Você provavelmente já viu listas assim antes, mas eis minha visão em maneiras para melhorar suas habilidades e se tornar um bom designer. Acredito que bons designers não apenas fazem bom design, mas são conscientes, rápidos e intuitivos. Embora existem várias maneiras de tornar-se um designer, abaixo têm uma lista de dez coisas eu sinto que são importantes para cada designer.

1. Crie uma biblioteca de referência

É sempre bom ter referências boas e ruins. Sempre que consigo colocar as mãos em algum pedaço de papel, tento guardá-lo. Sejam cartões de visitas ou flyers. Por que é útil? Por um motivo simples: você terá em mãos um rápido manual do que pode ser feito em impressão (e o mais importante, do que não pode ser feito). Com uma biblioteca de flyers, por exemplo, se algum dia você for contratado pra fazer um, você já pode conferir pela sua biblioteca o que já foi feito antes, o que já foi legal, o que já foi feito e quem sabe utilizar essas referências como fonte de inspiração.

2. Faça pesquisas, nem que sejam mínimas

Embora o mercado atual é bem corrido, e logo logo notamos que não há espaço para corrermos atrás de painéis de semântica, pesquisa de mercado, etc. Mas pesquisar algo para um projeto de design é essencial. Muitas vezes, um bom briefing com um cliente pode responder muitas questões que você possa ter em aberto e salvá-lo de fazer pesquisas de campo. Claro que se nem o cliente sabe muito sobre sua empresa, digamos que talvez não seja lá uma boa idéia trabalhar com quem não sabe o que faz. Faça brainstormings ou mind-mappings rápidos, nem que seja num guardanapo. Pesquisas são importantíssimas, mesmo quando o tempo é apertadíssimo.

3. Conheça-te a ti mesmo

Pode parecer uma piração sócrateana, mas isso é importante. Saiba quais são suas limitações de antemão. Se o cliente quer um site inteiro em Flash e você não souber como mexer nesse programa, não espere aprender todo o necessário em dois dias. Diga logo de cara que você não têm o conhecimento para isso. É melhor perder um cliente honestamente, do que aceitar o trabalho e entregar o produto com quatro meses de atraso e com prejuízos ao cliente. Não tenha medo em admitir que não sabe fazer algo, é um processo normal. O mais importante de algo, não dê falsas esperanças ao cliente apenas para deixá-lo pensando “meu Deus, esse designer só me enrolou até agora”.

4. Conheça-te ao teu trabalho

Um designer que não entende o trabalho que lhe foi designado é tão útil quanto um burro-de-carga sem patas: ninguém vai a lugar algum. Você precisa entender o que seu cliente quer e como ele o quer. Se você vai fornecer soluções, você precisa saber as necessidades. E muitas vezes seu cliente não vai lhe dar todas as informações que você poderia ter, por isso a importância de uma pesquisa. Saiba o que você está fazendo e por que você está fazendo, não só pra quem você está fazendo.

5. Conheça-te a quem você faz design

Embora sempre fale-se de cliente isso, cliente aquilo, é necessário entender que o produto final não vai ser para seu cliente, mas para os clientes dele: o público geral. Se seu cliente não gostar de algo que você fez, justifique-se e explique porque você fez desta maneira, e enfatize o público geral. Mas não é só lembrar seu cliente que o design é pro público, é preciso lembrar a si mesmo que é para um público maior. Logo, se o público geral do seu cliente são jovens de 15 a 18 anos, uma linguagem formal demais pode ser inapropriada embora seja apropriada para seu cliente, que pode ter uma idade de 40 a 50 anos. O que seu cliente gosta pode não ser o que os clientes dele gostam.

6. Não tente criar uma obra de arte

Você fornece soluções para seu clienteEssa é difícil para muitos designers. Somos perfeccionistas natos, queremos algo que nós mesmos olhemos e digamos “nossa…esse com certeza vai para meu portfólio”. Mas muitas vezes clientes discordam e precisamos fazer algo que eles achem bom. Lembre-se que você fornece soluções para seu cliente, e seu objetivo não é criar algo para seu portfólio, mas algo para solucionar o problema do seu cliente.

