidade, etc, tudo bem, só que você está falando somente sobre a logo.

  5. Tem muita empresa de fotografia que ainda tem o símbolo do filme no logo. Só de olhar já dá um ar ultrapassado. Não tinha pensado por esse lado antes =)

  6. “1. Seja consistente durante os anos, 2. não imite e 3. procure ser atemporal”

    Moleza. Funcionou para Homero na literatura também…

    ;-)

    Abraços!

  7. Muito interessante esse post. Gostei da observação sobre o icone da marca ser temporal.
    Nunca pensei por esse lado.

  8. Gabriel Bernardi disse:

    Este logo da Pepsi mais atual é muitoooooo parecido com este que existe a mais tempo http://www.mibr.com.br/wp-content/uploads/2009/02/eswc1.jpg

  9. AnjoDigital disse:

    A persistência longo prazo transmite mais segurança e credibilidade junto ao seu público… Muito bom! Parabéns

  10. Jonathan disse:

    Lol, (Revised edition), é sempre bom tomar cuidado antes de postar o que não sabe.

    http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/coca-cola_vs_pepsi_revised_edition.php

  11. alecass disse:

    Branding persistente não existe, branding é a maneira estatégica de se contruir uma marca, onde eu crio coisas que já estão na mente de publico muitas vezes especifico.

  12. Jonathan, mesmo assim nem se comparam as mudanças no logo da pepsi e no da coca. Praticamente o mesmo desde 1900!

  13. Marco Luighi disse:

    Reciclando o que o @Jonathan falou, acho que o mais importante é você estudar sobre a marca. E sim a Pepsi faz a enorme diferença na sua vida, sendo ela a maior concorrente da Coca-Cola podemos dizer que estamos vivendo com a constante aprimoração de ambas em base da concorrência.

    O apelo sentimental da Coca-Cola foi estratégia pura contra a concorrência, e se hoje você se lembra dos caminhões da Coca passando por Ctba é porque eles tiveram que mostrar a presença deles no nosso dia a dia (no caso, natal a natal). Sem concorrência a marca se tornaria lider absoluta, e você não tomaria Coca, por ser uma boa bebida, seria por falta de outra opção…

    Acho que isso resume a nessecidade de uma boa imagem, devendo também estudar a concorrência. Lembrando que isso é parte do nosso trabalho como designer.

  14. Feliz disse:

    Dúvida..Pepsi…copiou a Coca no início?
    Mas ae vai a pergunta…. A Pepsi não foi criada antes da coca?

  15. […] relacionadosPara que serve um logo ou marca?IKEA irrita designers com mudança de fonteBranding persistente funciona melhorNovo logo do Pão de AçúcarDicas para criação de logos […]

Deixe uma resposta