Criei esta lista com nove coisas que eu considero obrigatórias a se fazer enquanto você está cursando alguma faculdade. Fiz a princípio pensando no design, mas creio que vá valer para qualquer curso.

1. Cometa erros

“É errando que se aprende” É fato: seu professor está mais inclinado a perdoar seus erros do que seu chefe estará. Diz o ditado: “é errando que se aprende”. Erre durante o curso, pois o pior que pode acontecer é você reprovar na matéria. Na vida real, um deslize pode custar seu emprego.

2. Aprenda o padrão

\"Everything north of your neck will go Jackson Pollocks\" Muita gente entra na faculdade querendo já de cara criar coisas inovadoras. Porém todos os gênios da criação aprenderam antes a fazer o que todos fazem. Veja o caso de Jackson Pollock: ele aprendeu a pintar quadros “normais” antes de virar um porra-louca.

3. Converse com seus professores

Fui abençoado com uma turma pequena: os professores sabem o nome de todos e isso cria uma aproximação maior com eles. Mesmo se fosse o contrário, tente conversar com seus professores. Quase todos têm experiência profissional na área. E são nas conversas fora de sala (ou pós-aula) que se aprende mais do que é ensinado na grade curricular.

4. Corra atrás

A maioria das reclamações que eu ouço na faculdade é que o professor Xis não ensina nada. Vou bater uma real para você: o professor conhece a matéria de cabo-a-rabo, você não. Logo, é seu problema. Sim, o professor vai te mostrar a direção aproximada a tomar, mas cabe a você correr atrás. Você está na faculdade para aprender, e não ser ensinado. Ou como diria o Aguinelo, “aspira, essa pica agora é tua” (sim, eu sei que ele deve ter plagiado de algum lugar essa frase).

5. Faça amigos

Cada pessoa na sua sala é um concorrente em potencial se você quiser. Não queira. Torne-os parceiros, quem sabe até amigos. Amigos têm menos chance de dar uma de Brutus e te apunhalar pelas costas. Conheça novas pessoas. Conheça novas pessoas em outros cursos. Faça o “networking” – crie uma lista de pessoas que você conhece com uma descrição do que fazem. Um dia você vai precisar disto.

6. Desafie-se

Não tenha medo de pegar os projetos mais difíceis lançados pelos professores. Você está na faculdade para aprender e testar seus limites. É melhor saber hoje seus limites do que chegar um cliente amanhã com um trabalho para ontém e você só terminar daqui a duas semanas. Saiba até onde você pode ir sem entrar em colapso.

7. Vá em convenções, palestras, feiras, “wharever

Estes eventos muitas vezes trazem novidades das quais nem seus professores estão á par. Nos dias de hoje, informação vale ouro e novidades valem o dobro. E falta de tempo não é desculpa: logo você estará trabalhando 10, 12, 15 horas por dia. Caso você já esteja fazendo isto, como que você planeja estudar? Vá nesses eventos, faça novos contatos, aprenda coisas novas.

8. Leia

Eu leio tudo que estiver ao meu alcance, e o que estiver mais longe também. Cheguei a alugar alguns livros diversas vezes repetidamente da biblioteca, só para ler novamente e ver se eu realmente entendia eles. E vale tudo: desde livros técnicos sobre o que você está estudando até fictícios (estes podem aumentar seu repertório). Não tem dinheiro para comprar um livro? Biblioteca! Não tem biblioteca? Baixe PDFs da web e leia sites pertinentes. Não tem internet? Então como você está lendo esse artigo? Tomara que não tenham me plagiado.

9. Divirta-se

“A vida é curta demais” Faça isto antes de entrar na faculdade, enquanto estiver lá e depois que sair. Afinal de contas, ninguém é de ferro. Vá para as baladas, bares, parques ou faça qualquer coisa que te faça feliz. A vida é curta demais para ser levada a sério, então aproveite ela hoje. Desligue o computador e vá dar uma volta.

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • http://www.worldorg.net Flávio

    Eu sou um cara bem diferente disso.

    - Eu não fiz amigos na minha turma.
    - Festas? Aff ¬¬
    - Tem professores que você trecentos e-mails e nunca respondem, aí você chega para perguntar algo e eles “aaaa vou ver”
    - Ler? aaaaaa :(

    Mas claro, tem aqueles professores fodas que ajudam o cara, mesmo estando atolados até o pescoço de coisas para fazer.

  • http://alternativacoletiva.blogspot.com Rodrigo Teixeira

    Todos os argumentos são fatos e podemos notar isso em qualquer sala de qualquer universidade.

    Palmas para o tópico 4! Durante todo esse ano de faculdade, vi muita genter dizer coisas sobre professores. Agora na hora da verdade, uma enganação…

    Agora, aqui se aplica também aquela tese “Quem não cola não sai da escola”? rs

  • Crístian Viana

    muito bom! fiz praticamente tudo isso aí, e me considero ter sido um ótimo aluno na graduação :)

    e palmas para o tópico 9, às vezes as pessoas não enxergam isso.

  • Canha

    Muito obrigado a todos! :)
    Abraços

  • André HP

    Canha, em que momento mais ou menos o Aguinelo te disse aquela frase?

  • Canha

    André,
    Quando a gente trabalhava no mesmo escritório e o chefe jogava aquele job fudido de foda de fazer e eu pedia ajuda dele.
    Sem pensar merda, fazfavor.