7. Receba opiniões

É importante um designer receber opiniões referentes ao seu trabalho. Para sites e produtos que envolvam interação com um usuário, quem sabe não seja interessante pegar alguém sem muito conhecimento em navegação para internet para testar se seu produto é usável. Pergunte a opinião de outros designers também. Se eles não gostarem, justifique suas escolhas. Se eles repensarem sua opinião, ótimo. Caso contrário, talvez você realmente deva alterar alguma coisa.

8. Dê umas voltas

Especialmente útil quando você tiver um bloqueio mental. Se algo te incomoda, se você está preso entre duas opções ou se você simplesmente não sabe o que fazer, vá dar umas voltas. Saia do escritório ou de sua casa, dê umas voltas pela quadra, observe o mundo ao seu redor. Note as coisas pequenas: a textura do concreto da escada, a tinta escorrendo daquela pixação no muro, etc. Distraia sua mente. Quando você voltar ao trabalho, sua mente estará refrescada e pronto para agir.

Dê umas voltar por aí quando não estiver muito inspirado

Dê umas voltar por aí quando não estiver muito inspirado

9. Desafie-se

Tente se surpreender. Se você têm uma idéia mas que parece arriscada, tente de qualquer maneira. Pode ser que sua idéia seja algo extremamente inovativo nunca tentado antes e você vire milionário. Daí você vai lembrar deste site e vai sentir vontadezinha de doar um pouquinho do dinheiro, né?

10. Ame design

Não existe nada melhor que um profissional que ama seu trabalho. Isso reflete na qualidade dos seus trabalhos e reflete nos seus clientes. Se você entrou nesse ramo odiando cada segundo, honestamente, por que continuar aqui? Um designer não só trabalha com design, mas respira design, vive design. E quando seu cliente ver sua paixão pelo design, ele será contagiado também. E os clientes dele também serão. Amor é contagioso, portanto ame ao máximo. Você só têm a ganhar.

11. (Bônus) Estude design

Afinal de contas, do que adianta ser apaixonado e saber tudo sobre Photoshop, Corel Draw e Illustrator mas não entender nada sobre gestalt, teoria da cor e princípios básicos do design. Existem milhares de cursos aí por fora que ensinam você a ser designer. Não acredite neles! Design não é só mecher em software, design não é só desenhar. Design é encontrar soluções para viabilizar um produto, agregar valor a uma marca e aumentar lucros para seu cliente. Você não aprende isso nestes cursinhos de seis mêses de design. Acredite, apenas boas faculdades ensinam isso.

Você têm alguma dica de como se tornar um bom designer? Deixe seu comentário abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Você também vai gostar de

Participe da discussão!


  • kenya

    quero receber notificações quanto a renovação de textos postados, sim?
    :) hehehehe.

    olha, eu vou pensar melhor,
    mas acho que você colocou os principais pontos.
    começando desde a pesquisa, se interessar (e ler é primordial), construir uma biblioteca de referências (aos pocuso a gente consegue…) e amar design.

    Amar o que faz. Amar cada segundo, mesmo que você esteja sob estresse, pois faz parte em toda e qualquer profissão. Dar o melhor de si, e fazer com que você seja reconhecido, pela sua qualidade, pela sua bagagem conceitual-cultural transmitindo através de seus trabalhos.

    Pode até ser que supervalorizamos a nossa profissão,
    mas é uma área encantadora,
    vai dizer?

    :*

  • Canha

    Nós supervalorizamos nossa profissão?

    Acho que é meio que um “must”, não é?

    Afinal de contas, tudo que você olha é design. :)

  • kenya

    é my friend,
    concordo!

    =D

    que nem você disse,
    nos supre!

  • edgard

    não colocaram a maneira principal…que, obviamente, é SE FORMAR EM DESIGN!!!!

  • Canha

    Edgard,
    Você têm razão. Esqueci deste detalhe.
    Abraços

  • Fernando

    Então o certo é fazer uma faculdade e não só saber manuzear os programas de Design?!

  • Canha

    Isso mesmo. Afinal de contas, design não é só software. É teoria. Design é encontrar soluções para problemas.
    http://digitalpaperweb.com.br/ezine/design/o-que-e-design-grafico
    “O que é design”.
    Quem diz que design é só saber mexer no Photoshop e Corel, é MICREIRO. E não designer. Designer entende de teoria da cor, gestalt, marketing, processos de impressão, etc. E “cursinhos” de “design” não ensinam esse tipo de coisa.
    Abraços

  • terena rodrigues

    Retomando o ultimo parágrafo, quais seriam as “…..boas faculdadades que ensinam isso”
    Alguem tem alguma sugestão?

