Muitos designers concordam em algo: é importante ter um sketch-book. Mas o que é isso? Para que serve? Quais os melhores tipos para se comprar? Isso quer dizer que o designer precisa saber desenhar?

Caderno de rascunho

Um sketchbook (ou sketch-book, ou até mesmo “caderno de rascunhos”) é o que significa: um caderno para sketches (“rascunhos”). Estes cadernos servem para rascunhar todo e qualquer tipo de coisa: desde idéias que vem a sua mente durante o café a exemplos de um logo para cliente. Muitos cadernos não seguem nenhum tipo de lógica: são desenhos e textos diversos, sem separação por categoria e em uma desordem caótica que pode ser apenas entendida pelo próprio autor do caderno.

Cadernos de rascunho são para bons pensadoresExistem infinitas variações desses cadernos: desde o tradicional Moleskine até cadernos mais simples e comuns. O ideal são cadernos pequenos, de tamanho A5 ou menor (148 por 210 mm), capa dura para um melhor apoio em qualquer superfície e sem pauta (ou seja, sem linhas). No entanto, alguns designers preferem cadernos com pautas claras e discretas, quase invisíveis para seguir de guia na hora do desenho. Neste caso, existem cadernos com linhas, pontos e quadrados que são excelentes para servir de referência.

Mas, Canha, eu preciso ser um artista para ser um bom designer?“. Não. Como mencionou Jason Santa Maria recentemente, “Cadernos de rascunho não são apenas para bons artistas, são para bons pensadores“. O objetivo destes cadernos é de rascunhar idéias, independente de quais sejam e quão bem sejam rascunhadas.

Conheço muitas pessoas das áreas criativas (publicidade, jornalismo, etc) que carregam consigo algum tipo de caderno para rascunhas idéias. São cadernos que cabem no bolso e são portáteis. A qualquer hora que lhes ocorrer uma idéia, sacam o caderninho e um lápis (ou caneta) e começam a rabiscar. Muitos podem achar que eles são loucos, mas vale lembrar que uma idéia pode facilmente desaparecer se não registrada (quantas vezes você teve uma idéia genial para fazer mais tarde e no final esqueceu se o que era?).

Não é só pra isso que o caderno serve: as vezes, escrevemos uma frase que achamos interessante, ou fazemos um pequeno desenho de algo que vimos na rua. Eventualmente, quando falta inspiração, o melhor local para se procurar é no seu caderno.

Meu caderno de rascunhos, onde rascunhei o visual do Design.blog

Meu caderno de rascunhos, onde rascunhei o visual do Design.blog

Muitas vezes as pessoas demoram para achar o caderno de rascunhos ideal. É perfeitamente normal. Eu já tive vários cadernos diferentes – com um papel de outra cor, capa mole, capa dura, menor que uma folha A5, maior que esta e por aí vai.

Teste diferentes cadernos até achar um ideal para você e sempre carregue-o no seu bolso ou mochila. Assim, nenhuma idéia irá lhe escapar e quando você estiver procurando inspiração, é só folear seu caderno. Ah, e não esqueça de levar também uma caneta ou lápis ;)

Gostou? Compartilhe!

Comentários fechados