  • N. Ferreira

    perfeito!

    faço Produção Cultural e é muito curioso como essas duas profissões webdsigner e produtor tem situaçoes bem parecidas…
    acho que é por isso que quando leio os artigos dos designers consigo tirar proveito…

    vlw

  • http://kfweb.wordpress.com Felipe

    “Perfect! ”

    Realmente são 9 coisas que devemos e temos que fazer… principalmente 4,6 e 8… diria que é a chave dentro das 9…

    ¬¬ ou código como quiser…

    Não vou fazer como N.ferreira e falar que quando eu leio os artigos do digitalpaper… eu tiro proveito…

    Isso eu já sei.. e o pessoal do D.P. (DigitalPaper não Departamento de polícia… mesmo com infâme piada do AguineloO)…

    r0x pessoal… Adorei o artigo…

    Parabéns.

  • http://kfweb.wordpress.com Felipe

    PS…

    Esqueci… o 9 também é muito muito muito muito importante… chega quase a valer pelo 8 e 7.

    =D

  • Canha

    Valeu pessoal ;D
    Fico feliz que tenham gostado deste artigo.
    Abraços a todos.

  • Larissa

    Canha, está de parabéns! Eu tenho apenas 15 anos, e já estou atrás pra me descidir o que fazer..
    E aprendi, que com esforço, conseguimos chegar onde queriamos! Então o tópico 4 é o principal!
    Também contando com o 6,7, 8 e 9 por que ninguém é de ferro, como você disse! rssrs
    Adorei mesmo!
    Parabéns!

  • http://heresialoira.com Ju Dacoregio

    Dicas ótimas!!! Gostaria de ter lido isso ANTES de entrar na faculdade, ou ao menos, antes de terminar o curso, porque certamente não fiz metade do que diz nesta lista e hoje me arrependo. Sempre penso o quanto eu poderia ter aproveitado melhor a faculdade.
    abraço!

  • Tamara

    Adoooooooooooooooreiii
    descreve realmente o que se deve fazer,fico tristes por alguns companheiros desistirem da facul ou trancar por não saber conciliar as coisas,ou por axardificil e trabalhoso,mais o que é facil nessa vida?
    nadaaaa!iss é fato!

    “o sol nasceu pra todos,Mas a sombra é só para alguns!”

  • Pingback: voltando das férias_ « rOgéR!o .

  • http://www.helenfernanda.com Helen Fernanda

    Sou muito perfeccionista e cometi poucos erros na faculdade porque não me arrisquei. Sinto falta disso porque hoje sou bastante insegura em tentar fazer no mercado de trabalho aquilo que não experimentai na faculdade. Não fiz amigos também e viajei pouco.

    Minha irmã está no 6º período e já conheceu todas as cidades turísticas de Goiás e mais uns dez estados e eu não fiz nenhuma viagem durante os quatro anos de faculdade.

  • junior

    intaumm … galeraa oq vcs acham quando se tem algumas dps no curso , isso atrapalha muito !! fico bolado com esses comentárioss .. valew

  • http://www.designgrafico.art.br Armando Fontes

    Acrescenta mais essa ai Canha.
    Participe de concursos! Nunca no Brasil e no mundo proliferaram tantos concursos de design. Sao a forma mais rapida e barata de ganhar alta visibilidade, viagens e ate mesmo uma graninha no bolso.
    Sem contar que um premio sempre deixa o portifolio mais cobiçado!

    abracao

  • Hebert

    Concordo com o topico 4, porem temos que admitir que existem muitos (muitos!) professores que so vao dar aula pra ganhar o dele e o resto que se exploda. Aula mesmo que é bom nada.

  • Giancarlo

    Não estou voltado para a área de designer, porém como você mesmo mencionou: 'Fiz a princípio pensando no design, mas creio que vá valer para qualquer curso.' Estou fazendo um curso técnico em informáticaprogramação com apenas 16 anos, ainda no EM (Ensino Médio) e gostei muito desse artigo e garanto que já estava seguindo boa parte delas. E sobre a parte de diversão, realmente vale muito a pena equilibrar o dia e as coisas, conseguir conciliar um tempo só para você (diversão) e a outra para o mundo (seriedade), porém gosto de levar as duas em bom astral, obviamente tanto a diversão quanto a seriedade. Bom trabalho designers e a outros como eu que também estão em outra área. Atenciosamente, Giancarlo.

  • Pingback: 9 coisas pra fazer na faculdade

  • Carla Piaggio

    Ótimo! Seguir mesmo essas dicas vai fazer muito mais rica a passagem pela universidade e o início da formação profissional.
    Acrescento participar de concursos, mostras, desafio Sebrae… mesmo se seu trabalho ainda for meio fraco vai somar pontos ao teu currículo, divulgar teu nome, trazer oportunidades.

  • Rafael Cara

    Muito legal suas dicas, logo eu começo em uma faculdade e as dicas serão uteis.

  • Jackson issac

    Gostei..!!! Vlwwww.! 

  • Matheus

    Muito legal a listinha!

  • Janailson Leite

    Ótimas dicas. Uma pena que não irei fazer faculdade. Mas dá pra ser um bom designer sem fazer uma faculdade? :T