  • Canha
  • Luis Damasceno

    Perfeito!

  • Márcio Souto

    Sou micreiro com muito orgulho, não tive ainda condições de fazer uma boa faculdade, mas já coloquei
    muito designer metido a besta no bolso. Sei “fuçar” em softwares de Ilustração e Editoração como ninguêm, desenho meus próprios layouts a mão, digitalizo e vetorizo crio personagens do 0 sem precisar plagear …ops desculpe…”inspirar-me” em ninguêm, como já vi muito designer formado em Belas Artes fazer, por que mais que um diploma vale o dom.
    E esse dom eu micreiro fuçador tenho!!!

    • pedrogramas

      Mandou!!!

  • Eu

    Se expresse, tente expor discretamente suas idéias.
    Assim você acaba pondo mais amor no seu trabalho.

  • Eu

    Expor é muito diferente de impor…

  • Pingback: Amei « FANatic por design

  • Pingback: 5 artigos revistos no Design Blog | design.blog.br

  • Daise

    Não existe talento baseado na “teoria do achismo”, fazer algo simplesmente bonito é fácil, contudo desenvolver projetos que detenham conceitos sólidos é para profissionais, portanto post perfeito ratifico suas palavras “Estude Design”.

  • tiago

    cara, parabéns pelo seu blog que acabei descobrindo tem poucos dias, sou de petrópolis-RJ e estou abrindo um estúdio com mais um amigo, sigo muitos sites onde colocam dicas como essa, mas ler na nossa propria lingua, com nosso “jeito” de fazer as coisas realmente é mais animador, parabéns pelo trabalho e continue assim!
    abraços!

  • NEREU

    Acredito que “se formar”, e ter um diploma, é um atestado de que você recebeu a instrução necessária para exercer a profissão. Muitas vezes significa que vc está apto, outras vezes não, no final, o que garante o resultado, é o conhecimento e o que foi construído com ele. Penso que ou o designer tem base para exercer, ou não tem, independente de ter ou não cursado faculdade.
    Não sou formado, mas estudo muito, troco experiências com outros profissionais, no meu caso os meus resultados são meus diplomas…

    Abs

  • Bruno Reis

    Obrigado pelas dicas, sobre o tópico 8 (Dê umas voltas)… Ele gerou uma forte dúvida em mim, será que pelo fato de eu ser bastante caseiro (passar a maior parte do tempo em casa) influência nos bloqueios de criatividade? Pensei, repensei e acho que sim, mais é melhor saber a opinião de que “convive” mais com isso.

  • Rogério Alves

    Gostei desse blog. Eu quero fazer um curso de design gráfico, já entrei em contato com uma escola técnica (TECNOPONTA) pra fazer o curso de Photoshop/Coreldraw, mas sei que isso é só um começo. Na sua experiência, por onde devo começar? Quais fontes literárias eu posso buscar pra ter mais conhecimento nessa área?

    Obs: tô me inscrevendo num vestibular pra cursar ARTES VISUAIS no ano que vem.

  • http://blogdaleo.wordpress.com Leonor

    Achei o texto muito bom. Só a imagenzinha de banner que está escrito “como se tornar um bom desinger“. Sei que pode ter sido um erro rápido de digitação, mas dooeuu…

  • http://www.myspace.com/absolutartofficial Raphael F.S.

    Concordo com o márcio souto..
    Sou MICREIRO também, e cara, muito designer babaca e formados já quebro a cara comigo..
    Vale o DOM…

  • http://emconstrução aislan

    bem você esqueceu sim de algo, quando você tiver um bloqueio de criação, estiver num projeto importantíssimo, que tenha que entregar amanha no final da tarde, não se desespere, faça o que nosso companheiro disse, saia vai ver coisas grotesca, leia coisas que você acha burrice. converse com aquele senhorzinho da sua rua de 90 anos de idade, tente explicar pra sua avo de 71 o que é sua profissão, de atenção a tudo em sua volta, e o mais importante. que comigo funciona nesses casos, olha não siga esses exemplos em, kkkk vá ate um barzinho ou um ambiente que te agrade que tenha um bom fluxo de pessoas diferentes, eu vou num bar perto de casa que chama frei Pádua ” não estou ganhando nada pela propaganda, mas o local é muito bom” sento lá pesso um cerveja acendo meu cigarro e fico observando ou melhor tentando descrever cada pessoa que eu vejo, gestos, aquelas pessoas que falam alto, umas gatinhas lógico, entre outras coisas que possa te distrair… ha não se esqueça da lapiseira, papel neste caso você usa aqueles guardanapinhos caso tenha alguma idéia para seu projeto, não use lápis por favor vai que quebra a ponta e por isso você perde aquela idéia que talvez você nem use, mas no momento você acho que é fantástica, com isso você conseguira distinguir se ira usa La ou não … Há o mais importante depois de voltar para a casa pegue um bom livro ou entre em sites relacionados com o projeto e comece a faze lo. Ou vá direto para o escritório dar inicio mais uma vez para o projeto e nunca canse de trabalhar um bom design dorme no Maximo 6 horas por dia o resto passa trabalhando e pesquisando, separe o final de semana para você aprontar todas kkkkkkk…… abraço falar nisso o carnaval esta ai kkkkkkkkkk cuidado todos em, lembre – se é 4 dia do ano o resto você terá que passar trabalhando por isso vá devagar, fuiiiiiiii……..

  • Paulo Boaventura

    Gostei das palavras. Muito boas pra quem esta começando e uma boa refrescada pra quem já esta neste caminho a um tempo. Só gostaria de uma atualização, mais dicas ou mais palavras em cada maneira, seria legal. Pra ficar mais completo ! Abs !

  • Zé Silva

    "Mecher" não… Mexer!

  • http://www.szdesign.com.br Rodrigo Scrideli

    Bastante interessante, devemos amar nossa proffisão e procurar estudar sempre que possível para adquirirmos mais experiência.

  • http://ultrahacker.hd1.com.br Nightwolf

    Olá pessoal essas dicas são verdadeiras e gostei muito dessas dicas, porem eu sou um webdesign, e estou criando um site com video aulas, para aquele q quer aprender a criar site, estarei ensinado a criar desde o inicio, estarei ensinando pelo bloco de notas do windows, onde passaremos aprender sobre Fireworks Dreamweave Flash PHP entre outros, a minha ideia é. ensinar HTML pelo bloco de notas e depois ensinar pelo programas. ae pessoal preciso de opniões sobre esse site. me add no msn: [email protected] o meu site vai ser para ensinar html puro webdesing. vlw gente

  • http://twitter.com/americo1957 @americo1957

    Gostei muito do post. Estou pensando em migrar do jornalismo para projeto gráfico e ele já me deu uma boa base para entender alguns preceitos básicos da área… Valeu pela postagem!
    Américo

  • MariNa Alves

    Olá.. gostei muito das suas 'dicas' viu. To largando Ciencias Biologicas pra fazer design grafico que eh uma coisa q qria mas mta gent me desanimou. Mas decidi fazer o q gosto e encarar a dificuldade de desenhar. Se vc puder me ajudar, gostaria da sua opnião em algumas coisas,to meio perdida,ou melhor, to realmente perdida mas pronta pra começar: o curso tec de 1ano e meio no SENAI vale a pena pra conseguir estagio e so ai fazer o tecnólogo? Me acrescentaria mto esse conhecimento previo á faculdade? e compensa ir fazendo alguns cursos avulsos do Softwares?

    Obrigada.

  • http://www.google.com.br SPAM

    para se tornar um bom design éh você saber o que você esta fazendo
    e tambem e claro sempre estudando e valorizando e tendo amor por que faz
    galera o que ele disse e tudo verdade mais tambem você nao pode gosta de design pensando em dinheiro em ficar rico e sim tendo amor pelo seu trabalho e muito mais

  • aaaaaa

    nuss que furo! kkk

  • João Victor

    adorei tudo que vi nesse blog, tenho 15 anos e desde os 13 comecei a ver sobre Design, sou bem novato na area, mas sempre estou tentando criar projetos, estudar sobre a area e não apenas sobre como fazer aquilo e como fazer isso, acho melhor entender o que está ao meu redor para so então começar a modifica-lo, e assim que terminar o ensino medio ja quero entrar em uma faculdade para começar a me aprofundar no assunto, afinal não vi nem 10% do que realmente é Design, tenho certeza disso!

  • NILCEIA

    PESSO NÃO ….PEÇO UMA CERVEJA.bJS

  • nilceia

    Há, esse comentário é pro Aislan,abraços!!!

  • Rui

    gostei bastante, parabéns ao criador
    bons designs ;)

  • guilherme

    a sei la q raiva

  • http://Ludafgn.wordpress.com Lase

    Exatamente. Um bom designer sabe, além de tudo, a sua língua nativa. Portanto, não basta apenas MEXER em programas e conhecer as leis de sei-lá-quem, tem que saber escrever as palavras corretamente também, certo?

  • http://www.twitter.com/marlusoficial Marlus André

    Só sei que tudo que foi dito nestes 11 conselhos,
    É que são excelentes ! E concordo plenamente.

  • Will

    Bom na minha opinião a faculdade ela incrementa o dom da pessoa e direciona para o mercado de trabalho .Mas se você não tem dom pra aquilo ,pode até se formar e saber tudo de programas .Mas com certeza não vai ter muito sucesso profissionalmente e nem psicológica-mente por que a criatividade vai de cada um, as vezes mesmo muito estudo a empresa não goste da sua logo ,estudo é ótimo mas o principal é seu jeito de perceber as coisas ao seu redor como necessidade do seu próprio cliente ou do cliente do seu cliente por isso diz umas palavras " arrisque-se ,supere-se e provoque " é claro de acordo com cada tipo de público.

  • Victor

    Estou cursando Publicidade e Propaganda em uma faculdade da minha cidade! quero mesmo é Designer Gráfico, na verdade ainda quero, e provavelmente farei assim q me formar em PP! Pedi demissão do meu emprego pra me lançar como freelancer! tomara que dê tudo certo! alguém tem dicas?

  • http://www.geovanealmeida.com Geovane

    muito bom o post, acredito que todas aspirantes a designer gráfico deveria saber destas informações, eu por exemplo, trabalho na área, porém reconheço que devo continuar a minha busca pela perfeição, ou seja, uma busca infinita, pois acredito que não exista a perfeição quando se trata de design, sem há o que inovar, temos que ler incansavelmente milhares de artigos relacionados a nossa área, para podermos cruzar estas informações com nosso conhecimento técnico.

  • http://********************** Mario sabino

    Muito bom o texto, tenho 44 anos, e a 20 trabalho com pintura,letreiros,faixas, placas,etc… Tudo na pratica, amo desenhos, todos, faço como vc disse, guardo recortes, e tudo mais.A busca do conhecimento eh fundamental ,e sou tambem designer grafico em minha cidade, com muito orgulho. O cliente fala e nossa mente viaja no imaginavel, seleciona o possivel e CTRL+P… Acredite em você !!!

  • CLÁUDIA

    GOSTEI D+, ACABEI DE ME FORMAR EM PEDAGOGIA E PRETENDO CONTINUAR TRABALHANDO NA ÁREA (POIS PRECISO COMER!!!) E ESTOU MUITO CRUA NO DESIGN MAS MEU MAIOR SONHO DESDE CRIANÇA É TRABALHAR COM DESENHO E O QUE ME MOTIVOU FOI UMA AMIGA QUE ME APRESENTOU À OUTRA DIZENDO QUE SOU UMA DESENHISTA SEM DEFEITO NENHUM, JÁ FIZ MUITOS TRABALHOS RELACIONADOS AO DESENHO ARTÍSTICO E O PESSOAL NÃO DÁ VALOR, NÃO PAGA BEM, POR EXEMPLO PAINEL PARA FESTA, DÁ UM TRABALHÃO, FICA PERFEITO E QUEREM PAGAR UMA MERRECA, JÁ PINTEI TELA, E POR AÍ VAI. ENTÃO PESQUISEI NA WEB COMO TRABALHAR COM DESENHO E SER BEM SUCEDIDO FINANCEIRAMENTE (É CLARO QUE O LADO FINANCEIRO É IMPORTANTE), DAÍ ALGUÉM RESPONDEU: “FAZ DESIGN, CARA”, FOI ASSIM QUE EU ACHEI ESTA PÁGINA E, SE DEUS QUISER VOU ATRÁS DO SONHO!!!
    MUITO OBRIGADA MESMO, E QUE DEUS TE ABENÇOE E TE PROSPERE!!!

  • Mônica

    Muito interessante. Senti que tenho chance em me empreender neste ramo. O português bem escrito e falado é a maior qualidade que um designer pode oferecer. Antes de postar um comentário, vamos pesquisar o dicionário (Aurélio, pai dos burros) para escrever direito.??????????????????????????

  • Mônica

    Parabéns ao site. Estou para me aposentar daqui há um ano, mais ou menos. Pretendo ocupar meu precioso tempo como freelancer. Estarei sempre atenta e aprendendo com vocês, jovens empreendedores.
    Obrigada.

  • Evaristo

    Que tal estudar um pouco de português também? "mecher" e "mêses" não são palavras que caem bem a um profissional de qualquer área. Mesmo que tenha estudado em boas faculdades.

  • davidfilmes

    Estou planejando comprar alguns livros

    Existe algum material para ler que você pode me recomenda para estudo?

  • Letícia Barcellos

    Quero muito fazer faculdade de moda, mas muitos aqui em casa, dizem que se eu fizer vou morrer de fome, como eu faço? Eu amo moda !!

  • http://leo-vectori-rocha.deviantart.com/ leandro vectori

    Acho que apenas estudar não é importante, assim como apenas ter o dom não é importante, é necessario ter ambos, mas acho que o amor ainda é mais importante. Sou micreiro nato, mas sonho com minha faculdade de designer grafico ou digital, que pretendo iniciar ja no ano que vem! Tenho sim um pouco de conhecimento de design mas nada como fazer uma boa faculdade! deem uma olhada na minha galeria e digam o que acham, se possivel deixem comentarios, afinal elogios e criticas sao muito importantes na carreira de um designer! http://leo-vectori-rocha.deviantart.com/

  • Evelyn biebe

    Irei começar a faculdade de designer ano que vem, pois sempre amei, mas com um interesse absurdo nessa aria tenho medo de não me sair bem financeiramente, pois criatividade e capacidade de me destacar tenho certeza que tenho, mas como a faculdade de designer esta sendo bem mas valorizada coisa que antes não era, com pouco tempo de duração na tecnológica, e com a imaginação fértil das pessoas que e só pintar paredes e comprar moveis muitos estão se interessando rapidamente pela aria.
    E gostaria de saber mas ou menos quanto um designer ganha por cada trabalho uma media, mas ou menos, por que também pesquisei em alguns sites e li que os designer não acompanham as obras de perto vão la dão as instruções e só voltam no final e geralmente as coisas não saem bem do jeito planejado, eu não sei como vai ser depois da faculdade mas penso em acompanha tudo de perto apesar de não saber se e exatamente desse jeito que os designer trabalham.

  • Magno Oliveira

    adorei o post, sou estudante de desiner pela Seven Cg.
    são 3anos e 8 meses de curso, e lá nau só encina a mecher em software
    mas tambem aprendemos a lidar com clientes, teorias e etc..

  • Douglas Rodrigues

    Cara estou começando nessa area a pouco tempo! Muito interessante. Gostaria de saber como faço para entra em uma empresa desse ramo, já que faço trabalho por conta.

  • Ricardo Sotero

    sou apaixonado por design, vou seguir esse ramo
    vale a pena trabalhar com coisa q voc gosta

  • Dara Eduarda

    bom eu desenho vestidos mas sou dimenor
    tenho apenas 12 anos e vou seguir nessa spectativa
    a procura do meu sonho…
    NUNCA DESISTA….

  • Jennifer Monte

    Vou começar esse ano um curso superior de Design!

    Realmente me apaixonei por tudo isso.. Quero seguir nessa área e aprender mais e mais todos os dias..

    Love design?

  • Matheus cruz

    tenho 15 anos e gosto muito disso .como devo fazer

  • JAMES

    valeu pelas dicas e com certeza se eu ficar milionário faço um upgrade no seu blog, valeu

  • http://twitter.com/mdemiley Juliana.

    Uma pergunta, pra quem quer ser designer gráfico saber desenhar é primordial ?

  • Lucaz

    Amo design, farei isso de coração até meus últimos dias de vida!!!

  • Marco Jr.

    Estou no último ano da escola e tenho de decidir qual carreira seguir… E de um dia para outro pesquisando carreiras encontrei Design Gráfico, já havia feito um curso de 6 meses de Photoshop/CorewDraw mas estava um pouco destreinado e agora estou estudando bastante outra vez sobre isso, mas a minha pergunta é a seguinte… 

    Para ser um bom Design Gráfico tem que saber desenhar? 

    Pois acredito que se eu tiver aulas de desenho me saio bem, mas mesmo assim não tenho tanta aptidão…será que é um erro entrar nessa área se desenho não é meu forte?

    Muito bom seu texto Canha.

    • Jonacymiranda

      Sera importante saber e dominar desenho tanto manuscrito quanto digital se voce for seguir a area de Ilustrador, tirando isso a maioria dos designer que conheço, são um desastre no traçado, mas cada um tem seu estilo, é o conceito do todo que fara seu trabalho ser bom ou não.
      Faça um desenho simples no começo parecera uma porqueira, mas va adicionando cor assessorios cenario, etc…. tudo em cima de um conceito que voce queira passar, voce vera que ficou bem melhor do que no inicio, mesmo que voce não goste todos quantos voce mostrar se agradarão, por não ser uma obra de arte não quer dizer que é inutil, se esta passando um conceito e tem uma mensagen(utolidade) é um bom design(ilustração etc), nos que trabalhamos com design temos isso as vezes trabalhamos com um conceito que não gostamo, não temos abilidade no assunto mas é o esforço e a mensagem bem transmitida que que ira demostrar nosso amor e zelo pelo que fazemos.
      Resumindo, não se preucupe se desenha bem ou mal, continue.

      • Monteirojr Marco

        Muito obrigado pela sua resposta, me tirou um peso das costas e agora tenho meus planos traçados!!! vlw mesmo!!!!!

    • Anthonny G.

      Não precisa mas sim de criatividade.Cara se tu não tem ideias faz engual ele          “VAI DAR UMA VOLTA” a melhor coisa a fazer olhar outros outdoor,folder em vi tentar ver a arte de outro designer.
      Abraço 

  • Deisimotter

    adorei as dicas! gostaria de ter seu contato..bjoo

  • Larissa

    Então para ser uma designer gráfico nao precisa saber desenhar é isso?

  • Carlos Alberto

    O texto está bom, mas esse erro seu foi de matar > MECHER??? Pelo que eu sei essa palavra se escreve com XIS > MEXER. No mais o texto está bom, pra quem quer “mexer” nessa área de designer é bom passar uma imagem de que realmente sabe escrever nosso idioma, eu me sentiria receoso em pedir um trabalho em qualquer das áreas que atuasse esse designer, se visse um erro grosseiro de português.

    Mas não fiquei chateado, por que mais de 80% das vagas em níveis superiores são recusada porque os candidatos erram em coisas básicas do nosso idioma, exemplos de erros:

    Voce, vossê, concerteza, concertesa, comcerteza, ecessão, esseção, tanbem, tanpar, mecher, mossa, paciencia, pasciencia, etc… E por ai vai.

    • Bruno Araujo

      Com um excelente texto desse, você vai ligar para um simples erro gramatical? E que pode até ter sido clicado sem querer. Por favor né.

  • Anthonny gabriel

    Bom estou acompanhando este site a muito tempo e só vem respostas e perguntas interessantes e que faz você refletir sobre o algo pesquisar , e é muito bom ter contatos de outros designer porque?se o outro não pode fazer o trabalho ele vai passar para auguem e esse auguem pode ser você, e aqui vários designers procura trabalho ou um cliente fiel 

    Valeu Abraço 

    Anthonny G.

  • Dennis_rottino

    Achei muito interessante tuas dicas! Eu pretendo ser tudo, quero ser estilista mas também gosto de decoração, eu decorei minha casa e a do meu irmão me acho meio imaturo pois so tenho 15 anos mas acho meio irelativo a questão da idade, eu conheço muitas coisas, como por exemplo vivo me inspirando nas casas das amigas da minha mãe pois são lindas. :)

  • Narynhamidi

    eu acho que pra ser uma estilista de primeira nao e so saber desenhar mas sim gostar do que faz e desde de pequena ja gostar de suas propias criaçoes tem que ter certeza do que quer pra la na frente nao desistir e sofrer as consequencias estou estudando pra ser estilista e acho uma pouco dificil mas vale apena o meu conselho e se seu sonho e esse nao desista seu futuro pode ser perfeito mas comece com um caderno de desenho jogue pra fora tudo que sente faça tudo que gosta de desenho e design e um curso de corte e costura de desenho e curso de moda acho o essencial tudo o que quizre podera fazer e so querer nao esqueça curso de ingles e outras linguas e otimo porque estilista viaja pra fora em.
    boa sorte!

  • http://www.facebook.com/celiucelestinu Celio Celestino

    DB muito massa tuas dicas nesse site, cara! Paz e sucesso velho!!! Abraço.

  • Ataíde Qróz

    ser um design,não é apenas ver o mundo natural. mais sim quero muda ele da melhor maneira possivel…desenvolvendo seu potencial com muito esforço e criatividade …realizer sonhos e de cor ao mundo você será lembra quando ver uma arte sua sem dúvidas.
    “Seja um forma de Sonhos sempre essa e nossa meta”
    web design Ataíde Qróz
    Rio branco Acre
    [email protected]

  • http://www.facebook.com/lamark.martins Lamark Martins

    Design é meu café da manhã, almoço, lanche e janta. E as besteiras que como durante o dia. =]

  • Fabbio Cann

    gostei dos concelhos.

  • vinicius

    os meu amigos estao dizendo para mim estudar programaçao mais eu nao gosto disso de ser web designer e oque eu gosto oque devo fazer estudar so uma coisa web designer ou programaçao ou estudar os dois ???? ajuda ai pls meu e-mail é [email protected] adiciona-la para conversa sobre web designer ou para trabalho msm

  • kadu

    nice!

  • http://www.facebook.com/natalia.ramalhodasilva Natália Ramalho da Silva

    Boa Tarde, estou fazendo um curso de Designer Gráfico.Quero saber se para que eu possa começar a ser uma boa designer gráfico, o que preciso usar em meu trabalho ( estou usando as dicas do blog)? Pretendo terceirizar a parte de impressão, penso em começar a fazer apenas as “artes”, panfletos, cartões de visitas, etc.

  • Anonymous

    10 Maneiras? Aqui tem 11 ¬¬

  • Cristhian

    Gostei muito dessas dicas!
    Sou novo nesse ramo de designer, já fiz 2 cursos de designer grafico, tá tudo bem eu aprendi software e etc, mais isso claro importa mais o que leva a ser um designer é ter conhecimento artistico

  • Joelma

    Primeiro que para ser Designer não necessariamente vc tenha que ter cursado Desenho Industrial, cursos como Artes Plásticas, Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Arquitetura, Design de Interiores entre outros te dão base para ser um DESIGNER profissional, escolha sua área de atuação e se jogue, faça todo tipo de curso que possa te agregar, independente de tempo, 1 mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano. Pesquise sempre, socialize, interaja com profissionais da área, se interesse por tudo que permeia o mundo do DESIGN, Arte, Fotografia, Decoração, Música. Aguce sua criatividade. E lembre-se há muitas pessoas que são auto-didatas nessa área,se destacaram por ter interesse e buscar conhecimento, mas não pense que por vc ter talento nato para desenho e comunicação isso te tornará um DESIGNER, é preciso informação e estudo, portanto arregace as mangas e vá a luta. Boa Sorte.
    Joelma Alves – Publicitária/Designer

  • Gaby_Negre’

    Gostei muito de cada dica. Estou no último ano do Ensino Médio e já estou procurando saber sobre essa área. Penso em fazer a primeira faculdade de Propaganda e Marketing e uma de Designer Digital mais a frente. Se puder, gostaria que entrasse em contato comigo, quero mais dicas ^^.

  • LUCAS

    sou apaixonado por DESIGN
    GOSTEI DOS CONSELHOS

  • UmDesign

    Mano, eu nao sou design, mas eu crio sites, aqui na minha cidade ja criei ja muitas coisas para lojas, e nao me considero um design ;)

  • Abraão Lima

    Excelente!! Me ajudou muito, estou dando os primeiros passos por agora, então tudo que você falou foi excepcional! Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Sucesso!

  • BigOne Kova M Neggao

    EU TORNEI DESIGNER GRAFICO FREELANCER DEPOIS DE 10 ANOS DE PRATICA FAZENDO DESIGNS…SE ACHAM QUE É MENTIRA VISITEM MEUS TRABALHOS: FACEBOOK.COM/BIGONEPROJECT

  • AllGamesForYou _

    Cara, os acentos aqui são bugados? devem ser, bugadões :V

  • AllGamesForYou _

    ??